FINAL DE SEMANA QUE VEM (29 e 30 de julho)! INSCRIÇÕES ABERTAS!
Oficinas de Férias do Ateliê Artístico do Rio! Inscreva-se agora nas oficinas de: Roteiro de Esquetes de Humor, com Celso Taddei (Roteirista Chefe do novo Zorra); Masterclass de Roteiro de Novela, com Alessandro Marson (autor Novo Mundo) e Intepretação para Atores, com Duda Maia (ganhadora do Shell por Auê)
Informações e inscrições no www.atelieartisticodorio.com.br e 21 99666-9954
Seguem detalhes das 6 oficinas:
ROTEIRO DE ESQUETES DE HUMOR PARA TV
Ministrantes: Celso Taddei
O que é?
Nesta oficina, teórica e prática, o Roteirista Chefe do novo Zorra vai abordar a arte de escrever esquetes, passando por diversos tópicos, como:
Rimos de quê? De quem?
Baseado no famoso ensaio do filósofo francês Henri Bergson, O Riso, e em outros autores contemporâneos, como John Vorhaus e a experiência de diversos comediantes, se discutirá a comédia, o que é cômico e o que não pode ser, a origem da risada e seus efeitos no ser humano.
Dramaturgia: síntese e humor
A técnica da dramaturgia como instrumento da comédia. A apresentação, o desenvolvimento e a conclusão. O clímax e o punch line. A concisão, a unidade e a síntese como elementos fundamentais do drama e da comédia.
A mecânica da comédia
Demonstração de formatos consagrados que se repetem ao longo dos séculos no desenvolvimento de cenas cômicas, esquetes, gags e até mesmo piadas. Exemplos práticos e teóricos para maior percepção desses formatos.
Personagens
Diferenças entre o personagem dramático e o cômico. Profundidade psicológica e tipos estereotipados.
Diálogo
A diferença entre um diálogo de esquete e uma anedota. A precisão da fala, o “drible a mais”, a “piada para o lado”, a “piada que leva adiante”, as vozes dos personagens.
Panorama de Esquetes
Exemplos em audiovisual de esquetes nacionais e estrangeiros, ilustrando assuntos abordados.
Prática
Além de breves exercícios de dramaturgia que serão feitos em sala de aula, os alunos deverão escrever cenas curtas (esquetes) de humor em casa, que serão comentadas pelo orientador e pelos colegas durante as aulas.
FINAL DO CURSO:
Os alunos irão receber certificado de participação e bibliografia oferecida pelo professor.
Público-alvo:
Interessados na escrita de esquetes de humor e profissionais que são ou querem fazer parte da indústria audiovisual.
Detalhes do Curso
- Pré-requisitos:
Não há - Período:
29 e 30 de julho - Frequência:
sábado e domingo - Horário:
das 13h às 17h30 - Preço com desconto:585 reais
650 reais à vista ou 2 x 375 reais = 750 reais
MASTERCLASS DE ROTEIRO DE NOVELA
Ministrante: Alessandro Marson
O que é:
Na Masterclass, o autor de Novo Mundo vai compartilhar seu processo de criação de e abordar cada fase do processo de trabalho numa telenovela: A ideia e a premissa, a construção da sinopse, o arco da novela, o trabalho em equipe, criação de personagens, escaletas, cenas, diálogos, o produto telenovela. O professor vai compartilhar com os alunos sua experiência de 15 anos trabalhando na Rede Globo, como co-autor de sucessos como Cordel Encantado, Jóia Rara, Avenida Brasil.
Público-alvo:
Autores, jornalistas, atores, diretores, redatores, comunicadores e interessados em geral.
Detalhes do Curso
Pré-requisitos:não há
Período:30 de julho
Frequência:Domingo
Horário:das 13h às 17h30
Preço com desconto:414 reais
460 reais à vista ou 2 x 280 reais = 560 reais
INTERPRETAÇÃO PARA ATORES: A MUSICALIDADE DO CORPO EM CENA
Ministrante: Duda Maia
O que é:
A oficina tem como fundamento o autoconhecimento da estrutura óssea, para, a partir disso, se colocar em cena como um jogador inteligente e disponível.
Cada ator irá investigar sua estrutura óssea e a partir deste conhecimento atingir um funcionamento muscular mais eficiente. Trata-se de entender como a soltura articular colabora para a realização de um movimento harmônico e sem sobrecarga de trabalho.
A partir desta conscientização, com mais propriedade de sua estrutura física, o ator será capaz de desenvolver um trabalho de improvisação que amplie seu vocabulário corporal e sua capacidade de estar com o outro.
A oficina irá abordar a relação com a musicalidade. Trata-se de pesquisar gestos e ações, utilizando como estímulo, diferentes qualidades de tempo. A partir desse trabalho, a escuta é desenvolvida, para, com isso, elaborar partituras físicas com base em uma estrutura sonora.
Desta maneira, é possível praticar o jogo teatral com mais eficiência e, ao mesmo tempo, de forma lúdica, com mais liberdade. Trata-se de utilizar o conhecimento físico para potencializar o canal criativo, e desenvolver a presença cênica.
Este foi o método utilizado, pela ministrante da oficina para a montagem dos espetáculos AUÊ e A GAIOLA. Onde a música se estabelece a partir de um estado muscular e o corpo é o responsável por tudo que acontece em cena. Assim, o teatro, com ou sem palavra, aparece como conseqüência, sem história ou personagem, mas dando importância a relação com os elementos presentes na encenação.
Público-alvo:
Atores e estudantes de artes cênicas.
Detalhes do Curso
- Pré-requisitos:
Experiência prévia em teatro - Período:
29 e 30 de julho - Frequência:
sábado e domingo - Horário:
das 13h às 17h - Preço com desconto:342 reais
380 reais à vista ou 2 x 240 reais = 480 reais
E ainda:
BOOK FOTOGRÁFICO
contatos: (21) 99666-9954 e (21) 3449-3712
Desconto de 10% para ex-alunos, mais de um curso e indicações
Nenhum comentário:
Postar um comentário