quarta-feira, 12 de novembro de 2014


Dramaturgia Contemporânea

O website Dramaturgia Contemporânea tem como foco a dramaturgia realizada por autores que escrevem textos teatrais na atualidade. O principal objetivo do website Dramaturgia Contemporânea não é selecionar os “melhores”, mas mostrar o trabalho de dramaturgos com trajetória significativa nesses últimos anos no nosso país.

@Dramaturgia

@dramaturgia: antologia de novas escritas cênicas, organizada por Beatriz Resende, Daniela Amorim e Juliana Pamplona, com patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura, quer divulgar o que há de mais importante, inovador, polêmico e instigante na escrita cênica contemporânea, dando ao público facilidades de acesso a textos que já não precisam esperar por publicações em outros suportes.

Núcleo de Dramaturgia

O Núcleo de Dramaturgia do SESI PR – Teatro Guaíra é um projeto educacional voltado para a descoberta e o desenvolvimento de novos dramaturgos e o aperfeiçoamento e reciclagem de dramaturgos não iniciantes.

SESI Cultura - dramaturgia

Em 2006, o SESI-SP e o British Council firmaram um convênio para a criação de um núcleo voltado à descoberta e desenvolvimento de novos autores teatrais brasileiros – o Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council, que iniciou suas atividades em Outubro de 2007. A proposta tem por base uma atuação conjunta de ambas as instituições, incluindo a participação de centros de dramaturgia britânicos tendo em vista um intercâmbio de suas experiências e metodologias com o projeto brasileiro. 

Atire no Dramaturgo

Blog que o dramaturgo Mário Bortoloto mantém desde 2004. Em 2006 uma coletânea de textos publicados no blog foi lançada em livro.

Drama Diário

Sete dramaturgos com forte atuação na cena contemporânea carioca se reúnem com o objetivo de desenvolver um site para exercitar diariamente a escrita e disponibilizar textos para amantes de dramaturgia ou para o simples entretenimento dos internautas. Lançado em maio de 2008 no Ciclo de Leituras da Casa da Gávea/RJ. Com mais de 500 cenas publicadas e tornou-se o maior acervo dramatúrgico inédito da web.

Catálogo da Dramaturgia Brasileira

O Catálogo da Dramaturgia Brasileira resulta de abrangente pesquisa iniciada em 1995 pela autora teatral, ensaísta e pesquisadora Maria Helena Kühner e seus assistentes. Cada ficha catalográfica contém: nome do autor e seu estado natal; título da obra e data; gênero (comédia, drama, etc.), ou forma (criação coletiva, etc); número de personagens masculinos e femininos; sinopse da peça (8 a 12 linhas); premiações recebidas (se acaso).

Teatro Para Alguém

Peças de teatro ao vivo na internet e trabalhos do grupo Teatro Para Alguém. O Teatro Para Alguém é o primeiro grupo brasileiro a produzir espetáculos na internet. Desde 2008, o TPA já transmitiu ao vivo mais de 50 peças inéditas, hoje disponíveis gratuitamente para acesso a qualquer hora. O trabalho inédito, que envolveu mais de 150 profissionais de teatro, cinema e TV, motivou dezenas de reportagens e levou o site à final do 22º Prêmio Shell de Teatro de São Paulo 2009, na categoria Especial, “pela iniciativa de criação cênica via internet”.

Caio Fernando Abreu

Site oficial do escritor, jornalista e dramaturgo Caio Fernando Abreu.

Catálogo de Dramaturgos

Catálogo de dramaturgos incluído no site da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, localizada na capital do Estado de São Paulo. A escola propõe novos desafios para o ensino das artes cênicas no Brasil e percebe o formador e o aprendiz sob o prisma das sensibilidades e potencialidades artísticas, humanas, críticas e cidadãs. A escola oferece cursos de dramaturgia. Ver  cursos regulares.

Alberto Guzik

Blog do crítico teatral, ator, diretor, professor e escritor brasileiro Alberto Guzik.

Acervo Chiquinha Gonzaga

O acervo Chiquinha Gonzaga foi recebido pelo Instituto Moreira Salles em 2005, quando o Instituto firmou com a Sociedade Brasileira de Autores Teatrais (SBAT) para manter sua guarda, passando a ser responsável por sua preservação, organização e difusão. Milhares de partituras manuscritas e impressas, recortes de jornais, peças para teatro musicado, correspondências e fotografias constituem o Acervo Chiquinha Gonzaga, que compreende quase um século em seus limites temporais, pois engloba documentos pessoais da maestrina e alguns outros produzidos após sua morte.

Espaço Telezoom

O Grupo Estação, o Sesc Rio e o Espaço Telezoom se juntam para oferecer uma programação de cursos com o que há de melhor na cultura carioca através do Laboratório Estação Sesc. O objetivo é fomentar a produção artística, e a reflexão sobre esta produção, com grande atenção no mercado de Cinema, TV e novas mídias. A proposta é apresentar ao público uma programação diversificada e de qualidade, afinal cultura é a nossa praia!
 extraído de www.casadoautorbrasileiro.com.br

________________________
extraído de www.casadoautorbrasileiro.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário