terça-feira, 31 de março de 2020



​Amados e amadas,

A cada dia que passa e nós seguimos bem,

é uma vitória nossa e uma derrota da doença.
Ou seja: um dia a mais para nós equivale
a um dia a menos para ela.

E também acho oportuno relembrar um fato histórico.


Em dado momento, durante a Segunda Guerra Mundial, a Inglaterra estava sendo impiedosamente bombardeada pelas famigeradas V2 alemãs. E dada a virulência e constância dos ataques, tudo sugeria que a Inglaterra haveria de se render. Pois bem: o então Primeiro Ministro inglês, Winston Churchill, falou o seguinte à nação, através do rádio:


"Nós lutaremos nas praias, nas cidades, nas vilas e em todo o nosso país. E jamais, jamais nos renderemos!!!"


E a Inglaterra, flagelada, faminta e semi-destruída, não se rendeu.


E por que não se rendeu? Porque jamais deixou de acreditar que todo aquele horror haveria de passar, desde que todos permanecessem unidos e solidários, e todos possuídos da mesma certeza de que um dia o sol haveria de brilhar novamente, claro e límpido como ocorre nas manhãs de primavera.


Agora, no entanto, como todos vocês sabem, não se trata de uma guerra convencional, mas de um outro tipo de guerra contra um único inimigo comum, o famigerado corona vírus. Todas as nações, independentemente de suas ideologias, estão empenhadas não apenas em lutar com suas próprias forças e recursos, mas também em se ajudarem umas às outras. E esta é a grande lição que essa pandemia está nos dando: que temos que ser solidários, temos que pensar no outro, temos que finalmente compreender que está em causa a nossa sobrevivência e a sobrevivência do planeta que habitamos. Portanto, todos nós temos a nossa parcela de responsabilidade, a nossa cota de contribuição, por mais ínfima que pareça. 


Enfim...desejo que todos vocês estejam se cuidando e aproveitando esse momento de crise para um mergulho em si mesmos, para uma reflexão sobre o que vocês têm sido e sobre tudo que podem vir a ser. Se nos recusamos a refletir sobre nosso passado, estaremos condenados a repeti-lo. Se eu me recuso a pensar sobre o que eu fui, eu o serei sempre. Assim, acho bastante provável que, ao final desta pandemia, todos nós estaremos mais amadurecidos e plenamente convictos de que nossa felicidade tem que estar atrelada à do outro. Vamos lembrar a oração do Teatro?


Eu ponho minha mão na sua.

Eu junto meu coração ao seu.
Para que eu possa conseguir com você
O que eu jamais conseguiria sozinho.

MERDA!!!!


Que Deus abençoe,

proteja, e nos faça a todos
muito felizes!!!

um beijo no coração e na alma de todos vocês!!!


Lionel

2 comentários:

  1. Obrigada, Lionel!
    Espero que tudo esteja bem com você.
    um forte abraço.
    Marina Salomon

    ResponderExcluir
  2. marina amiga,

    só agora vi sua postagem. espero que você e toda a sua família estejam bem e continuem acreditando que todo esse horror haverá de passar.

    beijos no teu coração e na tua alma

    ResponderExcluir