sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Teatro/CRÍTICA

"Miranda por Miranda"


............................................
Divertido e encantador tributo

Lionel Fischer


No início do espetáculo, e dirigindo-se à platéia na pele dela mesma, Stella Miranda faz algumas confissões. Em 2001, estava em São Paulo, internada no Hospital Sírio Libanês, lutando contra um câncer. Recebeu então um telefonema de seu amigo Miguel Falabella convidando-a para protagonizar o musical South American Way, que escrevera em parceria com Maria Carmem Barbosa. Ainda que encantada com o convite, foi obrigada a recusá-lo. Mas Falabella, como sempre fiel aos seus parceiros e amigos, dispôs-se a esperar o tempo que fosse necessário para ter Stella como protagonista da montagem que giraria em torno de Carmen Miranda. Após uma cirurgia bem sucedida e livre do mal que a afligia, Stella pôde enfim se engajar no projeto, que lhe valeu os prêmios Shell, Governador do Estado e Quality de melhor atriz, assim como Falabella e Maria Carmem levaram o Shell de melhor autor.

Agora, partindo de uma idéia de Falabella, Stella Miranda escreveu e dirigiu o musical Miranda por Miranda, que acaba de entrar em cartaz no Sesc Ginástico. Contando com direção musical e arranjos de Tim Rescala, o espetáculo conta também com a participação dos atores/cantores Édio Nunes, Pedro Lima, Raul Serrador e Zé Rescala, acompanhados por um trio formado por Tim Rescala/Chico Werneck (piano), Dodô Ferreirra/Bruno Repsold (baixo) e Oscar Bolão/Fabiano Salleck (percussão) - na noite em que assistimos ao espetáculo, o trio era composto por Werneck, Ferreira e Bolão.

Para os fãs de Carmen Miranda, o presente espetáculo oferece um retrato abrangente, divertido e comovente da nossa "pequena notável". Aspectos essenciais de sua vida e trajetória artística estão exemplarmente materializados na cena, tanto no que diz respeito ao texto como às inúmeras canções -28 e mais um medley de oito marchinhas de carnaval - cantadas de forma maravilhosa por Stella e pelos atores/cantores que com elam contracenam. E se a isto somarmos a irreverente e divertida direção de Stella, os criativos arranjos de Tim Rescala e a excelência dos músicos, o resultado só poderia ser uma noite de puro encantamento.

Mas falemos um pouco mais de Stella Miranda. Ótima atriz, excelente cantora, possuidora de grande carisma e forte personalidade cênica, esta profissional exemplar não exibe aqui apenas seus múltiplos talentos, mas faculta à platéia uma preciosa lição de vida. Embora a Medicina não faça parte de nossos parcos conhecimentos, ainda assim acreditamos piamente que o maior antídoto contra qualquer doença seja a vontade de viver. E Stella a possuía - e ainda possui, certamente - em grau superlativo. E por isso - afora o tratatamento a que se submeteu, evidentemente - deixou o leito hospitalar do qual ninguém acreditava que se libertaria para, apenas alguns meses depois, brilhar intensamente no já citado musical, o mesmo ocorrendo agora. Então, só nos resta desejar aos sempre caprichosos deuses do teatro que abençoem não apenas esta montagem imperdível, mas também Stella Miranda, que certamente ainda dará muitas alegrias àqueles que amam esta sublime manifestação artística que é o teatro.

No complemento da ficha técnica, destacamos com entusiasmo a cenografia de Hélio Eichbauer, a coreografia de Márcia Rubin, a iluminação de Maneco Quinderé, os cenários virtuais e efeitos visuais de Samir Abujamra e os figurinos de Rita Murtinho.

MIRANDA POR MIRANDA - Texto e direção de Stella Miranda. Com Stella Miranda, Édio Nunes, Pedro Lima, Raul Serrador e Zé Rescala. Sesc Ginástico. Quinta a domingo, 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário