quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

STUDIO STANISLAVSKI
TRAZ ROBERTO BACCI, DA FONDAZIONE PONTEDERA TEATRO,
AO RIO PARA DIVERSAS AÇÕES COM A COMPANHIA E PÚBLICO




          A convite do Studio Stanislavski, o italiano Roberto Bacci, que dirige a Fondazione Pontedera Teatro, vem ao Rio de Janeiro para realizar um trabalho direcionado aos atores da companhia e também aberto ao público no Instituto do Ator, localizado na Lapa. No dia 26, às 21h, o diretor coordenará o Grupão Grotowski, que reúne pessoas interessadas em estudar textos de Jerzy Grotowski. No dia 28, às 19h, ele fará uma conferência aberta. As atividades são gratuitas.


          De segunda, dia 23, a quarta, dia 25, o diretor assistirá montagens da companhia. Celina trabalhou como assistente de Roberto em 1988, em Pontedera, e desde então estabeleceu uma parceria que evoluiu em várias direções nestes 24 anos: “este convite tem como principal objetivo apresentar a ele o trabalho que a companhia vem desenvolvendo nos últimos três anos, a partir da inauguração do Instituto do Ator”, explica Celina.


          A companhia apresentará “Dois Jogos: Sete Jogadores” (segunda, 23), “Moscou é uma jaula” (terça, 24) e o work in process do monólogo “Farnese de Saudade” (quarta, 25), dirigido por Celina Sodré com o ator Vandré Silveira, que estreará em março no Sergio Porto, contemplado pelo Prêmio Montagem Cênica, da Secretaria de Cultura do Estado. Bacci também assistirá ao ensaio de “Guerra e Paz”, adaptação livre do clássico de Leon Tolstoi, patrocinada pela Petrobras, que estreará em maio.


          As atividades abertas ao público acontecerão nos dias 26 e 28, no Instituto do Ator. Há dois anos, a companhia organiza encontros semanais para estudar textos de Jerzy Grotowski. Na quinta, dia 26, o Grupão Grotowski será coordenado por Roberto Bacci, que acompanhou de pertíssimo a pesquisa de Grotowski (1933-1999) de 1986 a 1999, período em que abrigou em Pontedera o Workcenter of Jerzy Grotowski. No sábado, dia 28, o diretor encerrará a programação com uma conferência, onde pretende falar sobre a sua experiência como diretor teatral na Itália e no Brasil, já que ele dirige a Casa Laboratório em São Paulo desde 2003.


O Studio Stanislavski é patrocinado pela Petrobras.


Sobre o diretor


          O italiano Roberto Bacci, nascido em Pisa, em 1949, formou-se em História do Teatro na Universidade de Pisa com a tese “Teatro e Alquimia”. Em Pontedera, comuna italiana da região da Toscana, fundou o Centro per la Sperimentazione e la Ricerca Teatrale em 1974. Como diretor artístico, teve contato com artistas como Jerzy Grotowski, Eugenio Barba, Peter Brook, Anatolij Vassil'ev, Raul Ruiz, Julian Beck e Judith Malina, Sanjukta Panigrahi e muitos outros. Dirigiu importantes festivais teatrais na Itália comoFestival Internazionale di Teatro di Santarcangelo di Romagna, Festival InternazionaleVolterraTeatro e Festival Passaggio a Pontedera que, a partir de 2000, passou a se chamar Generazioni. Desde 2002, é diretor artístico de teatro da do Festival Fabbrica Europa, em Florença. De 1976 a 2003 dirigiu, no início com o Piccolo Teatro di Pontedera, depois com a Compagnia Laboratorio di Pontedera espetáculos que foram apresentados na Itália, na Europa, no Brasil e no Oriente Médio. Entre estes, alguns receberam prêmios (como o Prêmio SHELL-SP como melhor diretor) e reconhecimento da crítica especializada. Desenvolve atividade pedagógica com diretores e atores dentro dos cursos de formação promovidos pela Fondazione Pontedera Teatro e junto a institutos italianos e estrangeiros. No Brasil, Roberto Bacci é diretor artístico da Casa Laboratório em São Paulo, desde 2003.


Sobre a companhia


          Patrocinado pela Petrobras e idealizado e dirigido por Celina Sodré, o Studio Stanislavski é um centro de pesquisa e formação teatral que vem desenvolvendo, há 20 anos, um trabalho de investigação centrado na arte do ator e que tem como mestres Constantin Stanislavski e Jerzy Grotowski, com quem Sodré estudou no final dos anos 80. Essa pesquisa gerou a criação e produção de mais de 30 espetáculos apresentados em temporadas e festivais no Brasil e na Europa. Em 1992, Celina foi indicada para o prêmio Shell na categoria especial, pela criação do Projeto Mizanceni, tendo sido indicada para o mesmo prêmio, em 1995, pela continuidade da pesquisa. Em 1996, São Hamlet foi indicado como melhor espetáculo e melhor cenografia (José Dias) para o Prêmio Cultura Inglesa. No ano seguinte, Luisa Pasello foi indicada para o prêmio UBU, na Itália, de melhor atriz pela atuação em Killing Maria. Ainda em 1997, o espetáculo Amor Consciente foi indicado para duas premiações: Cultura Inglesa, de melhor atriz para Beth Goulart e Shell, de iluminação, para Mauricio Cardoso. Celina também é professora de interpretação da CAL - Casa das Artes de Laranjeiras desde 1995. E atualmente é doutoranda da UNIRIO.


          Desde 2008 o Studio Stanislavski tem a sua sede no Instituto do Ator - Instituto de Pesquisa da Arte do Ator, um espaço de apresentações de trabalhos, ensaios e estudos teóricos e práticos, sempre voltados para a arte do ator, seu aprimoramento e especialização. A coordenação é desenvolvida por um grupo de atores e diretores que formam o coletivo de sócios do IA.


Informações ao público:


Instituto do Ator - (21) 2224-8878

Informações para imprensa:


Astrolábio Comunicação


Bianca Senna
bianca@astrolabiocom.com.br


(21) 3065- 1698
(21) 7928-0055





Nenhum comentário:

Postar um comentário