quarta-feira, 13 de outubro de 2010

igual a você

Teatro/CRÍTICA

"Igual a você"

..................................
Loucuras cotidianas


Lionel Fischer


"Os males da vida moderna que atacam boa parte dos habitantes das grandes metrópoles são o alicerce da comédia". Este trecho, extraído do release que me foi enviado, traduz o que realmente ocorre em cena. Estruturado na forma de esquetes, "Igual a você" (Teatro do Leblon)exibe textos de Lícia Manzo ("Paranóia" e "Vício"), Cristina Fagundes ("Ninfomania" e "Pânico"), Adriana Falcão ("Insônia"), Regiana Antonini ("TOC e TPM") e Fernando Duarte e Therèze Bellido ("Hipocondria"). Ernesto Piccolo assina a direção do espetáculo, estando o elenco formado por Camila Morgado, Bia Nunes e Anderson Müller.

Como em geral ocorre em espetáculos que reúnem esquetes, aqui alguns atingem mais plenamente seus objetivos do que outros. No presente caso, destacamos "Paranóia", "Ninfomania" e "TOC e TPM". Em "Paranóia", a autora Lícia Manzo extrai grande comicidade do primeiro encontro entre um homem e uma mulher que se conheceram através da internet. No segundo, Cristina Fagundes cria um texto muito engraçado envolvento uma jovem que reúne, em doses equivalentes, compulsão sexual e debilidade mental, gerando no rapaz que tenta seduzir um permanente estado de perplexidade.

Finalmente, em "TOC e TPM", Regiana Antonini nos mostra duas amigas em um restaurante, sendo uma delas cantora lírica que obriga a amiga a trocar de mesa a todo momento, alegando hipotéticas correntes de ar, capazes de causar irremediáveis danos às suas preciosas cordas vocais. Quanto aos demais, dramaturgicamente inferiores, ainda assim o riso acontece muitas vezes, mas muito mais em função da atuação dos intérpretes.

Com relação ao espetáculo, Ernesto Piccolo cria uma dinâmica cênica eficiente, mas isenta de maior brilho. Mas cabe ressaltar sua atuação junto ao elenco, pois Camila Morgado, Bia Nunes e Anderson Müller exibem ótimo tempo de comédia e grande versatilidade nos múltiplos personagens que interpretam. Na equipe técnica, Aurélio de Simoni (iluminação), Gabriel Lessa (trilha sonora) e Clívia Cohen (cenografia) respondem por trabalhos corretos, cabendo destacar os ótimos figurinos de Lessa de Lacerda.

IGUAL A VOCÊ - Textos de vários autores. Direção de Ernesto Piccolo. Com Camila Morgado, Bia Nunes e Anderson Müller. Teatro do Leblon. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário