domingo, 14 de junho de 2015



O quinteto BRINCADEIRA A CINCO é um quinteto de sopros, que vai do clássico, ao popular.
Composto por alunos graduados e graduandos da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, o conjunto de músicos tem como objetivo divulgar a 'música de câmara' em geral, e de referência da região centro-oeste ('música de câmara' é um termo utilizado para formações de pequenos grupos de instrumentos ou vozes, com repertório de música erudita, que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio)                   
O concerto apresenta um repertório eclético, mas principalmente focado na música de concerto brasileira, de maneira a divulgar peças geralmente pouco difundidas no país. Entre elas, podem fazer parte do repertório, faixas como: Jacques Ibert – 'Trois Piéces Bréves';  Ferenc Farkas – 'Serenade for Woodwind  Quintet' ;  Fernando Morais – 'Xaxando no Cerrado' ; José Siqueira – 'Brincadeira a Cinco';  Raphael Baptista – 'Instantâneos Folclóricos nº 1', entre outras.
O grupo teve origem com a premiada formação de 2011-2012 , quando seus integrantes criaram o Quinteto Experimental da Escola de Música da UFRJ, orientados pelo ProfessorAloysio Fagerlande. Ainda no começo da carreira, venceram o '2º Concurso Furnas Geração Musical'.

O quinteto tem recebido convites para atuar em diversos espaços culturais como: sala de música de câmara da Cidade das Artes, Salão Leopoldo Miguez, da UFRJ, Centro Cultural Light,Centro Cultural do Poder Judiciário, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural da Justiça FederalMuseu Villa-LobosEspaço BNDES, com o projeto Quartas Clássicas - 'Brincando Em Forma De Concerto', também na Série “Música de Câmara ABL”-                Academia Brasileira de LetrasFundação Cultural Avatar, em Niterói, além de se apresentar em escolas municipais e estaduais com formato de concertos didáticos.  

Na segunda edição da semana internacional de música de câmara do Rio de Janeiro, participou como grupo residente, atuando na programação do festival em diversas salas de concerto da cidade.

Atualmente integram o grupo: Felipe Marateo- flauta
Gabriel Peter- clarineta
Jeferson Souza- fagote
Leandro Finotti- oboé
Werley Nicolau- trompa




--


Nenhum comentário:

Postar um comentário