segunda-feira, 12 de março de 2012

Teatro/CRÍTICA

"As mimosas da Praça Tiradentes"

................................................
Ótimo musical na Praça


Lionel Fischer


"Um grupo de transformistas ensaia um show para arrecadar fundos em prol do Cabaré das Mimosas, ameaçado de fechar suas portas. Ao longo dos ensaios são reveladas as histórias das personagens e suas relações pessoais. Cada uma delas representa um período da Praça Tiradentes - são negros, ciganos, vedetes, dançarinas de gafieira, a corte portuguesa e os estrangeiros que ao longo do tempo ajudaram a construir a identidade da região".

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima sintetiza o enredo de "As mimosas da Praça Tiradentes", musical escrito por Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche, em cartaz no Teatro Carlos Gomes. Gasparani e Sergio Módena assinam a direção da montagem, que tem elenco formado por Claudio Tovar, Jonas Hammar, César Augusto, Milton Filho, Gustavo Gasparani e Marya Bravo, que dividem a cena com os Boys Arthur Marques, Paulo Mazzoni, Pedro Arrais, Thadeu Mattos, Thiago Pach e Wallace Ramires.

Dentre seus muitos méritos, talvez o maior do presente texto seja o de mesclar delirantes fantasias com preciosas informações ao público, que, em sua maioria, certamente desconhece a enorme importância da Praça Tiradentes na vida cultural do Rio, seja na poesia, no teatro, na dança e na música - não entrarei aqui em maiores detalhes, pois isso privaria a platéia de muitas surpresas. 

Ainda assim, cumpre ressaltar a comicidade dos diálogos e a capacidade dos autores de conferir humanidade a um contexto que traduz uma realidade feita de sonhos, por um lado, e um sem-número de picuinhas inerentes ao universo não só dos transformistas, mas também de todos aqueles que lidam com o teatro - aqui, evidentemente, o clima é mais exacerbado e um tanto operístico, mas nem por isso resume-se a uma caricatura.

Com relação ao espetáculo, Gasparani e Módena impõe à cena uma dinâmica sempre divertida e muito criativa, explorando todas as possibilidades de um texto muito bem escrito, que chega até a platéia através de personagens que nos cativam desde o primeiro momento. E dentre as muitas passagens irresistivelmente engraçadas, destaco aquela que mais me encantou: a das dublagens - aqui o público realmente delira, tanto em função do inusitado quanto da perfeição com que as ditas dublagens são feitas.

No tocante ao elenco, todos os atores exibem atuações irretocáveis, tanto no que diz respeito ao canto como à dança - e aqui faço absoluta questão de destacar a participação dos mencionados Boys, perfeitamente integrados à cena. Ainda assim, não há como não conferir um destaque todo especial às performances de Gustavo Gasparani e Claudio Tovar.

O primeiro é um dos melhores e mais bem preparados atores de sua geração, possuidor de notável tempo de comédia, ótima voz e irrepreensível capacidade de dançar, o que torna compreensível seu sucesso na pele de Vânia (a dançarina) e Vanilla Cherry. Quanto a Tovar, o ator está simplesmente deslumbrante na pele tanto de Lourival (o Professor) como na de Lola (a Imperatriz), sendo que nesta última personagem Tovar exibe sua ótima voz, elegância corporal e inegável carisma.

Na equipe técnica, destaco com o mesmo entusiasmo o excelente trabalho de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna empreitada teatral - João Callado e Nando Duarte (direção musical e arranjos), Renato Vieira (direção de movimento e coreografia), Ronald Teixeira (cenário), Marcelo Olinto (figurino), Paulo César Medeiros (iluminação), Beto Carramanhos (visagismo), Maurício Detoni (preparação vocal), Gasparani, Rieche e Rodrigo Faour (pesquisa musical) e dos músicos Nando Duarte (violão e guitarra), Itamar Assiere (piano), Pedro Mangia (baixo), Carlos César (bateria) e Dado (sopros).

AS MIMOSAS DA PRAÇA TIRADENTES - Texto de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche. Direção de Gasparani e Sergio Módena. Com Claudio Tovar, Gustavo Gasparani e grande elenco. Teatro Carlos Gomes. Quinta a domingo, 19h30.  

Um comentário:

  1. Dizer o queê. Eu simplesmente amei. Levei diversas amigas e irei pela quarta vez. Estou me lembrando de Wania acordando e perguntando? ondecotô? ondecotô? Sismplesmente lindo, engraçado e sublime!

    ResponderExcluir