quarta-feira, 13 de março de 2024

 Teatro / CRÍTICA


"A Falecida"


.......................................................

Elenco valoriza ótima montagem 


Lionel Fischer


Autor de uma obra vasta e diversificada, no tocante ao teatro Nelson Rodrigues escreveu 17 textos, que o grande crítico teatral Sábato Magaldi dividiu em três grupos: Peças Psicológicas (5), Peças Míticas (4) e Tragédias Cariocas (8). Este último grupo foi inaugurado justamente com "A Falecida", escrita em 1953.

Após cumprir bela temporada em São Paulo, a montagem dirigida por Sérgio Módena está em cartaz no Teatro Copacabana Palace.No elenco, Camila Morgado, Thelmo Fernandes, Stela Freitas, Gustavo Wagner, Alcemar Vieira, Alam Ribeiro e Thiago Marinho.

Embora seja um dos textos mais representados de Nelson, e inclusive já adaptado para o cinema, imagino que alguns leitores deste modesto blog (se é que os possuo) desconheçam por completo este enredo, repleto de surpresas e reviravoltas. Sendo assim, opto por não explicitá-lo, focando inicialmente no espetáculo em si.

Sérgio Módena impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o material dramatúrgico. Se por um lado o autor trabalha numa chave que prioriza totalmente a realidade, isto não significa que a mesma tenha que ser expressa de forma realista. Neste sentido, cabe ressaltar as passagens algo coreográficas que enfatizam a estranheza e o desconforto de algumas situações. 

Com relação ao elenco, Camila Morgado exibe uma atuação arrebatadora e inesquecível na pele de Zulmira. Senhora absoluta de seus vastíssimos recursos expressivos, tanto vocais como corporais, a atriz sempre os utiliza visando esgotar todos os conteúdos emocionais em jogo. Ver Camila Morgado em cena é um privilégio ao qual nenhum espectador deve se furtar, sob pena de atrair a cólera dos sempre imprevisíveis deuses do teatro. 

Como de hábito, Thelmo Fernandes exibe performance irretocável. E aqui gostaria de destacar a longa passagem em que Tuninho (marido de Zulmira) toma conhecimento das muitas traições da esposa. Totalmente incrédulo, reduzido à mais absoluta inércia, incapaz de verter uma lágrima ou emitir um mísero som, o ator constrói uma  dilacerada imagem do mais completo abandono. No entanto, pouco depois, suas emoções mudam, seu corpo se transforma e Thelmo reafirma, uma vez mais, porque é um dos mais brilhantes atores de sua geração.

Outra performance de grande intensidade é a de Stela Freitas na pela da mãe atormentada de Zulmira. A atriz valoriza ao máximo todas as palavras proferidas, da mesma forma que impõe ao corpo uma severidade que me remeteu à dos antigos samurais - o que me causou certa apreensão, já que estava sentado próximo ao palco. 

Quanto aos demais atores, todos exibem atuações seguras e convincentes, cabendo também destacar as ótimas contribuições de toda a equipe técnica - Marcelo H (direção musical), André Cortez (cenário), Renato Machado (iluminação), Marcelo Olinto (figurino) e Laura Samy (preparação corporal).


A FALECIDA - Texto de Nelson Rodrigues. Direção de Sérgio Módena. Com Camila Morgado, Thelmo Fernandes, Stela Freitas e outros. Teatro Copacabana Palace. Sextas e sábados, 21h. Dmingo, 20h.



Nenhum comentário:

Postar um comentário