segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Teatro/CRÍTICA

"Oui, oui...A França é aqui - A Revista do ano"


....................................................
Diversão e encantamento na Maison


Lionel Fischer


Por razões que não cabe aqui detalhar, o fato é que não assisti à vitoriosa temporada deste espetáculo no ano passado. Mas agora pude fazê-lo e assim constatar que todos os elogios que escutei a respeito do mesmo eram mais do que merecidos. Tendo como formato a revista-de-ano e fio condutor da trama a comédia de costume O tipo brasileiro, de França Junior, os autores Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche criaram um delicioso musical que faz uma espécie de apanhado dos mais de 500 anos de influência da França no Rio de Janeiro.

Com direção assinada por João Fonseca, o espetáculo está em cartaz no Teatro Maison de France. No elenco, Gottsha, Marya Bravo, Solange Badim, César Augusto, Cristiano Gualda e Gustavo Gasparani, acompanhados pelos músicos Nando Duarte, Fabiano Salek e João Bittencourt.

Apoiado em um roteiro com dezenas de canções maravilhosas, o musical faculta ao espectador uma visão ao mesmo tempo séria (no sentido histórico) e completamente desvairada da já mencionada influência francesa na cultura carioca. Contendo tipos hilariantes, diálogos engraçadíssimos, tiradas saborosas e situações que oscilam entre o real e o delirante, Oui, oui...a França é aqui merece ser considerado um entretenimento de altíssimo nível, que diverte e emociona simultaneamente em graus superlativos - na saída do teatro, uma senhora virou-se para mim e como se me conhecesse de longa data, afirmou: "Por mim, ficaria aqui a noite inteira!". Acho que eu também.

Quanto à direção, João Fonseca realiza aqui um de seus melhores espetáculos. Valendo-se de marcações imprevistas e sempre divertidas, assim como de um ritmo pleno de vigor, o encenador constrói uma montagem absolutamente encantadora, que cativa o espectador desde o primeiro momento e o mantém subjugado até o final. Sem dúvida, um dos mais significativos espetáculos atualmente em cartaz e que esperamos que permaneça em cena por muito tempo. O Rio de Janeiro, já tão combalido por suas habituais misérias, merece esse inesquecível momento de lazer e mais do que merecida alegria.

Com relação ao elenco, todos os atores exibem desempenhos irretocáveis, tanto no que diz respeito ao canto como à dança e à representação. Formam um conjunto absolutamente coeso e que transmite à platéia o enorme prazer que sentem de estar em cena. De qualquer forma, torna-se impossível não conferir um destaque especial a Gustavo Gasparani e a Solange Badim.

Gustavo Gasparani é um ator completo, um verdadeiro comediante, capaz de conferir credibilidade a tudo que faz. Tem presença, carisma, ótima voz, canta muitíssimo bem e dança esplendidamente - aliás, quanto a este último quesito, me vejo forçado a confessar que sempre que vejo Gustavo dar uma "sambadinha", minha inveja ultrapassa os limites do suportável. E os mesmos predicados se aplicam a Solange Badim, atriz que ainda não atingiu um reconhecimento público compatível com seu enorme talento - mas certamente os sempre caprichosos deuses do teatro haverão, o mais breve possível, de alçá-la à condição que já há muito merece: a de uma das melhores intérpretes em atividade no Rio de Janeiro.

Com relação aos demais integrantes desta brilhante equipe, destacamos com o mesmo entusiasmo a direção musical de João Callado e Nando Duarte, a performance dos músicos, os engraçadíssimos e delirantes figurinos de Marcelo Olinto, a expressiva iluminação de Paulo César Medeiros, a criativa cenografia de Nello Marrese, a saborosa coreografia de Sueli Guerra, a preparação vocal de Pedro Lima e o excelente release que me foi enviado pelo assessor de imprensa Marcelo Rocha, contendo não apenas detalhadas informações sobre o espetáculo como também no tocante a todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna empreitada teatral.

OUI, OUI...A FRANÇA É AQUI - Texto de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche. Direção de João Fonseca. Com Gottsha, Marya Bravo, Solange Badim, César Augusto, Cristiano Gualda e Gustavo Gasparani. Teatro Maison de France. Quinta e sexta, 19h30. Sábado e domingo, 20h.

2 comentários:

  1. Realmente Lionel, Oui Oui é uma delícia! Saí do teatro querendo voltar! E mais do que isso querendo um dia estar no palco fazendo um musical tão divertido e de alto nível como esse...
    Bjkas!
    Marcela Cabelo ^_^

    ResponderExcluir
  2. É realmente um maravilhoso espetáculo, mas acho que o figurino deixou a desejar, exceto pela belíssima "saia" da Torre. Acho que a roupa-base poderia ter mais cara de roupa base, para que fosse dada maior atenção ao figurino.

    Mas isso não é nada que faça com que o espetáculo não valha a pena... é sensacional! Incrível!

    Ótima crítica.
    Bjs

    ResponderExcluir