sábado, 8 de agosto de 2009

Teatro/CRÍTICA

"A história de nós 2"

............................................
Deliciosa história de amor

Lionel Fischer


Partindo-se da premissa de que o amor é eterno - assim como os diamantes e O Tablado -, nada mais natural que seja tema de livros, filmes, poesias, peças teatrais etc. Mas quando o tema está focado no casamento, ele se torna palpitante, pois há correntes que o consideram uma instituição falida e outros que ainda acreditam nele, mesmo que em moldes não convencionais - neste particular, e embora nada me tenha sido perguntado, gostaria de dizer que acho o casamento a coisa mais linda deste mundo, o que certamente explica o fato de ter casado três vezes, não estando excluída a hipótese de uma quarta união.

E como sou partidário do casamento tradicional, ou seja, aquele em que duas pessoas se unem a fim de juntas criarem uma história e uma família, respeitando integralmente os pactos estabelecidos, é óbvio que não poderia deixar de me encantar com "A história de nós 2", que faz uma radiografia bem-humorada, lírica e eventualmente dramática dessa grande aventura que é tornar-se cúmplice total de alguém. De autoria de Lícia Manzo, "A história de nós 2" - que já cumpriu bela temporada de cinco meses - está agora em cartaz no Teatro Vannucci. Ernesto Piccolo assina a direção do espetáculo, estando o elenco formado por Alexandra Richter e Marcelo Valle.

Numa visão superficial do texto, alguém poderia achar que ele nada tem de especial, posto que aborda situações já exploradas em outras peças. Ou seja, sua narrativa se apoiaria em cima do banal e, portanto, não mereceria os elogios que virão a seguir. Ocorre, porém, que muitas coisas que aparentam ser banais contêm um grande grau de complexidade. E mais: via de regra, o desgaste ou o fortalecimento de uma relação decorrem não em função de grandes acontecimentos, mas de pequenos detalhes do dia-a-dia. E é neste sentido que consideramos o texto de Lícia Manzo maravilhoso, e mais ainda porque, contrariando uma tendência atual, aposta na esperança, acredita na possibilidade do recomeço, como se nos dissesse que todo adeus pode trazer implícita a promessa de um encontro futuro.

Contendo ótimos personagens, diálogos fluentes e uma estrutura narrativa muito original - não a detalharemos para que os espectadores usufruam de algumas deliciosas surpresas -, "A história de nós 2" recebeu irretocável versão cênica de Ernesto Piccolo, que impõe à cena uma dinâmica diversificada, divertida e não raro muito comovente. E tal dinâmica encontrou em Alexandra Richter e Marcelo Valle intérpretes perfeitos, já que exibem ótima contracena, excelente tempo de comédia e notável capacidade de entrega. Aliás, como já dissemos inúmeras vezes ao longo destes 20 anos de crítica teatral, o Brasil pode carecer de tudo, menos de excelentes intérpretes.

Na equipe técnica, Clívia Cohen assina uma cenografia expressiva, que serve tanto para sugerir uma separação como um reencontro. Cao Albuquerque cria figurinos em total sintonia com a personalidade e classe social dos personagens. A luz de Maneco Quinderé tem a simplicidade adequada, sendo eficiente a trilha sonora de Rodrigo Penna. Destacamos ainda a ótima direção de movimento de Márcia Rubin, sem dúvida decisiva para o bom funcionamento de muitas passagens.

A HISTÓRIA DE NÓS 2 - Texto de Lícia Manzo. Direção de Ernesto Piccollo. Com Alexandra Richter e Marcelo Valle. Teatro Vannucci. Quinta a sábado, 21h30. Domingo, 20h.

Um comentário: