terça-feira, 2 de julho de 2013

Cine_Monstro

Teatro/CRÍTICA


“Cine_Monstro”

..................................................
Instigante montagem no Oi Futuro

Lionel Fischer


Após encenar “In on It” e “A primeira vista”, Enrique Diaz volta a se debruçar sobre uma obra do canadense Daniel MacIvor, só que desta vez também atuando e assinando a iluminação (com a colaboração de Maneco Quinderé). Marcio Abreu também foi chamado a colaborar na direção de “Cine_Monstro”, em cartaz no Oi Futuro.

No início do espetáculo, Enrique Diaz interpreta uma espécie de mestre de cerimônias, explicitando como foi o processo de criação da montagem e fazendo algumas divertidas confissões, dentre elas a de que poderá esquecer alguns trechos do texto. Além disto, convida explicitamente o espectador a “entrar no jogo”, como se a trama a ser exibida também pudesse ser a sua. E como faz isto com extrema simpatia e charme, o ator conquista a platéia desde o início.

Exibindo uma estrutura narrativa não linear, durante a qual Diaz interpreta 13 personagens, “Cine_Monstro” constitui uma espécie de quebra-cabeça, facultando ao espectador a possibilidade de múltiplas leituras. Mas seja qual for a forma como sejam apreendidos o texto e a montagem, o fato é que o autor consegue um perfeito equilíbrio entre drama, comédia e suspense, abordando temas da maior pertinência, tais como solidão, violência, desamparo, crueldade, a ausência ou não de um um sentido para a vida etc.

Contendo ótimos personagens, o texto recebeu maravilhosa versão cênia de Enrique Diaz, tanto pela originalidade das marcações quanto por sua imprevisibilidade, o que contribui, como já foi dito, para que os espectadores se insiram na trama em função de sua maior ou menor capacidade de liberar sua imaginação.

Quanto à atuação de Diaz, esta é absolutamente irrepreensível. No tocante ao universo gestual, o ator lança mão de poquíssimos e precisos gestos, numa performance quase que minimalista. E com relação ao texto articulado, é realmente deslumbrante a capacidade do intérprete de alternar vozes e ritmos.

Na equipe técnica, considero irrepreensíveis as participações de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna e instigante empreitada teatral – Barbara Duvivier e Enrique Diaz (tradução), Lucas Marcier (trilha sonora original), Simone Mina (cenografia), Diaz (iluminação) e Batman Zavareze e Nathalie Melot (vídeos).

CINE_MONSTRO – Texto de Daniel MacIvor. Direção e atuação de Enrique Diaz. Oi futuro. Quinta a domingo, 20h.





Nenhum comentário:

Postar um comentário