quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Teatro/CRÍTICA

"Solteira, casada, viúva, divorciada"

..........................................................
Humor crítico no Café Pequeno

Lionel Fischer


Encenada há 17 anos, "Solteira, casada, viúva, divorciada" foi interpretada por Lília Cabral, que abocanhou o Prêmiio Shell. Agora, duas atrizes - Carolyna Aguiar e Kamila Pistori - dividem os quatro esquetes, escritos por Maria Adelaide Amaral (Solteira"), Noemi Marinho ("Casada"), Luiz Arthur Nunes ("Viúva") e Regiana Antonini ("Divorciada). Em cartaz no Teatro Café Pequeno, a montagem leva a assinatura da atriz Rose Abdallah, em sua primeira direção fora do grupo F. Privilegiados.

Embora tendo como protagonistas mulheres de personalidade e classe social diferenciadas, todas elas possuem alguns pontos em comum, ainda que em diferentes graus: a solidão, o fracasso em seus relacionamentos amorosos e uma certa crença de que o futuro pode reservar momentos mais gratificantes dos que os vividos no passado e no presente. Mas todas as histórias, cumpre registrar, visam obter o riso através de um olhar crítico sobre a realidade das quatro personagens.

Neste sentido, "Solteira" e "Viúva" estão em um nível um pouco acima das outras duas. E Carolyna Aguiar, que as interpreta, consegue explorar todo o potencial das citadas histórias. As outras duas, protagonizadas por Kamila Pistori, são menos engraçadas, o que tornaria imprescindível a presença de uma comediante mais experiente do que Kamila, ainda muito jovem e realizando seu segundo trabalho em teatro. Mesmo assim, a atriz exibe presença e segurança, e certamente com o tempo conseguirá desenvolver seu potencial de humor.

Quanto à direção, Rose Abdalla optou por uma dinâmica cênica bastante simples, praticamente centrada no trabalho das atrizes. Tal opção se revela sensata, pois aqui o que realmente importa é a performance das atrizes e criar marcações em excesso em nada contribuiria para a apreensão dos conteúdos propostos pelos autores. Assim, e em função do que as intérpretes conseguem materializar na cena - em especial Carolyna Aguiar, bem mais experiente do que sua parceira - julgamos muito boa a estréia de Rose Abdallah como diretora.

No que se refere à equipe técnica, Letícia Ponzi assina uma cenografia simples e eficaz, composta basicamente de uma infinidade de bolsas penduradas numa parede ao fundo - e bolsas, como todos sabemos, são praticamente irmãs gêmeas de todas as mulheres. Nello Marrese responde por figurinos em perfeita sintonia com as personalidades retratadas, sendo corretas a iluminação de Daniela Sanchez e a sonoplastia de Gabriel Fomm.

SOLTEIRA, CASADA, VIÚVA, DIVORCIADA - Textos de Maria Adelaide Amaral, Noemi Marinho, Luiz Arthur Nunes e Regiana Antonini. Direção de Rose Abdallah. Com Carolyna Aguiar e Kamila Pistori. Teatro Café Pequeno. Terças e quartas, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário