quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Como utilizar roupas de época

James Penrod


Uma das tarefas mais difíceis para muitos artistas principiantes e até para artistas com tarimba é saber usar uma roupa de época com naturalidade e projetar a imagem do personagem, do ator e da roupa como um todo integrado ao contexto da peça. Antes da era do cinema não se podia realmente saber exatamente como as pessoas de certas épocas se vestiam e se movimentavam. Podemos estudar retratos da época e objetos de cena, ler livros de etiqueta que influenciaram um estilo e a maneira de ser de uma época. Podemos estudar as danças, a literatura, a maneira de se vestir, os utensílios e os móveis de uma época. Podemos realmente estudar uma cultura para se ter uma visão dessa época, mas é muuito difícil, apesar desta análise, reconstituir com exatidão seu modo real de "mover-se". Mas uma coisa é certa: a constância na natureza básica do homem é uma das pistas para se saber como os homens agiam em certa época.

Isto porque o modo de vida do homem pode se ter transformado radicalmente através dos séculos, mas o homem, como ser humano, com os seus desejos, instintos e apetite quase não mudou. Maneirismos podem sugerir uma determinada época, mas eles não bastam, per se, e precisam ser integrados num todo confiável. Uma postura convencional marca a cultura de nossa época e nos ajuda a nos definirmos como indivíduos, mas não basta simplesmente fazer uma pesquisa sobre os maneirismos mais usados numa época e depois usá-los num espetáculo.
Apesar dos personagens estarem usando roupas, eles são seres humanos que reagem física e psicologicamente à realidade e à sociedade que representam. O ator deve integrar no seu trabalho toda essa maneira de ser do personagem, para que ele possa ser aceito pela platéia como sendo natural.

Você, portanto, precisa saber em que tipo de mundo seu personagem vive, e como isso afeta seu sentido de vida e maneira de ser. O que é que prevalece: uma visão puritana, hedonística, teocrática, revolucionária ou outra coisa qualquer? Era o governo teocrático, monárquico, feudal, comercial, industrial ou militar? Quem são os líderes dessa sociedade e quem são os operários? Qual a política que prevalece para com os países e idéias estrangeiras?

Além dessas perguntas você deverá se questionar sobre a maneira como essas pessoas se locomoveriam, que tipo de trabalho faziam, qual a alimentação, que roupa, de que raça são, que religião seguem etc. Estas perguntas devem proporcionar um conhecimento mais profundo do sentido da vida do seu personagem e como isto afeta sua maneira de atuar e a maneira física de se movimentar.

Logo no início dos ensaios você deveria ter uma idéia do tipo de roupa que vai usar e como isto vai influenciar a sua maneira de se movimentar. Se souber desde o início as limitações que a roupa vai lhe trazer, você vai poder, mais tarde, movimentar-se sem dificuldade dentro dela e evitará maiores aborecimentos. É querer bancar o idiota pensar que, ao vestir uma roupa diferente do que está acostumado e usá-la pela primeira vez num ensaio de roupas ou na noite de estréia, você vai sair de repente se movimentando como o personagem que está representando.

Na época de estréia, os maneirismos, os movimentos, as limitações das roupas já deveriam estar tão incorporados pelo ator, isto é, integrados ao seu corpo e na sua mente, que você já deveria agir dentro deles sem sequer pensar nesses aspectos. Sabemos que é difícil ensaiar com as roupas que serão usadas durante o espetáculo, mas você deveria já no início dos ensaios usar roupas, incluindo os sapatos, parecidas com aquelas que vai uar, e exercitar-se bastante com elas.


PESQUISA DE FIGURINO

Ao se preparar para atuar numa peça de época, pesquise nos livros sobre a evolução das roupas, nas revistas de moda, em pinturas, nos museus e exposições, detalhes de atitude e de postura e de como eram usadas as roupas. Faça a você mesmo as seguintes perguntas:

1. Que tipo de roupa está sendo usada e com que objetivo? Que espécie de silhueta esta roupa dá ao corpo?

2. A roupa segue o contorno do corpo ou será que ela o altera em alguma parte?A roupa é apertada, solta ou vaporosa?

3. Ela talvez seja apertada em cima e vaporosa na parte de baixo (ou ao contrário). Que tipos de movimentos você teria de modificar para compensar esses detalhes?

4. Que tipo de tecido é usado e como ele influencia o movimento? Ele é leve e vaporoso como chifon? Ele adere ao corpo como a seda? É pesado e áspero como certos tipos de lã? Que tipo de manga e gola essa roupa possui e como influencia os movimentos?

5. Qual era o tipo de penteado usado na época? Ele afetará sua maneira de se locomover?

6. Usava-se chapéu? Como é que os chapéus modificavam a postura?

7. A pessoa que você está observando está segurando alguma coisa? Em caso afirmativo, como a pessoa segura o objeto que tem em mãos?

8. A pessoa está usando jóia, faca, espada ou qualquer outro adereço? Em caso afirmativo, de que maneira está usando esses adereços?

9. Como essa pessoa posiciona a cabeça,o tronco, os braços e as pernas? Você identifica algum gesto expressivo nessa postura?

10. Como a pessoa usa as mãos?

11. Que humor e que atitude a postura sugere?

12. Se existe algm móvel na sala, como é este móvel e como é que as pessoas se reúnem em volta dele?

13. Você identifica algum gesto especial de acordo com a roupa? Por exemplo: em certas épocas as senhoras levantavam a ponta dos vestidos para mostrar a ponta do sapatos.

14. Qual é o ambiente do quadro? A cor e a luz sugerem alguma coisa sobre a época e as pessoas?


Para começar, exercite movimentos estáticos e depois tente fazê-los em movimentos corridos. Enquanto estiver se exercitando, imagine-se com as roupas da época. Tente atuar e movimentar-se da forma como você acha que seu personagem deveria fazer, lembrando sempre as limitações que a roupa, os preconceitos da época (e a situação dramática) lhe impõem.


FIGURINOS: OUTRAS CONSIDERAÇÕES

Além de saber exatamente como a roupa influencia sua maneira de se movimentar, um conhecimento mais profundo das funções da roupa nas várias épocas da história lhe ajudarão a escolher a movimentação certa. Apesar da variedade de aparências através da história, não têm havido realmente muitas modificações na maneira pela qual o homem se veste. De um modo geral, a parte principal da roupa que cai sobre o corpo é presa no ombro ou na cintura (estilo moderno) ou a roupa envolve o corpo de várias maneiras e é presa em um ou ambos os ombros, ou na cintura (por exemplo, os gregos).

Os antropólogos, levando em conta as exceções, chegaram a um consenso de que a roupa do homem, além de ser usada para aquecer, atende também a uma das seguintes necessidades culturais:

1. O homem decora seu corpo com ornamentos e pinturas para controlar o meio ambiente: para expulsar maus espíritos, para assegurar fertilidade, para ter uma boa caça etc. O efeito estético está sempre intimamente relacionado a aspirações religiosas e práticas.

2. Ornamentos são usados para demonstrar status social ou político.

3. As roupas foram desenhadas para distinguir os sexos e para dar ênfase às partes do corpo consideradas desejadas, atrativas ou eróticas.

O homem nas várias épocas da história decorou o seu corpo com objetos usados na cabeça, pescoço, braço, cintura, perna, dedos da mão e até dos pés. As mulheres várias vezes expuseram ou esconderam o busto, apertaram a cintura, se apertaram em coletes, se esconderam debaixo de saias e panos volumosos e deformaram seus corpos de várias maneiras para estarem de acordo com a idéia predominante de beleza da época. O homem, mantendo seu papel agressivo, usou sempre as roupas que lhe deram maior mobilidade. O status e o nível social são sempre indicados pela maneira de se vestir, pela moda, pelo tecido e até, às vezes, pela cor.

Numa peça de teatro, deve-se estudar a roupa que se vai usar de acordo com sua função, sempre se lembrando das diferentes classificações descritas acima. Se certos detalhes da roupa estão ricamente adornados e se chamam muita atenção é porque foram consideradas áreas importantes para serem mostradas durante a atuação. Por exemplo: se você usar um adorno de cabeça, uma jóia nos dedos, sapatos bonitos ou mangas interessantes e bem cortadas, você deveria sempre se movimentar e gesticular o corpo de maneira que esses detalhes apareçam.

Se o status está em questão, você terá que ver como usar a roupa para passar esse status ao público. A roupa foi desenhada para mostrar ou esconder certas partes do corpo? O busto das mulheres, por exemplo, muitas vezes foi mostrado ou escondido, mas nos dois casos a intenção foi a de chamar a atenção para ele. O tipo de roupa usado de acordo com o clima vai também influenciar seu movimento. Uma roupa mais leve vai fazer com que seus movimentos sejam mais livres, enquanto que uma roupa mais pesada faz com que os movimentos sejam mais tolhidos. As roupas de teatro podem também sugerir, através da cor ou do tipo, o estado psicológico ou humor do personagem que a está usando. Por exemplo: algumas vezes o preto sugere luto, o branco, pureza; o vermelho, paixão e cores berrantes, a alegria.
_______________________________
O presente artigo, aqui resumido, consta da revista Cadernos de Teatro nº 145/1996, edição já esgotada. Foi extraído de Moviment for the performing artist, Mayfield Pub. Co, 1974. Tradução e adpatação de Viroca Fernandes.

Um comentário:

  1. Muito bom esse artigo.
    Adoro figurino de época e nunca tinha pensado tanto a respeito de todas as implicações que uma roupa de época tem.
    Bjs!
    Marcela Cabelo

    ResponderExcluir