segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

                               Oscar Wilde

                           "A alma do homem sob o socialismo"
                                             (fragmentos)


EMOÇÕES - as emoções do homem são despertadas mais rapidamente que sua inteligência, sendo bem mais fácil sensibilizar-se com a dor do que com a idéia.

SENHORES - os piores senhores eram os que se mostravam mais bondosos para com seus escravos, pois assim impediam que o horror do sistema fosse percebido pelos que o sofriam, e compreendido pelos que o contemplavam.

CARIDADE - a caridade cria uma legião de pecados.

DESOBEDIÊNCIA - a desobediência é, aos olhos de qualquer estudioso da História, a virtude original do homem. É através da desobediêmcia que se faz o progresso, através da desobediência e da rebelião.

ESMOLAS - quanto a pedir esmolas, é mais seguro pedir do que tomar, mas é bem mais digno tomar do que pedir.

PERFEIÇÃO - a verdadeira perfeição do homem reside não no que o homem tem, mas no que o homem é. O que um homem realmente tem, é o que está nele. O que está fora dele deveria ser coisa sem importância.

ESTADO/INDIVÍDUO - o Estado deve fazer o que é útil. O indivíduo deve fazer o que é belo.

INOVAÇÃO - a única coisa de que o público não gosta é inovação. É extremamente avesso a qualquer tentativa de se ampliar o universo temático na criação, quando, no entanto, dessa constante ampliação depende em larga medida a vitalidade e o progresso da Arte.

ARTISTA - o verdadeiro artista é um homem que acredita absolutamente em si mesmo, porque é absolutamente ele mesmo.

MORBIDEZ - chamar um artista de mórbido porque trata do tema da morbidez é um disparate tão grande quanto chamar Shakespeare de louco porque escreveu Rei Lear.

PROGRESSO - antigamente, os homens tinham a roda de torturas. Hoje têm a Imprensa. Isto certamente é um progresso.

DÉSPOTAS - há três espécies de déspota. Há o que tiraniza o corpo. Há o que tiraniza a alma. Há o que tiraniza o corpo e a alma. O primeiro chama-se Príncipe. O segundo chama-se Papa. O terceiro chama-se Povo.

TEMPO - o passado é o que o homem não deveria ter sido. O presente é o que o homem não deve ser. O futuro é o que os artistas são.
___________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário