Teatro/CRÍTICA
"Aquela outra"
..................................................
Curioso encontro de mulheres
Lionel Fischer
"Dália é uma dona-de-casa exemplar, devotada aos três filhos e ao marido. Júlia é uma executiva bem sucedida, tentando equilibrar a vida profissional e familiar - ela é mãe de uma filha ainda pequena. Dália e Júlia não se conhecem: a primeira vive em 1959 e a segunda em 2011. Num palco dividido, acompanhamos simultaneamente a vida dessas mulheres. A primeira sonha com um futuro em que poderá dispor de autonomia afetiva e financeira; a segunda almeja o contrário: tempo para os os filhos, o amor e a vida em família".
Extraído do ótimo release que me foi enviado pelos assessores de imprensa João Pontes e Stella Stephany, o trecho acima sintetiza o enredo de "Aquela outra", de autoria de Lícia Manzo. Em cartaz na Sala Tônia Carrero do Teatro do Leblon, a peça chega à cena com direção de Clarice Niskier e elenco formado por Tânia Costa (Dália) e Cristina Flores (Júlia).
A estrutura narrativa proposta pela autora é bastante interessante. Inicialmente, as personagens se relacionam diretamente com a plateia, ignorando-se mutuamente. Mas ainda assim seus pensamentos e confissões se mesclam a todo momento, como se as questões que levantam, ainda que aparentemente díspares, no fundo fossem as mesmas - e mesmo que não fossem as mesmas, curiosamente se encaixam em contextos tão diversos.
A partir de um certo ponto, as personagens passam a se relacionar diretamente. Tal recurso, ainda que em princípio válido do ponto de vista dramatúrgico, no presente caso me soou um tanto forçado. Realmente não consegui entender as razões que levaram a autora a lançar mão deste expediente, já que até então estava achando, como já dito, muito interessante a estrutura narrativa que adotara.
Ou seja: o fato de as duas personagens se encontrarem nada acrescenta ao que já sabíamos - o que Dália almeja Júlia o possui, e vice-versa. Pelo contrário: este encontro, ainda que não deixe de ser saboroso, contribui para minimizar o clima onírico obtido até então. Mas trata-se apenas de uma opinião e, como tal, sujeita a todos os enganos.
Ressalva feita, cumpre registrar a pertinência das questões levantadas por Lícia Manzo e sua capacidade de estruturar de forma irretocável as personalidades em questão. Estas, por sinal, interpretadas de forma irrepreensível por Tânia Costa e Cristina Flores que, além de excelentes atrizes, contaram com a direção de Clarice Niskier, uma das melhores intérpretes deste país.
Atenta ao fato de que um texto desta natureza dispensa maiores arroubos e inócuas mirabolâncias formais, Clarice Niskier criou uma dinâmica cênica simples e eficiente, priorizando o que fato importa: a performance das atrizes e as relações que estabelecem. E tanto Tânia Costa como Cristina Flores extraem o máximo das ótimas personagens, convencendo tanto nas passagens em que fazem confissões à plateia como naquelas em que contracenam.
Com relação à equipe técnica, Luis Martins assina impecável cenografia, o mesmo aplicando-se aos figurinos de Kika Lopes, à criação musical de Marcelo Alonso Neves e à sutil e delicada iluminação de Jorginho de Carvalho.
AQUELA OUTRA - Texto de Lícia Manzo. Direção de Clarice Niskier. Com Tânia Costa e Cristina Flores. Teatro do Leblon. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h.
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá Lionel, queria te fazer um convite, mas não consigo achar seu email em lugar nenhum, como faço pra falar com vc?
ResponderExcluirSamuel de Assis
Olá Lionel, Boa tarde!!
ResponderExcluirMeu none é Ana Carolina,
peço desculpa por invadir o seu espaço sem te conhecer, adorei o seu blog!
mas gostaria de te pedir um favor especial.
Falo em nome de um coletivo de jovens artistas que
vem tentando se firmar na cena artística carioca com qualidade,e,
somente pessoas como você, formadoras de opinião, podem nos ajudar a
refinar e a evoluir o nosso trabalho, por isso nos sentiríamos honrados se você
pudesse prestigiar a nossa peça que estréia na próxima sexta feira e dar suas
impressões, não precisa ser em nenhum lugar determinado, pode ser nesse blog incrível,
por e-mail, ou o que for melhor para você.
Mesmo que dessa vez não seja possível,
te agradeço desde já, deixando meus contatos
com esperança de que você possa nos dar essa força
"Sobre Nós", estréia sexta feira,02, às 21h no Espaço Rampa em Copacabana
Ana Carolina
contatos: (21) 9809-0531
sobrenos@pingonapia.com.br
confirmando por aqui, por e-mail ou telefone,
deixo um ingresso na portaria para você,
grande abraço.