terça-feira, 9 de julho de 2013

Teatro/CRÍTICA

 “Maravilhoso”

...................................................................
Montagem imperdível no Glaucio Gill


Lionel Fischer


“Considerado símbolo cultural da modernidade, o Fausto, de Goethe é um poema de proporções épicas que apresenta um homem das ciências que, desiludido com o conhecimento de seu tempo, firma um pacto com o demônio em troca de uma energia que o impulsione ao progresso. Maravilhoso foi se delineando como a história de um homem sem perspectivas que encontra na figura de um bicheiro e dono de Escola de Samba a possibilidade de dar outro rumo aos seus anseios e vontades”.

O trecho acima, extraído do release que me foi enviado, explicita a premissa que deu origem ao texto e resume seu enredo. Mas acredito que a influência de Fausto talvez tenha sido utilizada mais como ponto de partida, pois só os conhecedores da obra do genial autor alemão conseguirão fazer uma analogia com o presente texto. Seja como for, a peça que está em cartaz no Teatro Glaucio Gill exibe potência teatral suficiente para envolver completamente o espectador, por razões que detalharei em seguida.

Com direção assinada por Inez Viana, “Maravilhoso” chega à cena com elenco formado por Carolina Pismel (Wanda), Paulo Verlings (Henrique, marido de Wanda), Márcio Machado (bicheiro Diaz) Debora Lamm (Estrela, filha de um milionário corrupto) e Felipe Abib (Miguel, jornalista empenhado em denunciar toda a podridão que assola a cidade).

Costuma-se dizer que não há ninguém que não tenha o “seu preço”. Ou seja, por mais íntegra e ética que seja uma pessoa, dependendo das circunstâncias tais predicados podem ser completamente esquecidos. Não sei se isto é totalmente verdadeiro, mas não hesito em afirmar que, no caso dos menos favorecidos, daqueles que estão à beira da miséria, renegar seus mais preciosos valores às vezes equivale à própria sobrevivência. 

É o caso de Henrique, que tem um filho pequeno com Wanda, está desempregado e decide fazer o que for preciso para transcender a desgraça que atinge sua família.
No extremo oposto, temos a personagem Estrela. Filha do milionário corrupto, obviamente que não tem sua sobrevivência ameaçada por questões financeiras. No entanto, sua patológica vaidade, associada ao desejo de exibir-se, a leva a lançar mão dos mais espúrios expedientes para conseguir desfilar como destaque na Escola de Samba do bicheiro Diaz. Este, ao contrário do que acredito que ocorra normalmente, embora evidencie a prepotência e frieza das pessoas que ocupam um cargo como o seu, ao mesmo tempo é acossado por questões de natureza filosófica, mesmo que não formuladas de forma acadêmica. E em meio a esse turbilhão de anseios e contradições, o personagem Miguel é o único que mantém intacta sua lucidez e firmeza de propósitos, realmente disposto – como já dito – a trazer à tona todo o lodo momentaneamente ofuscado pelo frenesi do Carnaval.

Bem escrito, contendo ótimos personagens e uma ação que progride de forma avassaladora, “Maravilhoso” é sem dúvida um texto brilhante, extremamente valorizado pelas participações de todos os envolvidos no projeto. A começar pela direção de Inez Viana.

Impondo à cena uma dinâmica virulenta e exacerbada, mas nem por isso isenta de dolorosa poesia, precisa no tocante aos tempos rítmicos e exibindo marcações da mais alta criatividade, a encenadora consegue valorizar ao máximo todos os conteúdos em jogo, obviamente que contando com a inestimável colaboração de todos os intérpretes.

Na pele de Wanda, Carolina Pismel extrai o máximo de uma personagem simplória levada ao extremo desespero pela situação em que se encontra sua família. Debora Lamm faz uma Estrela abominável, conseguindo expor  com inteligência e sensibilidade um caráter execrável. Paulo Verlings está irrepreensível nas duas fases do personagem, sendo realmente notável sua transformação quando assume o cargo de, digamos, assessor direto do bicheiro. Este é vivido por Márcio Machado de maneira irretocável, tanto nas passagens mais violentas quanto naquelas em que o personagem revela suas angústias e contradições. O mesmo brilho se faz presente na performance de Felipe Abib, cujo obstinado idealismo e não menos obstinada vontade de denunciar o que precisa ser denunciado nos leva a supor que nem tudo possa estar perdido neste país.

Na equipe técnica, Luiz Henrique Sá responde por uma cenografia composta de andaimes, passarelas e praticáveis, que aqui sugerem um contexto que só a muito custo ainda se equilibra. A mesma eficiência se faz presente na dramática iluminação de Paulo César Medeiros, nos apropriados figurinos de Flávio Souza e na impactante direção musical de Daniel Belquer.

MARAVILHOSO – Dramaturgia de Diogo Liberano. Direção de Inez Viana. Com Carolina Pismel, Debora Lamm, Felipe Abib, Márcio Machado e Paulo Verlings. Teatro Glaucio Gill. Sexta a domingo, 19h30. Segunda, 21h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário