quarta-feira, 24 de setembro de 2014

CINE ENCONTRO

A sua chance de assistir gratuitamente a filmes inéditos e, após cada sessão, participar de bate-papos com os realizadores
Para os entusiastas do cinema, o Cine Encontro dispensa apresentações. Trata-se do espaço do Festival do Rio em que o público pode adentrar a intimidade do universo da sétima arte, participando de debates em torno de alguns dos títulos mais instigantes da atual seleção. Em 2014, o Cine Encontro retorna com uma programação ainda mais ampla e envolvente.

Na sede do Festival, o Armazém da Utopia, no Cais do Porto, o público tem a oportunidade de assistir a exibições gratuitas dos filmes da Premiere Brasil, a mostra competitiva do Festival. Após as sessões, elenco e equipe dos títulos revelam um pouco do processo de criação dos longas-metragens que concorrem ao Troféu Redentor deste ano.

Mas não são apenas os filmes da competitiva que ganham mesas-redondas: os espectadores podem debater obras cinematográficas que fazem parte de outras mostras já consagradas do Festival. Assim, temos a Novos Rumos, dedicada a cineastas que acabam de despontar no cenário nacional e a narrativas que apontam caminhos ainda não trilhados para a nossa cinematografia. Já a Fronteiras exibe longas que abordam questões relevantes no panorama político-social internacional, produzindo discussões férteis e pertinentes. Mais recente, a Retratos apresenta documentários sobre grandes nomes. 

Por fim, temos os filmes da mostra Meio Ambiente, que expõe desafios urgentes da proteção ambiental. Todos esses interessantes debates ocorrem no Centro Cultural da Justiça Federal, no Centro, com sessões a preços bastante acessíveis. Confira mais detalhes na nossa programação.

Mais uma vez, os apaixonados pelo cinema podem ter acesso ao processo criativo daqueles que dão realidade a esse universo mais que fascinante (de diretores a distribuidores, passando pelos mais diversos profissionais e artistas do mercado cinematográfico).
Busca-se promover um ambiente democrático de intercâmbio e troca de experiências, sendo o feedback direto do público valioso para os próprios realizadores, já que amplia horizontes de ação e fomenta ideias inexploradas. 

A programação deste ano, maior e mais abrangente, sublinha o compromisso do Festival do Rio de manter aberto o diálogo com o público que o prestigia há tantos anos.

Enriquecer a relação espectador-filme é, desde sempre, o ideal maior do Cine Encontro. A edição de 2014 renova o convite: venha descortinar os segredos do cinema

Um comentário: