OFICINAS INTENSIVAS DE AGOSTO NO CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES – HUMAITÁ –
VINICIUS ARNEIRO – INTENSIVO DE INTERPRETAÇÃO
JO BILAC, CARLA FAOUR e IVAN FERNANDES – REUNIDOS NO NÚCLEO PRÁTICO DE NOVA DRAMATURGIA
ANA PAULA NOVELLINO (TEATRO DO NADA) - TREINAMENTO DE IMPRO
CRISTINA FAGUNDES – TREINO SEMANAL DE VIEWPOINTS, vejam abaixo:
LABORATÓRIO INTENSIVO DE INTERPRETAÇÃO COM VINICIUS ARNEIRO
O QUE É:
O workshop tem como objetivo o intercâmbio entre a linguística desenvolvida pelo diretor em seus trabalhos e a criação colaborativa como meio primordial da concepção: o ator como matéria-prima. Em janeiro deste ano o diretor iniciou um ciclo de estudos sobre poéticas da dramaturgia contemporânea latino-americana, no intuito de mapear peculiaridades, memória política, afetos e diversidade estética. O trabalho no workshop partirá desta pesquisa.
PÚBLICO-ALVO: atores e estudantes de artes cênicas
TERÇAS E QUINTAS – 20H – 22H - de 07 a 30 de agosto
INÍCIO – 07 DE AGOSTO
LOCAL: Casa de Espanha (Auditório) - Rua Vitório da Costa, 254, Humaitá
VALOR: 350 reais ou 2x 190 reais
SOBRE O MINISTRANTE:
Vinicius Arneiro é diretor e ator. Formado pela Escola de Teatro Martins Penna no Rio de Janeiro, em 2006. Em outubro de 2007 estreou no Espaço Sesc – RJ o espetáculo Cachorro! de Jô Bilac, primeiro espetáculo do Teatro Independente, Cia. da qual é fundador e diretor artístico, espetáculo pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell 2007 de Melhor Direção. Em 2008 dirigiu junto com Marcelo Vale “Os Vermes”, espetáculo que integrou a mostra comemorativa dos 20 anos da Cia. dos Atores realizada no Arena do Espaço SESC. Rebú, texto de Jô Bilac, indicado ao APCA 2010, é a segunda produção do Teatro Independente, estreou em outubro de 2009 e esteve na Mostra Oficial do Festival de Curitiba 2010, realizando em seguida temporada dupla: SESC Consolação - SP e Teatro Gláucio Gil - RJ (Espetáculo de abertura da Ocupação Câmbio). Rebú foi eleito neste período como um dos três melhores espetáculos em cartaz na capital paulistana, segundo a revistaVeja São Paulo, tendo também destaque na revista Bravo, entre outras. Em 2011 a Cia. Teatro Independente esteve em turnê nacional com seus dois espetáculos num percurso de 20 estados, através do projeto Palco Giratório. Atualmente, o diretor está assinando a co-direção, ao lado de João Fonseca, da peça "Não sobre rouxinóis" de Tennessee Williams, no Teatro Net Rio e em cartaz como ator em Popcorn, com texto e direção de Jo Bilac.
NÚCLEO PRÁTICO DE NOVA DRAMATURGIA com JO BILAC, CARLA FAOUR E IVAN FERNANDES
O QUE É:
Oficina prática de criação de novos textos teatrais, reunindo 3 professores/dramaturgos diferentes e com leitura aberta ao público dos 6 melhores textos criados ao longo do processo. Na oficina os alunos terão contato com as ferramentas e técnicas de criação dramatúrgica de cada autor e vão criar um novo texto por semana, experimentando, na prática, a escrita dramatúrgica, orientados pelos professores.
PÚBLICO-ALVO: dramaturgos, escritores, comunicadores, atores e interessados em geral.
QUARTAS E SEXTAS DAS 19H ÀS 21H – de 10 a 31 de agosto
INÍCIO: 10 DE AGOSTO
PROGRAMAÇÃO DO CURSO:
10 e 15 de agosto – aulas com Carla Faour
17 e 22 de agosto – aulas com Ivan Fernandes
24 e 29 de agosto – aulas com Jo Bilac
31 de agosto – leitura aberta ao público dos 6 melhores textos criados
LOCAL: Casa de Espanha (Auditório) - Rua Vitório da Costa, 254, Humaitá
VALOR: 320 À VISTA OU 2 X 180 reais
SOBRE OS MINISTRANTES:
CARLA FAOUR
Autora, roteirista e atriz. Autora de duas adaptações literárias para o Teatro: A Força do Destino (2006) – adaptação do romance homônimo de Nélida Piñon. Espetáculo eleito pelo Jornal O Globo como um dos dez melhores da temporada teatral de 2006 e Nenê Bonet (2008) – adaptação do único romance de Janete Clair. Em 2008, estréia A Arte de Escutar, seu primeiro texto original. O espetáculo alcança sucesso de público e crítica. Por A Arte de Escutar, Carla foi indicada, como melhor autora, aos principais Prêmios do Teatro Carioca: SHELL, APTR e Contigo. O espetáculo ainda teve duas indicações ao Prêmio Qualidade Brasil: melhor espetáculo de comédia e melhor ator. Em 2009, o texto foi traduzido para o inglês com o título The Art of Listening e estreou em Toronto, Canadá. Neste mesmo ano Carla foi convidada pela Editora Agir, do grupo Ediouro, para escrever seu primeiro romance A Arte de Escutar, baseado na peça de Teatro. Em 2010, estreou Açaí e Dedos . Por este texto, Carla foi indicada, como melhor autora, ao Prêmio Contigo. O espetáculo foi um dos destaques da temporada teatral do ano, segundo o Jornal do Brasil, e foi indicado como “Um dos 10 Melhores Espetáculos em Cartaz”, pela Revista Veja Rio (09/2010).
Em 2012 estréia Obsessão e é indicada pela segunda vez ao Prêmio SHELL de melhor autor. O espetáculo foi indicado pelo Jornal O Globo e pela Revista Veja Rio.
Participou da Oficina de Autores da Rede Globo e é colaboradora do site www.dramadiario.com. Como atriz, atuou em mais de trinta espetáculos teatrais, inúmeras novelas, seriados e filmes.
IVAN FERNANDES
É formado em interpretação teatral pela UniRio. Ainda na faculdade, ganhou o Prêmio de Melhor Ator do Festival Carioca de Novos Talentos em 1996. Deu seus primeiros passos profissionais no grupo Os Privilegiados, onde participou dos espetáculos “A Resistível Ascensão de Arturo Ui”, “O Principe que Tudo Aprendeu nos Livros”, e “Tributo a Bertolt Brecht” Atualmente, faz parte do grupo de improvisação Teatro do Nada, um dos mais antigos em atividade no Rio de Janeiro, em cartaz regularmente na cidade desde 2004, com espetáculos como “Teatro do Nada”, “Nada Contra”, “Improzap”, e o mais recente, “Segredos”, em cartaz desde 2010.
Como autor, estreou em 2003, com o espetáculo Manual de Sobrevivência Para as Grandes Cidades, encenado na Casa da Matriz. Fez parte do movimento Nova Dramaturgia Carioca, época em que foram escritos “Trem Fantasma”, que ganhou nova montagem em 2010, e “Jumping Jack Flash”, traduzida e montada na Alemanha. Completa este ciclo “Alma S.A.”, inspirada no universo das graphic novels e demais quadrinhos para adultos.
Como diretor, além dos textos de própria autoria, dirigiu “(A Vida em) Mono”, primeira montagem brasileira do dramaturgo americano off broadway Steve Tennembaum, e “Ratatá”, do roteirista e diretor de cinema e tv Daniel Tendler.
Atualmente escreve para o Clube da Cena, coletivo que junta autores, diretores e atores cariocas na montagem um espetáculo diferente a cada semana. O Clube da Cena entra regularmente em cartaz desde 2009.
Ganhou a Bolsa de Criação Literária Funarte 2010 com o romance “Martins e Caetano: Quando o Teatro Começou a Ser Brasileiro”, recontando as origens do teatro cômico brasileiro, simbolizadas na encenação da primeira peça de Martins Pena pela companhia de João Caetano. O livro será editado em 2012 pela Funarte.
Seu texto infantil “Leonardo – o Pequeno Gênio da Vinci”, que se inspira nos anos da infância de Leonardo, contou 7 indicações para o prêmio Zilka Salaberry, o mais importante da cidade em teatro infantil, com 4 prêmios: Melhor espetáculo, melhor diretor e autor (Ivan Fernandes) e melhor ator (Paulo Mathias Jr).
Em 2012, seu texto “Tá Gravando?”, dirigido por Inez Viegas, foi selecionado para o Festival do Rio, sendo apresentado no teatro Princesa Isabel.
JÔ BILAC
Jovem e premiado dramaturgo, expoente da nova dramaturgia nacional, Jo já teve seus textos traduzidos em Cuba, Espanha, Itália, França, Inglaterra e Colômbia.
Entre seus textos encenados:
"Popcorn (qualquer semelhança não é mera coinscidencia)", direção Jô Bilac e Sandro Pamponet (Teatro Ipanema Julho 2012)
"Os mamutes" direção Inez Vianna (SESC de Copacabana março 2012)
"Alguém acaba de morrer lá fora" direção Pedro Neschling ( SESC Belenzinho São Paulo, nov. e dez. de 2011)
"O Gato branco" direção João Fonseca ( Teatro Sergio Porto Rio de Janeiro, junho de 2011)
"Limpe todo sangue antes que manche o carpete" direção Erik Lenate (SESC Consolação São Paulo, Maio 2011)
"O matador de santas" direção Guilherme Leme ( OI Futuro Flamengo, agosto 2010)
"Savana Glacial" direção Renato Carrera (Sesc Copacabana Rio de Janeiro, março 2010)
"Rebú" direção Vinicius Arneiro (Cia dos Atores Rio de Janeiro, nov. 2009)
"Limpe todo sangue antes que manche o carpete" direção Vinicius Arneiro (Solar de Botafogo Rio de Janeiro, março de 2008)
"Cachorro!" direção Vinicius Arneiro ( SESC Copacabana Rio de Janeiro, agosto de 2007)
"Desesperadas" direção Jô Bilac ( Teatro Vanucci Rio de Janeiro, junho 2007)
"Bruxarias Urbanas" (Teatro Sergio Porto Rio de Janeiro, setembro de 2006)
Escreveu em parceria os textos:
"Dois p/ viagem" com Miguel Thiré e Mateus Solano ( Casa da Gávea Rio de Janeiro, julho de 2007)
"Serpente verde sabor maçã" com Larissa Câmara ( em sua segunda montagem em cartaz em São Paulo, espaço Parlapatões, nov. e dez. de 2011)
Prêmios e indicações:
"Savana Glacial" Premio Shell de 2010 como melhor autor, indicado a melhor autor ao Prêmio APTR
"O matador de santas" Premio Contigo 2011 como melhor autor
"Rebú" Indicado como melhor autor ao prêmio APCA de São Paulo
Indicado ao prêmio Faz Diferença O GLOBO, como personalidade do teatro de 2010.
"Limpe todo sangue antes que manche o carpete" Premio de melhor autor Festival de Teatro de Cubatão/ SP 2012.
Cinema
"O silencio que precede o beijo" com Mayna Neiva
"Coração na boca" com Pablo Sanábio e Elisa Pinheiro
"As unhas vermelhas da noiva" com Ernesto Piccolo
TREINAMENTO de IMPRO com Ana Paula Novellino (da Cia Teatro do Nada)
O QUE É:
A técnica do IMPRO ajuda a se conectar com a espontaneidade, a liberar a criatividade e adquirir a capacidade de criar e encenar histórias simultaneamente. Atrever-se a avançar ao desconhecido da narrativa. Confiar no outro. A improvisação é mais do que fazer rir, é uma forma de melhorar a criatividade no trabalho e de melhorar a comunicação, a colaboração e o trabalho em equipe. Trata-se de aprender a escutar o outro e a construir algo que é maior do que o individual. O improvisador é ator, diretor e dramaturgo ao mesmo tempo, sendo totalmente responsável pela criação. A improvisação se baseia em uma série de princípios capazes de serem desenvolvidos como se fossem um músculo e que repercutem em todas as facetas da vida: a adaptação, a escuta, a se valorizar, a não se frustrar diante do fracasso, a arriscar-se ao desconhecido, a confiança no outro, a solidariedade e cooperação e como conseqüência de tudo isto, o sucesso e a diversão. Improvisar não se trata de fazer algo de uma maneira determinada e sim de deixar livres os próprios recursos para encontrar algo novo.
“Não é a mais forte das espécies que sobrevive, nem a mais inteligente, mas as mais adaptáveis às mudanças” Charles Darwin
CONTEÚDO:
.Relaxamento, integração, atenção, entrosamento, cooperação, aceitação, colaboração, parceria, companheirismo, trabalho em equipe, adaptação, apoio.
.Aceitar/enfatizar/apoiar a idéia do outro.
.Adaptar-se rapidamente ao que é proposto.
.Regras do IMPRO, posturas, estado de espírito, imaginação, rapidez de raciocínio, atenção, adaptabilidade, aceitação das idéias dos outros, empatia, clareza, objetividade.
.Estrutura da narrativa curta.
.Como criar uma história em equipe, sem combinação prévia?
.Recursos de narrativa
PÚBLICO-ALVO: atores, estudantes, comunicadores e interessados em geral.
QUANDO: TERÇAS e QUINTAS DAS 16H – 17h30 – de 07 A 28 DE AGOSTO
INÍCIO: 07 DE AGOSTO
LOCAL: Casa de Espanha (Auditório) - Rua Vitório da Costa, 254, Humaitá
VALOR: 250 REAIS À VISTA OU 2 X 140 reais
SOBRE A MINISTRANTE:
Ana Paula Novellino
Atriz, improvisadora e professora de improvisação. Ministra aulas de Improvisação em cursos livres e festivais de teatro desde 2005. Formada em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro, e pela Escola de Dança Angel Vianna. Trabalhou com diretores como Sidnei Cruz, Marcos Henrique Rego, Walter Lima Torres, Wilson Belém, Camilo Pellegrini, Duda Maia, entre outros. Desde 2003 integra o grupo TEATRO DO NADA, estando constantemente em cartaz com os espetáculos de improvisação do grupo. Em 2011 “Segredos”, em 2010 “Dois é Bom”, em 2009 ImproZap (Sérgio Porto); em 2008 esteve em cartaz com o espetáculo “NADA CONTRA” (Teatro do Jóquei); em 2007 produziu e atuou no espetáculo “HISTORIETTES”, a partir de textos de Guy de Maupassant (Teatro do Planetário e Teatro Ziembinski); em 2006 esteve com o espetáculo TEATRO DO NADA, que ficou três anos em cartaz.
TREINAMENTO SEMANAL com VIEWPOINTS - com Cristina Fagundes
O QUE É:
A oficina irá oferecer um treinamento prático para atores e estudantes de artes cênicas, baseado nas ferramentas e princípios da técnica de Viewpoints como Lanes, Grids, Kinesthetic Response, Architecture, entre outros, para acordar e engajar o ator em cena, através de improvisações ligadas ao tempo e ao espaço.
PÚBLICO-ALVO: atores e estudantes de artes cênicas
QUANDO: QUINTAS DAS 18H às 19H30 – 09, 16, 23 E 30
INÍCIO – 09 DE AGOSTO
LOCAL: Casa de Espanha (Auditório) - Rua Vitório da Costa, 254, Humaitá
VALOR: 180 REAIS À VISTA ou 2 x 100 reais
SOBRE A MINISTRANTE:
Tem 36 anos, é atriz, autora e diretora. Estudou nas principais escolas de teatro do Rio de Janeiro e trabalhou em mais de 20 peças de teatro e em 2 novelas. Trabalhou, entre outros diretores, com: Daniel Herz, Sérgio Britto e Hamilton Vaz Pereira.
É Diretora Geral, atriz e autora no coletivo de autores, atores e diretores Clube da Cena, que se reúne uma vez por ano para encenar uma nova peça por semana durante 8 semanas consecutivas. É Coordenadora do Centro de Reciclagem de Atores – workshop continuado de reciclagem para profissionais, ministrado por diretores como Moacir Chaves, Daniel Herz, Ivan Sugahara e Ana Kfouri. Formada pela Faculdade e Escola Angel Vianna, como Bailarina contemporânea, Cristina acabou de voltar de um treinamento intensivo de 100 horas nas técnicas de Suzuki e Viewpoints na sede da Siti Company, companhia teatral dirigida por Anne Bogart, responsável por sistematizar a técnica de Viewpoints.
Desconto de 10% na segunda oficina – VAGAS LIMITADAS!
CASA DA ESPANHA – Auditório
Rua Vitorio da Costa 254 – HUMAITÁ
Informações e inscrições: 21 9666-9954 e reciclagemdeatores
___________________
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário