quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PERSONALIDADES - L

LANG, Jack (1939)

Diretor francês, fundou o Festival Mundial de Teatro de Nancy, que durante 20 anos (1963-1983) contribuiu decisivamente para divulgar trabalhos de pesquisa teatral, feitos por grupos como o Bread and Puppet Theater (americano) e o Arena, do Brasil. Desde 1972, Lang dirige o novo Teatro Nacional de Chaillot (antigo TNP), em Paris, em parceria com Antoine Vitez. Em 1981 assume o Ministério da Cultura, promovendo a descentralização teatral, criando centros dramáticos nacionais, renovando a Comédie Française e estimulando as companhias independentes.

LAUGTHON, Charles (1900-1963)

Ator inglês, estreou em 1926 em O Inspetor Geral, de Gogol. Foi membro do Old Vic nos anos 1933-34, onde obteve grande êxito interpretando Lopákin, personagem de O Jardim das Cerejeiras, de Tchecov. Atuou também em várias peças de Shakespeare, dentre elas Enrique VIII, A Tempestade e Macbeth. A partir de 1936 passou a atuar mais no cinema, ainda que retornasse aos palcos algumas vezes, tendo sido marcante sua participação em Galileu, Galilei, de Brecht, direção de Joseph Losey.

LAVELLI, Jorge (1932)

Diretor argentino radicado na França. Começou como ator em seu país e mais adiante fez cursos de interpretação na França com Jacques Lecoq. Encenador extremamente criativo e arrojado, encenou espetáculos de grande repercussão, como O Casamento (Gambrowicz, 1963) e Piquenique no Front (Arrabal, 1965), sendo que sua parceria com a atriz espanhola Nuria Espert rendeu montagens espetaculares, como Dona Rosita, a Solteira (Lorca) e A Tempestade (Shakespeare)

_____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário