sexta-feira, 6 de julho de 2012

RIO OCCUPATION LONDON



          Brasileiros realizam residência artística e apresentam espetáculos e performances no projeto que é parte do Festival Londres 2012, o braço cultural das Olimpíadas.


          Durante um mês, 30 artistas brasileiros vão ocupar palcos, instituições e museus de Londres, sob a direção de Christiane Jatahy e Gringo Cardia. O projeto Rio Occupation London acontece entre 08 de julho e 03 de agosto, antes e durante as Olimpíadas de 2012, como parte do Festival Londres 2012 (www.london2012.com) – braço cultural oficial dos Jogos Olímpicos. O projeto foi concebido pela Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro (SEC), com produção executiva da organização artística People’s Palace Projects em parceria com o Battersea Arts Centre (BAC) e o V22 Summer Club.


          A abertura oficial do evento, dia 8 de julho, foi batizada de “Calling Card”. Será uma grande festa no BAC, aberta ao público das 15h às 22h, onde cada artista fará uma breve apresentação individual. Depois de um mês de intensa atividade e troca artística, com performances diversas por todos os cantos da cidade, o Rio Occupation London termina com o “Festival Final”, um evento de três dias (1º, 2 e 3 de agosto) no V22 Summer Club, com apresentações de todos os trabalhos construídos e criados em Londres, durante a ocupação artística.


          Para selecionar o grupo, Christiane Jatahy (autora e diretora de teatro e cinema) e Gringo Cardia (designer e diretor de teatro, cinema, dança e circo) contaram com a consultoria de cinco profissionais de diferentes áreas: Batman Zavareze (designer gráfico e curador do projeto Multiplicidade), Cesar Augusto (ator, diretor e fundador do Tempo Festival), Marcio Botner (artista plástico e fundador da galeria A Gentil Carioca), Nayse López (jornalista e diretora do Festival Panorama) e Pedro Seiler (produtor musical, fundador do site de crowdfunding Queremos).


          Os 30 participantes do Rio Occupation London ficarão em residência artística durante um mês. Eles se hospedarão juntos no Battersea Arts Centre (BAC), em Londres, onde trocarão experiências e fecharão seus projetos, todos inéditos, que já estão sendo construídos há alguns meses. O BAC é um centro cultural, que também oferecerá salas de ensaio, ateliês e um teatro. As apresentações serão gratuitas e realizadas em diversas instituições culturais importantes: Victoria and Albert Museum, Tate Modern, B3 Media, Southbank Centre, Rich Mix, Brickbox, Albany Theatre, Bush Theatre, Roundhouse, BAC e V22 Summer Club. Os artistas terão o apoio de produtores locais e a colaboração de artistas londrinos.


          Segundo Adriana Rattes, Secretária Estadual de Cultura do Rio de Janeiro, a Ocupação nasceu “a partir de um convite feito por Ruth Mackenzie, diretora da Cultural Olympiad, para que o Governo do Rio de Janeiro preparasse um projeto para participar do London 2012. Essa parceria reforçará as relações culturais internacionais do Rio de Janeiro, promovendo uma visão dinâmica, atraente e contemporânea do estado, estabelecendo um cenário mundial para apresentar uma amostra do melhor da nova arte brasileira através de seus artistas e criando um legado para o Rio 2016”.


          O resultado dessa residência artística vai fomentar novos projetos culturais e resultar num festival no Rio de Janeiro, em abril de 2013. “A continuação desse diálogo será o London Occupation Rio, que trará ao Brasil os artistas ingleses que vão interagir com os brasileiros selecionados”, explica o produtor Paul Heritage, fundador da People´s Palace Projects. Ruth Mackenzie, diretora do Festival Londres 2012, disse que “o projeto reúne 30 artistas brilhantes do estado do Rio de Janeiro, que vão trabalhar com as principais instituições de artes de Londres e vão nos surpreender com novas colaborações no Festival Londres 2012”.


          Os artistas selecionados compõem um retrato da nova geração que produz arte em diferentes plataformas: Alessandra Maestrini (atriz, cantora, compositora e versionista), Andrea Capella (fotógrafa), Anna Azevedo (cineasta), Bernardo Stumpf (bailarino), Breno Pineschi (artista gráfico), Bruno Vianna (cineasta), Dina Salem Levy (designer e arquiteta), Domenico Lancellotti (músico), Eddu Grau (músico), Eduardo Nunes (cineasta), Emanuel Aragão (dramaturgo, escritor, diretor de teatro, ator e cineasta), Eric Fully (artista visual e performático), Felipe Rocha (ator, músico e cineasta), Gustavo Círiaco (dançarino), João Brasil (DJ e produtor musical), João Penoni (artista visual) e João Sanchez (artista plástico).


           A seleção continua com Laura Lima (artista visual), Luciana Bezerra (roteirista, diretora e produtora), Marcela Levi (artista performática e coreógrafa), Paulo Camacho (cineasta), Pedro Miranda (músico), Pedro Rivera (arquiteto), Ramon Mello (poeta), Ratão Diniz (fotógrafo), Robson Rosa (artista visual e performático) Siri (artista sonoro) e Stella Rabello (atriz). Os diretores artísticos Christiane Jatahy e Gringo Gardia também vão participar do projeto com trabalhos inéditos criados para a ocupação. O Rio Occupation London tem patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Petrobras. (resumo dos projetos segue anexado).


          A ocupação também chegará aos cinemas de Londres. Durante a mostra Occupation Onscreen – The New New Cinema from Rio, serão exibidos 44 produções (nove documentários, 12 longas de ficção e 23 curtas-metragens) da nova geração de cineastas do Rio de Janeiro. Os filmes serão exibidos nos cinemas do Somerset House e Biscuit Factory, entre os dias 12 e 31 de julho. A curadoria é de Tatiana Leite. (lista do filmes segue anexado).


Agenda de eventos coletivos


08/07 – “Calling Card Festival” no Battersea Arts Centre (15h - 22h)


13 /07 – Rich Mix (20h - 01h)


27/07 – Victoria & Albert Museum (18h30 - 22h)


29/09 – Olympic Park (10h-17h)


01/08 – Festival final no V22 (15h - 23h)


02/08 – Festival final no V22 (15h - 02h)


03/08 – Festival final no V22 (15h - 23h)


MAIS INFORMAÇÕES:


ASSESSORIA DE IMPRESA NO BRASIL


PALAVRA assessoria em comunicação
(21) 3204-3124


Cristina Rio Branco
cristina@palavraonline.com
(21) 7813-6398 / ID: 55*24*8011


Paula Catunda
paula@palavraonline.com
(21) 8795-6583 / 7821-7397 / ID.: 82*121802
______________________












Nenhum comentário:

Postar um comentário