segunda-feira, 20 de abril de 2009

Teatro/CRÍTICA

"In On It"

....................................................
Montagem imperdível no Oi Futuro


Lionel Fischer


Como bem formula o ótimo release que nos foi enviado, uma sensação de mistério permeia o presente texto. E tal sensação se deve à estrutura narrativa criada pelo canadense Daniel Macivor, que mescla a todo momento o presente (dois atores estão ensaiando uma peça escrita por um deles, raramente se entendendo quanto ao rumo que deve tomar o espetáculo) e o passado dos personagens que tentam materializar.
E aqui as histórias se cruzam, se afastam, ganham prioridade ou são momentaneamente esquecidas, formando uma espécie de mosaico cujo sentido, em última instância, talvez nem esteja claro no texto, mas pode perfeitamente ser apreendido por cada espectador à sua maneira. Em cartaz no Oi Futuro, "In On It" chega à cena com tradução de Daniele Ávila, direção de Enrique Diaz e elenco formado por Emílio de Mello e Fernando Eiras.
Como se sabe, toda peça permite várias leituras. Mas algumas facultam tantas que acabam não tendo significado algum. Mas não é o que ocorre com o ótimo texto de Macivor, mesmo em face do que dissemos no parágrafo anterior. E por uma razão muito simples: os planos da ação são expostos com muita clareza, ou seja, sabemos sempre o tempo e o lugar onde se desenrola a trama. A questão reside na forma particular como lidamos com as alternâncias propostas pelo autor, com os cortes narrativos que faz, com as retomadas de determinadas passagens que poderíamos supor que teriam sido abandonadas, mas que, ao serem novamente abordadas, incluem sempre um dado novo que faz a ação progredir.
Quanto ao espetáculo, Enrique Diaz impõe à cena uma dinâmica precisa, moderna, diversificada e muito inventiva, em total sintonia com a estranheza aparente (ou verdadeira) do texto. Trata-se de uma direção que pode parecer muito simples, mas que na verdade é altamente sofisticada - como, aliás, o são todas as montagens deste encenador brilhante.
No que diz respeito ao elenco, dificilmente poderíamos imaginar uma dupla capaz de fazer melhor os muitos personagens criados por Macivor. Em primeiro lugar, porque Fernando Eiras e Emílio de Mello são dois atores maravilhosos, com muita experiência e já tendo apresentado trabalhos de primeiríssima qualidade. Mas o que mais imprssiona é, por um lado, a enorme capacidade de entrega de ambos, e por outro - e fundamentalmente - a fantástica contracena que exibem, a comovente e fascinante alegria de estar em cena "jogando", no sentido maisl amplo e lúdico que o o verbo possa ter. Sem dúvida, quem ama a dificílima arte de representar, tem a obrigação de assistir a este espetáculo, um poderoso marco na atual temporada.
Na equipe técnica, destacamos com o mesmo entusiasmo o trabalho de todos os profissionais envolvidos - Danielle Ávila (tradução), Maneco Quinderé (iluminação), Domingos de Alcântara (cenografia), Luciana Cardoso (figurinos) e Lucas Marcier (trilha sonora).

IN ON IT - Texto de Daniel Macivor. Direção de Enrique Diaz. Com Fernando Eiras e Emílio d Mello. Oi Futuro. Sexta a domingo, 19h30.

Nenhum comentário:

Postar um comentário