segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Teatro/CRÍTICA

"Torpedos"


........................................................
Comovente libelo contra a alienação


Lionel Fischer


Se encararmos a globalização de forma bem suscinta, seus dogmas mais sinistros podem ser resumidos aos seguintes: seja o mais egoísta possível, esqueça que existe a palavra "solidariedade" e, de preferência, aos 30 anos já tenha um milhão de dólares em sua conta bancária. Tais premissas, desde que seguidas à risca, dificultam enormemente a comunicação entre as pessoas, praticamente inviabilizam afetos e conduzem à solidão. Assim sendo, a vida perderia seu sentido, desde que a encaremos como uma trajetória em que encontros - de todas as naturezas - são essenciais.
E o presente espetáculo se apóia basicamente nisto: numa desesperada tentativa dos personagens de encontrar algo de mais sólido que justifique sua passagem por este nosso singular planeta. De autoria de Alice Steinbruck, "Torpedos" está em cartaz no Centro Cultural Solar de Botafogo. A autora também dirige o espetáculo e divide a cena com Amaury Lorenzo, Felipe Leopardo e Marcela Coelho.
Composto de seis histórias curtas, o texto aborda com humor, sensibilidade e muitas vezes com grande carga dramática o conturbado universo dos vários personagens, que, embora inseridos em contextos diferentes, exibem parecidos anseios, desejos, carências e perplexidades. Trata-se, sem dúvida, de uma excelente peça, enxuta e objetiva, que prende totalmente a atenção da platéia por seus conteúdos e também pela forma como são materializados.
Alice Steinbruck impõe à cena uma dinâmica em total sintonia com o material dramatúrgico, encontrando soluções diversificadas, criativas, surpreendentes e não raro de grande ousadia. E todos os atores exibem virtudes não muito comuns em intérpretes ainda bem jovens: excelente domínio vocal e corporal, ótima contracena e notável capacidade de entrega. Sem dúvida, estamos diante de um espetáculo que merece ser prestigiado de forma incondicional pelo público carioca e que esperamos que venha a cumprir longa e merecida temporada.
Na equipe técnica, todos os profissionais envolvidos contribuem de forma decisiva para o êxito da presente montagem - Alice Steinbruck (cenário), Orlando Schaider (iluminação), Guilherme Maravilhas (colaboração musical) e Luciana Cardoso (figurinos).

TORPEDOS - Texto e direção de Alice Steinbruck. Com Alice Steinbruck, Amaury Lorenzo, Felipe Leopardo e Marcela Coelho. Centro Cultural Solar de Botafogo. Sexta e sábado, 21h. Domingo, 20h.

Um comentário:

  1. Oi Lionel, tudo bem?

    Em setembro estreia no Rio a peça GORDA, uma comédia dramática com o ator Michel Bercovitch no elenco.
    Fizemos um blog para divulgar a peça, se tiver interesse em saber mais, acesse:
    http://gorda-a-peca.blogspot.com/

    Obrigada!
    Equipe da Gorda

    ResponderExcluir