segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Teatro/CRÍTICA

"A importância de ser Perfeito"

.................................................................
Deliciosa montagem no Planetário

Lionel Fischer



O primeiro grande achado desta montagem diz respeito à alteração do título. Normalmente, a peça é conhecida como "A importância de ser honesto" (The importance of being earnest). Ocorre que este honesto, no original, também pode ser entendido como o nome do protagonista, Ernest, com toda a trama se desenrolando em torno desse nome. Aqui, o tradutor e adaptador Leandro Soares optou por "Perfeito" e sua opção me parece...perfeita. 

O segundo achado fica por conta da direção ter optado por utilizar atores em papéis femininos. Isso confere um sabor todo especial à montagem, sobretudo pelo fato dos intérpretes agirem efetivamente como mulheres e não como caricatura das mesmas. E finalmente cabe ressaltar que a adaptação aproxima sensivelmente o texto dos dias atuais, tomando propositadamente liberdades que em nada desfiguram o original.

Em cartaz no Teatro Maria Clara Machado (Planetário da Gávea), a montagem chega à cena com direção de Daniel Herz e elenco composto por Anderson Mello (Tia Augusta), George Sauma Patrícia), João Pedro Zappa (Cecília), Leandro Castilho (José), Leandro Soares (Agenor), Marcio Fonseca (Dona Glorinha), Pedro Tomé (Pastor Saulo) e Samuel Toledo (Felício e Ruas).

Por tratar-se de obra muito conhecida, não vejo necessidade de resumir seu enredo. Mas creio que, embora sabendo que o texto foi bastante cortado, ainda assim me parece excessivo, sobretudo no que diz respeito à sua parte inicial, quando o autor expõe os personagens. Para mim, o espetáculo só começou verdadeiramente a ganhar interesse a partir da maravilhosa cena envolvendo Patrícia e Cecília . Mas reconheço que é dificílimo cortar um texto de Oscar Wilde, posto que se trata de um gênio cujo corrosivo humor e tiradas críticas são simplesmente impagáveis. 

Com relação ao espetáculo, Daniel Herz impõe à cena uma dinâmica tão eletrizante quanto irreverente, valorizando ao extremo tanto os maravilhosos personagens quanto as ideias de Wilde a respeito de uma infinidade de temas, cuja atualidade permanece inalterada. Sem dúvida, uma grande brincadeira, feita com inteligência e respeito às premissas básicas do autor.

No que diz respeito ao elenco, embora alguns atores tenham participações mais decisivas, acho mais justo valorizar a força do conjunto, a capacidade que todos exibem de entrar no jogo proposto pelo diretor com extrema seriedade - e daí advém o riso constante da plateia. Se tivessem optado por "fazer graça", os eventuais risos decorreriam de inócuos trejeitos e perderiam totalmente seu teor crítico.

Na equipe técnica, Nello Marrese assina uma cenografia despojada, mas que atende a todas as necessidades da montagem. Já os figurinos de Thanara Schönardie são brilhantes e, em alguns casos, divertidíssimos. O mesmo brilho se faz presente na ótima tradução de Leandro Soares e na ousadia de sua adaptação. Aurélio de Simoni responde por uma iluminação simples e eficiente, sendo de bom nível a música original e a direção musical de Leandro Castilho.

A IMPORTÂNCIA DE SER PERFEITO - Texto de Oscar Wilde. Tradução e adaptação de Leandro Soares. Direção de Daniel Herz. Com Anderson Mello, George Sauma e grande elenco. Planetário da Gávea. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário