segunda-feira, 15 de julho de 2013





          Em Como Parar de Atuar, Harold Guskin revela os insights e técnicas que se expressaram em grandes interpretações de dúzias de atores por ele orientados, novatos e veteranos, tanto nos palcos quanto nas telas. Em vez de elaborar mais um “método”, Guskin oferece ao intérprete uma estratégia baseada em uma ideia simples e inovadora: a de que o empenho do ator na sua representação não é o de “criar uma personagem”, mas, ao contrário, deixar-se levar pelo impulso, em contínua interação sensível com o texto. 

          Extraindo exemplos de seu labor com performers e de sua própria experiência, propõe que o ato de corporificar se constitua de uma dinâmica exploração de seus potenciais em contínua evolução, e não como um percurso ditado por um objetivo final, previamente fixado. 

          Nesse sentido, oferece importantes e originais conselhos para o desenvolvimento ou a renovação de um papel, a atuação em cenas difíceis e de forte conteúdo emocional, o confronto com papéis de grandes autores, bem como para a adaptação às demandas particulares da cena teatral ou da tela do cinema e da televisão, para o relacionamento e o envolvimento com o público espectador – uma rica e prática lição, que torna este livro, além de prazerosa leitura, ferramenta valiosa para novos e não tão novos atores, na busca de bem-sucedida realização como profissionais e artistas.

          Sobre o autor: Harold Guskin é Coach de atuação de grande prestígio em Nova York, com mais de trinta anos de carreira no preparo de atores. Intérpretes importantes da cena norte-americana, como Kevin Kline, Gleen Close, Rachel Weisz, James Gandolfini, Jean Reno, Tcheky Karyo, Christopher Reeve, Matt Dillon, Jennifer Connelly e Bridget Fonda, trabalharam com ele e incorporaram os seus ensinamentos. 

          Antes de tornar-se ator, foi músico profissional. Formado pela Escola de Música de Nova York, fez mestrado na Universidade de Indiana, onde atuou na Companhia de Teatro de Indiana. Além disso, foi professor na Universidade de Illinois Wesleyan e na Escola de Artes da Universidade de Nova York; desenvolveu o Workshop Shakespeare para Joseph Papp, no Public Theatre, tendo dirigido Noite de Reis para o Festival Shakespeare no Central Park, em Nova York, com Mary Elizabeth Mastrantonio, Michelle Pfeiffer, Gregory Hines e Jeff Goldblum no elenco. Continua ativo, dirigindo, atuando e fazendo coaching.


Como Parar de Atuar
Autor: Harold Guskin
Tradução: Denise Weinberg e Eduardo Muniz
Editora: Perspectiva
Páginas: 192
Preço: 50,00
___________________________
Dirigido a atores iniciantes ou veteranos, a leitura desde volume propiciará novas e surpreendentes ferramentas para o pleno exercício da arte de representar. Recomendo "Como parar de atuar" com total entusiasmo. O texto acima foi extraído do blog Revista de Cinema. (Lionel Fischer)


Um comentário:

  1. Lionel,
    Eu sempre venho aqui no seu blog, para curtir o próprio blog, que está muito bem desenhado e para aprender. A busca de "bem sucedida realização" exige isto. Não conhecia este livro, obrigado por indicar. É muito importante conhecermos mais sobre o trabalho de um coach, profissional não muito conhecido entre nós, mas que vai aparecendo mais na área do cinema, com quem os atores “não tão novos assim” (rsrsrsrs) têm que ir se acostumando. Recentemente, fazendo uma ponta no filme de João Jardim, “Gétulio, últimos dias”, que rodou até a pouco, tive uma experiência muito gratificante no trabalho com o preparador de elenco Eduardo Milewitz (Espanha). Agora, ler o livro de Guskin vai me ajudar ainda mais, valeu! Estou montando meu site, com blog incluído (http://teatro-ocidental.webnode.com) e pretendo seguir seu exemplo: postar coisas úteis para as pessoas. Afinal, a gente vai fazendo teatro, vai trabalhando, e muitas coisas que aprende com os colegas, tão valiosas para a profissão, podem ficar registradas.

    ResponderExcluir