domingo, 17 de maio de 2020




Coletivo de teatro inova em apresentação
ao vivo pelo Instagram
Clube da Cena Lives, idealizado por Cristina Fagundes, traz cenas diárias de ficção que podem ser dirigidas pelo público durante a live
Nesse novo tempo em que o mundo virtual se torna cada vez mais importante no meio de uma pandemia, o Clube da Cena - coletivo de autores, atores, diretores e músicos que completa 12 anos esse ano, criado por Cristina Fagundes - revoluciona a forma de se fazer teatro. É o Clube da Cena Lives, com cenas diárias de ficção no perfil do Instagram do grupo, que podem ser dirigidas pelo público durante a live. São textos criados especialmente para a plataforma, levando em conta seu caráter de interatividade e o fato de ser o vivo. A temporada acontece de 18 de maio a 26 de junho, de segunda a sexta às 22h, totalizando 40 apresentações e sempre com um tema por semana. O da estreia, naturalmente, será isolamento social. Estão, entre os integrantes da primeira semana de esquetes, a premiada autora Regiana Antonini e o diretor João Rodrigo Ostrower.
“Devido ao momento de isolamento, desta vez vamos criar na segurança de nossas casas, fazendo cenas curtinhas de ficção nas lives, com dois atores por dia. Assim, continuamos criando e refletindo sobre o momento atual que estamos passando e poderemos mostrar um pouco o que tem sido o dia a dia de todos nós durante essa fase de isolamento. E a cereja do bolo vai ser a interação com o público, que vai poder dirigir as cenas durante as lives. Queremos essa troca, estamos todos muito solitários. Queremos promover reflexão e também divertir o público, interagir com ele”, diz a idealizadora e diretora geral do projeto, Cristina Fagundes.
Como funciona:
Cada live terá a duração aproximada de 30 minutos, será escrita por um autor e realizada por uma dupla de atores e um diretor, todos integrantes do Clube. Durante a live, que será transmitida tanto pelo story do @clubedacena como pelo story do outro ator da vez,, a cena de dois minutos será apresentada quatro vezes. A primeira será como foi ensaiada (o que chamamos de cena original). Na segunda vez, seguirá algum comando de EMOÇÃO ou INTENÇÃO dado pelo público na hora. Na terceira vez, seguirá algum comando de AÇÃO FÍSICA, ESPACIAL (DESLOCAMENTO - ENQUADRAMENTO), OU TEMPORAL (RITMO – MAIS RÁPIDO, MENOS). Na quarta vez, vai contar com  DIREÇÃO ABERTA DO PÚBLICO, ou seja, vale tudo (menos alterar texto) e a direção desta vez acontece com a cena em andamento. Nesta última versão, os comentários continuarão a aparecer, pois a direção irá sendo dada pelo público ao longo da cena.
Ao final das apresentações, o público vai escolher a variante da cena original que preferiu.  A cada domingo, o conjunto das cenas originais e das variantes, que foram escolhidas pelo público presente nas lives, vai ser postado no canal do Clube de Cena no Youtube e o link do vídeo será postado no Facebook do coletivo.
O autor terá uma semana para escrever a cena de dois minutos e os atores terão outra semana para estudar o texto e ensaiar. A classificação indicativa das lives é de 16 anos. Ao final de cada apresentação, estará disponível o número de uma conta para quem quiser fazer uma contribuição.  
Veja a programação da primeira semana, sempre às 22h (@clubedacena):
Segunda 18 de maio
Texto: Fantasias de Casal, de Cristina Fagundes
Com: Alexandres Barros e Cristina Fagundes
Direção: João Rodrigo Ostrower
Terça 19 de maio
Texto: A Mostra, de Regiana Antonini
Com : Ana Paula Novellino e Stella Brajterman
Direção: Raul Franco
Quarta 20 de maio
Texto: Muro, de Ivan Fernandes
Com: Ricardo Gonçalves e Flávia Espírito Santo
Direção: Pedro Struchiner
Quinta 21 de maio
Texto: Verônicas de Verdade, de Vinnicius Morais
Com: Priscila Assum e Cristina Pompeu
Direção: Carmen Frenzel
Sexta 22 de maio
Texto: Delay, de Fabrício Branco
Com: Mariana Consoli e Dig Dutra
Direção: Charles Daves

Sobre o Clube
O Clube da Cena é um coletivo de cerca de 50 artistas entre atores, autores, músicos e diretores que se reúne a cada um ano ou dois para criar e estrear uma nova peça por semana ao longo de dois meses, através do sorteio de equipes de trabalho. Toda noite é uma estreia, com apresentação única. Uma verdadeira gincana teatral.
O Clube começou em 2008 e por ele já passaram os maiores nomes da nova dramaturgia carioca, como Jô Bilac, Fabio Porchat, Leandro Muniz, Renata Mizrahi e Rodrigo Nogueira, além de grandes comediantes, como Luis Lobianco (Porta dos Fundos) e Mariana Santos e profissionais tarimbados como a diretora Susanna Kruger, o palhaço Márcio Libar, entre outros. Desde sua formação, já foram criados e encenados cerca de 300 novos esquetes de teatro que estão armazenados em nosso banco de textos, além de cenas que podem ser vistas no Youtube, constituindo um importante acervo de nova dramaturgia.
A cada temporada um novo estímulo serve como inspiração para a criação das cenas. Já foram criados textos inspirados em temas (como amor e inveja), em manchetes de jornal, em músicas dos grandes nomes da MPB, em postagens das redes sociais e em ditados populares.
Sobre a idealizadora e diretora geral do coletivo
Cristina Fagundes
Atriz, autora e diretora em mais de 20 peçasIndicada por sua peça A Vida ao Lado, ao Prêmio Shell 2019 como Melhor Diretora e também ao Prêmio Cesgranrio 2019 como Melhor Autora. Roteirista contratada para os programas do Multishow: Baby e Rose (2019 e 2018),Treme Treme (2019 e 2017) e Xilindró (2018).  É Diretora Geral, atriz e autora no projeto de nova dramaturgia Clube da Cena, indicado pelo Globo, para o qual já teve encenados cerca de 52 esquetes, desde 2008. Foi autora na peça Assim como Nós, com direção de Cláudio Torres Gonzaga, em janeiro e fevereiro de 2016 no Teatro Leblon. Foi autora na peça Igual a Você (2012) - direção de Ernesto Piccolo, com Camila Morgado, no Teatro Leblon. Indicada no Festival Internacional de Humor (2008) como melhor autora. Em 2012, foi Jurada do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia, a convite do Ministério da Cultura e Menção Honrosa de Dramaturgia do Festival de Niterói. Escreveu sete peças, entre elas as elogiadas Felicidade, em cartaz no SESC TIJUCA, Casa da Gávea e Maria Clara Machado (2012/13) e a peça No Táxi (2013), que acontecia num táxi real em movimento pelas ruas do Rio. Indicada na categoria Melhor Texto no Festival de Cenas Curtas Online da Fetaerj 2020.
Serviço
CLUBE DA CENA LIVES – CENAS DE FICÇÃO AO VIVO NO INSTAGRAM
 Temporada: 18 de maio a 26 de junho 
Local: story do @clubedacena
Telefone para Informações: (21) 99666-9954
Dias: Segunda a sexta às 22h
Ingressos: contribuição consciente - ver dados bancários na bio do @clubedacena
Classificação: 16 anos. 
Duração: As lives duram cerca de 30 minutos

CLUBE DA CENA LIVES – FICHA TÉCNICA COMPLETA
IDEALIZAÇÃO, DIREÇÃO GERAL e de PRODUÇÃO
Cristina Fagundes
AUTORES
Cristina Fagundes,  Ivan Fernandes, Fabrício Branco, Vinnicius Morais e Regiana Antonini
ATRIZES
Flavia Espirito Santo, Ana Paula Novellino, Priscila Assum, Mariana Consoli, Bia Guedes, Mabel Cezar, Cristina Fagundes, Mariana Costa Pinto,  Dig Dutra, Cristiana Pompeo, Stella Brajterman, Veronica Rocha, Monique Vaillé e Paula Alexander.
ATORES
Kakau Berredo, Marcelo Cavalcanti, Carlos Neiva, Marcelo Lima, Alexandre Barros, Claudio Amado, Zé Auro Travassos, Igor Paiva, Rico Gonçalves, Gustavo Barros, Marcelo Dias, Roberto Rodrigues, Renato Albuquerque, Rohan Baruck
DIRETORES
Carmen Frenzel, João Rodrigo Ostrower, Raul Franco, Pedro Struchiner, Fernando Melvin, Alexandre Bordallo, Charles Daves, Daniel Leuback, Verônica Reis, Leticia Prisco, Carolina Godinho, Ana Paula Lopes
ASSISTÊNCIA DE PLANEJAMENTO
Flavia Espirito Santo
PROGRAMAÇÃO VISUAL
Ivison Spezani
CONSULTORIA DE REDES SOCIAIS
Tatiana Borges – Agência e-Plan
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
Dobbs Scarpa
EDIÇÃO DE VÍDEOS
Raul Franco
REALIZAÇÃO
Fagundes Produções

Um comentário: