segunda-feira, 29 de abril de 2013

Teatro/CRÍTICA


"Pequenas tragédias"


......................................................
Embates no Porão da Laura


Lionel Fischer



Por muitos considerado o maior poeta russo, além de fundador da moderna literatura russa, Alexander Pushkin (1799-1837) também escreveu para o teatro, ainda que em escala bem menor. No presente caso, "Pequenas tragédias" reúne quatro textos breves do autor: "Mozart e Salieri", "O convidado de pedra", "Cena do Fausto" e "Conversa entre o livreiro e o poeta". Em cartaz no Porão da Laura Alvim, o espetáculo conta com direção de Fabiano de Freitas e traz no elenco Renato Carrera e Ana Carbatti.

Em "Mozart e Salieri", assistimos ao embate entre o gênio desregrado e o Mestre Capela da corte austríaca. Inconformado, este último trama a morte de Mozart - versão jamais comprovada. "O convidado de pedra" tem como foco a relação de Don Juan com a bela viúva do homem que matara em duelo. "Cena do Fausto" gira em torno do encontro entre o renomado sábio e Mefistófeles, demônio por ele invocado". E em "Conversa  entre o livreiro e o poeta", o conflito se dá entre um homem que só visa lucros e um artista que prioriza seu processo criativo.

Embora exibam escrita impecável, não me parece que os textos possibilitem grande teatralidade, posto que muito mais atrelados a embates verbais do que em ações deles decorrentes. Ainda assim, o diretor Fabiano de Freitas, ao menos em algumas passagens, consegue driblar tal entrave e impor à cena uma dinâmica que   converte o verbo em fenômeno teatral.

Com relação ao elenco, Ana Carbatti e Renato Carrera exibem atuações seguras e convincentes, desdobrando-se nos vários personagens com a mesma eficiência e capacidade de entrega. Ainda assim, acredito que em alguns momentos os atores poderiam valer-se de um tom de voz menos potente, já que o espaço é pequeno e a plateia fica muito próxima.

Na equipe técnica, a tradução de Sean Mcintyre (em geral excelente) em dados momentos introduz expressões contemporâneas, por razões que não compreendi. Carlos Alberto Nunes responde por uma cenografia pouco expressiva, o mesmo ocorrendo com os figurinos de Daniele Geammal. Sueli Guerra (direção de movimento) e Renato Machado (iluminação) assinam trabalhos corretos, sendo excelente a direção musical de Roberto Bahal - achei particularmente bem encaixada a introdução da Fantasia em Ré menor, de Mozart.

PEQUENAS TRAGÉDIAS - Textos de Pushkin. Direção de Fabiano de Freitas. Com Ana Carbatti e Renato Carrera. Porão da Laura Alvim. Sexta a domingo, 20h.

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário