sexta-feira, 22 de março de 2024

 A Eslipa, escola de formação de palhaços e palhaças, apresenta o seminário “Qual o pronome que você usa?” (25/03), no Centro de Artes Calouste Gulbenkian e espetáculos gratuitos com alunos e mestres (30 e 31/03), no Largo do Machado

O seminário reunirá palestrantes que estudam o movimento LGBTQIAP+, como a deputada estadual Dani Balbi, a palhaça Júlia Schaeffer, o escritor Jordhan Lessa e a atriz e palhace Lírio do Pará

No dia 30 de março, os alunos da Eslipa vão apresentar um espetáculo inédito. No dia 31, o artista e professor Jessé Cabral vai apresentar “Cantigas para todo o dia” e o palhaço Richard Riguetti, “Bem-vindo”

A Eslipa - Escola Livre de Palhaço inicia as atividades do segundo módulo do curso de 2024, no dia 25/03 com o seminário “Qual o pronome que você usa?”, aberto ao público, com a participação de palestrantes que estudam o movimento LGBTQIAP+, como a deputada estadual Dani Balbi, a palhaça Júlia Schaeffer, o escritor Jordhan Lessa e a atriz e palhace Lírio do Pará. “Vamos discutir a questão de gênero dentro da sociedade e da criação das cenas de palhaças e palhaços e brincantes”, explica o diretor da Eslipa, Richard Riguetti. Nos dias 30 e 31/03, haverá o encerramento do módulo com a apresentação de obra inédita dos alunos (no sábado) e os espetáculos “Cantigas para todo o dia” e “Bem-vindo” (no domingo). O curso reúne 30 palhaços de todo o Brasil e da América Latina.

Criação do ator, palhaço e compositor Jessé Cabral “Cantigas para todo dia” é um espetáculo que reúne circo, teatro e música, levando ao público uma experiência brincante com trechos dos tradicionais cancioneiros populares. O show solo busca a potência do encontro, com contação de histórias e a interação do artista com adultos e crianças de maneira poética e divertida.

“Este espetáculo é um novo experimento na minha carreira. É a união das diversas linguagens as quais venho estudando e trabalhando ao longo da profissão. Tem circo, tem teatro, tem contação de história, tem música autoral, tem preocupação de que seja o mais portátil possível, quero que agrade a família, que agrade o povo. Estou esperando todos no Largo do Machado para dividir essa alegria comigo”, observa Jessé.

Estrelado pelo palhaço Café Pequeno (Richard Riguetti), o infantil “Bem-vindo” é um projeto do Grupo Off-Sina, que nasceu de uma dramaturgia coletiva. A trama acompanha a saga de um palhaço (Café Pequeno) e do seu filho (Café Pequeno Mesmo) e suas desventuras em chegar a um lugar desconhecido, criar novas lógicas e horizontes: nessa trajetória, o palhaço se empenha em tocar um mini violino de 12 cm, realizar um coral e um corpo de baile ao som de uma concertina, andar à cavalo, levitar pessoas em praça pública e tocar seu clarinete, sempre acompanhado de seu filho (vivido por um boneco de madeira).

“O espetáculo tem uma linguagem lúdica e interativa. O circo-teatro, a música e o palhaço estão à serviço da afetividade, com humor e alegria”, conta Richard.

Sobre o seminário “Qual o pronome que você usa?”

O seminário vai debater questões de gênero dentro da sociedade e da criação das cenas de palhaças e palhaços e brincantes. Segue abaixo os perfis dos participantes.

Dani Balbi: é professora, roteirista e primeira transexual a exercer mandato como deputada estadual na ALERJ. Também foi a primeira doutora e professora trans da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Julia Schaeffer: é atriz, produtora e palhaça. Formada pela UniRio (2000) foi bolsista do programa Enfermaria do Riso. Pós-graduação na Faculdade Angel Vianna em 2015. Mestranda Artes Cênicas/UNIRIO (2021-2024). Como Palhaça integrou o Doutores da Alegria de 2005-2009. Criou, atuou e produziu o projeto Roda Gigante de 2009-2015 com atuação em 5 hospitais públicos, espetáculos e oficinas. Em 2016 criou o projeto Roda de Palhaço no qual segue atuando como palhaça, coordenadora e gestora em ações que integram arte, saúde e educação em três hospitais federais e espaços culturais. Presidenta do Instituto Roda criado em 2020 junto a mais cinco artistas.

Jordhan Lessa: Conselheiro do IBRAT - Instituto Brasileiro de Transmasculinidades e RENOSP LGBTI - Rede Nacional de Operadores de Segurança Pública, autor e coautor literário, palestrante, servidor público e formação em Serviço Social.

Lírio do Pará: é artista paraense, não-binárie, formada no curso técnico em ator pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA) e estudante de eventos na FMU. Artista da área teatral há 15 anos e produtora cultural há 10 anos. Pesquisa a produção cultural com foco em gestão de projetos LGBTQIA + e no teatro desenvolve pesquisa sobre “corporeidades amazônidas” e sobre “a não-binariedade no teatro”. Em 2022, inicia o processo de construção da pesquisa “Pedogya do caos” sobre o processo de criação de artistas não binariés na cena contemporânea junto de outros 10 artistas NB. Desde 2019 realiza o projeto de formação Do Corre ao Close: Produção Cultural LGBTQIAPN+ para discutir sobre cultura para e com a comunidade que faz parte.

Serviços:

Seminário “Qual o pronome que você usa?”

Data: 25/03, das 9h ao meio-dia

Centro de Artes Calouste Gulbenkian: Rua Benedito Hipólito, 125 - Centro, Rio de Janeiro – RJ.

Entrada gratuita

Espetáculo dos alunos da Eslipa

Data: 30/03, às 17h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Espetáculo “Cantigas para todo o dia”

Ficha técnica: criação e interpretação do ator, palhaço e compositor Jessé Cabral

Data: 31/03, às 17h.

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Espetáculo “Bem-vindo”

Ficha técnica: Dramaturgia e direção do Grupo Off-Sina. Atuação de Richard Riguetti.

Data: 31/03, às 17h30

Largo do Machado (praça)

Entrada gratuita

Assessoria de imprensa

Racca Comunicação

Rachel Almeida | (21) 3579-1352 | (21) 99196-1489 | racca.almeida@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário