sexta-feira, 3 de maio de 2013

Lançamento do 3º Prêmio Abdias discute a cobertura de ações afirmativas



          Para marcar abertura das inscrições 7 de maio, a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-Rio), do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio (SJPMRJ), recebe para um debate às 9h30, o cineasta Joel Zito Araújo, o professor da Universidade do Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) João Feres Júnior e a jornalista da TV Brasil Luciana Barreto. Também será lançado o catálogo da edição 2012.

          Criado para valorizar o jornalismo que facilite a compreensão do racismo como fator estrutural das desigualdades socioeconômicas no país, o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento simboliza a busca por um jornalismo plural. Este ano distribuirá R$ 35 mil em sete categorias: Mídia impressa, Televisão, Rádio, Internet, Mídia Alternativa/Comunitária, Fotografia e Categoria Especial de Gênero Jornalista Antonieta de Barros. Só podem concorrer jornalistas profissionais.

          No lançamento, a coordenadora da iniciativa, Sandra Martins anunciará o recebimento das inscrições somente pela internet, até 31 de julho de 2013 e as metas desta edição. “A cobertura de temas relacionados à população negra e ao racismo no Brasil continua sendo um desafio. Facilitando as adesões, nossa ideia é derrubar pelo menos uma barreira para a participação dos jornalistas”, declarou.

          Confirmado para o debate, o coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (Iesp/Uerj), João Feres falará sobre a cobertura de ações afirmativas pela imprensa. Durante 2001 e 2009, ele analisou a Revista Veja e os jornais Folha de S. Paulo e O Globo. Feres concluiu, entre outras coisas, que os meios de comunicação têm abordagens diferentes, mas “há um viés de editorialização em todos, tanto do ponto de vista do conteúdo, quanto da apresentação do tema em si”.

           A mesa terá também o cineasta Joel Zito Araújo, que lançará o trailer do seu novo filme “Raça”, com previsão de estreia nacional ainda em maio. Estudioso da presença do negro/a na televisão brasileira, Zito constatou que os negros/as não estão nas bancadas de programas de TV. A cultura negra, a história e mesmo o racismo no Brasil, segundo ele, também passam ao largo da programação.

           Quem fará a mediação do debate é a jornalista da TV Brasil Luciana Barreto. Vencedora da categoria televisão em 2012, ela também falará sobre os desafios da profissão, especialmente para as jornalistas negras.

            O Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento é realizado pela Cojira-Rio. Conta com apoio das Cojiras de Alagoas, do Distrito Federal, de São Paulo e da Paraíba, além do Núcleo de Jornalistas Afro-Brasileiros e da Diretoria de Relações de Gênero e Promoção da Igualdade Racial dos Sindicatos do Rio Grande do Sul e da Bahia. As entidades integram a Comissão Nacional de Jornalistas pela Igualdade Étnico-racial (Conajira), da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj).

Sobre Abdias Nascimento:

          Lançado em 2011, o prêmio homenageia o ex-senador Abdias Nascimento. Falecido aos 97 anos, ele se tornou ícone da defesa dos direitos humanos e do combate ao racismo. Desenvolveu vasta produção intelectual como ativista, político, artista plástico, escritor, poeta e dramaturgo. Natural de SP, participou dos primeiros congressos de negros. No Rio, criou o Teatro Experimental do Negro (TEN) na década de 1940.

          Como jornalista, foi repórter do Jornal Diário, além de ter trabalhado em vários periódicos. Fundou o Jornal Quilombo e também foi filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio. Ao longo da vida acumulou vários títulos, entre eles, a de professor emérito da Universidade de Nova York e Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Contato p/ entrevistas: (21) 3906-2450 Sandra Martins: 9817-1080

Evento: Café da manhã de lançamento do 3º Prêmio Abdias Nascimento

Data/horário: 7 de maio, às 9h30

Local: Rua Evaristo da Veiga, 16/ 17ª andar/Auditório João Saldanha

Aecesse o site: www.premioabdiasnascimento.org.br

Realização: Cojira-Rio /SJPMRJ

Patrocínio: Ford Foundation, Fundo Baobá, Oi

Parceria: Fenaj, Ipeafro, UNIC-Rio, Cultne, Sated

Apoio: W. K. Kellogg Foundation, Fundação Palmares

Informações: (21) 3906-2450
________________________



Nenhum comentário:

Postar um comentário