terça-feira, 18 de agosto de 2009

Singela provinha

Lionel Fischer

Para os leitores habituais da revista Cadernos de Teatro, do Tablado, que infelizmente não foi editada nem no ano passado nem neste, por falta de patrocínio, a coluna Múltipla Escolha não é novidade - e tampouco para os amigos que gentilmente estão acompanhando este blog, já que todas a edições da referida coluna estão aqui publicadas. Mas vamos fingir que não estão. Então, a proposta é a seguinte: virão a seguir 25 perguntas, abrangendo múltiplos campos do teatro. Cada pergunta terá cinco alternativas de resposta. Vamos ver quantas vocês acertam? - sem colar, evidentemente...

* * *

1. Embora não se possa precisar o momento e as circunstâncias exatas que marcaram o nascimento do teatro, consta que ele se deu em Atenas, a mais importante cidade-Estado da Grécia, no século VI A.C. Como terá sido?

a) O tirano Sólon reuniu convidados e dramatizou um de seus poemas
b) Guerreiros alcoolizados improvisaram um jogral para festejar uma conquista
c) Numa carroça que simulava um altar, Téspis disse: "Eu sou Dionísio"
d) O teatro não surgiu em Atenas e sim na Turquia
e) Nenhuma das respostas anteriores

2. A comédia tem sua origem na parte mais alegre do ditirambo. O que era isto?

a) Evento precursor dos futuros programas de calouros
b) Cântico improvisado das primitivas procissões dionisíacas
c) Cantoria com que as prostitutas pretendiam atrair clientes
d) Coro nupcial para festejar bodas ao ar livre
e) Nenhuma das respostas anteriores

3. Embora a maior parte de sua obra se dirija ao público infantil, Maria Clara Machado também escreveu textos para adultos. Um deles é protagonizado por um casal idoso, envolvido numa atividade desconcertante. Você consegue identificar este texto?

a) Os embrulhos
b) As interferências
c) Tribobó-City
d) Um tango argentino
e) O boi e o burro no caminho de Belém

4. Em seu texto À margem da vida, Tennesee Williams impôs à narrativa uma estrutura não convencional. Em que consistia ela?

a) A trama se passava sempre num tempo futuro
b) Todas as cenas eram baseadas no Teatro Nô
c) Várias passagens não continham texto algum
d) O personagem Tom narrava e vivia a história
e) Nennhuma das respostas anteriores

5. Uma das maiores atrizes nacionais de todos os tempos, Cacilda Becker cunhou uma frase que se tornou célebre. Ela estaria relacionada abaixo?

a) O teatro é o reino da sensibilidade
b) Não nos peçam para dar a única mercadoria que temos para vender
c) Encenar dramalhões é conspurcar a arte
d) Nelson Rodrigues é maior que Shakespeare
e) Entrei no teatro pensando em fugir de mim mesma

6. Ele ficou conhecido como o "Molière italiano". Escreveu, dentre outras, as peças Arlequim, servidor de dois amos e Mirandolina. Quem seria?

a) Carlo Goldoni
b) Maximo Cavaliere
c) Domenico Scarlatti
d) Antonio Sachi
e) Nenhuma das respostas anteriores

7. Um dos mais importantes dramaturgos brasileiros, Dias Gomes escreveu uma peça que, transformada em filme, ganharia a Palma de Ouro do Festival de Cannes. Qual seria?

a) A invasão
b) A revolução dos beatos
c) O pagador de promessas
d) O Bem-Amado
e) Nenhuma das respostas anteriores

8. Na opinião de Sábato Magaldi, O rei da vela, de Oswald de Andrade, inaugura uma nova dramaturgia no país. Algumas razões estariam relacionadas abaixo?

a) O texto foi concebido segundo os princípios do Modernismo
b) O texto propõe uma visão desmistificadora do país
c) A caricatura feroz impede qualquer sentimento piegas
d) A paródia substitui a ficção construtiva
e) Todas as respostas estão corretas

9. Um dos fundadores do Tablado está na relação abaixo e foi dele a direção de O moço bom e obediente, primeiro espetáculo exibido no teatrinho do Patronato da Gávea. Você saberia identificá-lo?

a) Aníbal Machado
b) Martim Gonçalves
c) Jorge Leão Teixeira
d) João Sérgio Marinho Nunes
e) Oswaldo Neiva

10. Ao longo do século XIX, os espetáculos teatrais dividiam-se em três partes. Você saberia identificá-las?

a) Tragédia ou ópera/ balé/ farsa
b) Tragédia/ ópera/ balé
c) Tragédia/ pantomima/ balé
d) Ópera/ concerto de câmera/ tragédia
e) Só um ítem está correto

11. No século XVIII, sob a influência da política do despotismo esclarecido do Marquês de Pombal, são construídos teatros na Bahia, Rio de Janeiro, Vila Rica, Recife, São Paulo e Porto Alegre. Com lotação em torno de 300 lugares, esses teatros ficaram conhecidos como:

a) Casa de Ópera
b) Teatro Real
c) Espaço Lírico
d) Sala Imperial
e) Casa das Artes

12. Em 1827, insatisfeitos com o predomínio dos espetáculos que apenas objetivavam o riso, Álvaro e Eugênia Machado fundam o Teatro de Brinquedo. Com que finalidade?

a) Fazer o espectador se emocionar
b) Gerar uma catarse coletiva
c) Provocar um sentimento de indignação
d) Mesclar o pensamento ao riso
e) Nenhua das respostas anteriores

13. Em seus textos, Molière busca os efeitos valendo-se de vários artifícios. Você conseguiria identificar algum na relação que se segue?

a) Contrastes
b) Simetrias
c) Repetições
d) Suspense
e) Todas as respostas estão corretas

14. Nascido em 22 de abril de 1564, em Stratford-upon-Avon, Shakespeare correu sério risco de vida ainda no berço. Você conhece a causa?

a) Problemas respiratórios
b) A mãe de Shakespeare não podia amamentá-lo
c) A cidade foi tomada pela peste
d) A casa onde morava pegou fogo
e) Nenhuma das respostas anteriores

15. Alguns estudiosos acreditam que o mais chocante assassinato, dentre todos existentes nas peças de Shakespeare, ocorre em Romeu e Julieta. Ele envolve personagens abaixo relacionados?

a) Teobaldo e Mercúcio
b) Romeu e a Ama
c) Frei Lorenço e Julieta
d) Escalo e Paris
d) Nenhuma das respostas anteriores

16. Uma das mais significativas contribuições de Bertolt Brecht como teórico foi a criação de um método conhecido como Distanciamento. Algumas de suas características estão aqui relacionadas?

a) Imparcialidade científica
b) Renúncia à identificação
c) Renúncia à empatia
d) Renúncia à ilusão
e) Todas as respostas estão corretas

17. Em sua primeira peça, A paródia, Arthur Adamov fez uma tentativa de dialogar com a neurose, de tornar concretos certos estados psicológicos. Na segunda, A invasão, enveredou por um caminho completamente diverso, tentando retratar...

a) Personagens reais em situações reais
b) A angústia física decorrente da solidão
c) A insuportável ausência de Deus
d) Embates amorosos de um casal paranóico
e) Nenhuma das respostas anteriores

18. Existem muitas formas de se definir o Teatro do Absurdo, muitos modos de encarar o gênero. Algo relativo a ele se encontra abaixo relacionado?

a) Tentativa de chocar o espectador, assustando-o
b) Humor desenfreado e isento de lógica
c) Sensação de que certezas inabaláveis desapareceram
d) Textos fragmentados com estrutura cinematográfica
e) Nenhuma das respostas anteriores

19. No século XVIII, durante o período colonial, os palcos norte-americanos eram dominados por:

a) Peças inglesas
b) Pantomimas
c) Óperas-balada
d) Operetas
e) Nennhuma das respostas anteriores

20. Nos anos 70, Stephen Sondheim introduziu com muito sucesso o chamado "musical conceito". Em que consistia a novidade?

a) Shows construídos em torno de uma idéia
b) Valorização da história
c) Barateamento das produções
d) Só atores politizados eram admitidos
e) Todas as respostas estão erradas

21. Considerado o expoente máximo do teatro naturalista e tido como o pai do teatro moderno, o norueguês Henrik Ibsen (1828-1906) escreveu textos memoráveis. E é de sua autoria um drama duplo, com um total de 10 atos. Ele se encontra na lista abaixo?

a) Romersholm/ Hedda Gabler
b) Um inimigo do povo / O construtor
c) O pato selvagem/ Peer Gynt
d) Imperador/ Galileu
E) Nenhuma das respostas anteriores

22. FARSA

a) Gênero com muitas pretensões intelectuais
b) Humor centrado em atividades físicas e efeitos visuais
c) Ausência total de violência e ritmo acelerado
d) Casamento, leis e negócios jamais são abordados
e) Duas respostas estão corretas

23. PANTOMIMA

a) Originalmente, um entretenimento etrusco
b) Gênero criado em Roma
c) A narração era cantada pelo coro
d) A ação ocorria sob a forma de danças
e) Três ítens estão corretos

24. Nas procissões dionisíacas se transportava o falo. Qual era a sua simbologia?

a) Felicidade conjugal
b) Procriação
c) Virilidade
d) Coragem
e) O ítem B está correto

25. Em sua estrutura definitiva, a comédia se firmou cerca de cem anos depois da tragédia, no século V. A.C. E em sua evolução tiveram grande importância os filiacos. Você sabe quem ou o que eram os filiacos?

a) Instrumentos de sopro
b) Tambores gigantescos
c) Eunucos muito afinados
d) Atores ambulantes
e) Nenhuma das respostas anteriores

2 comentários: