quinta-feira, 23 de julho de 2009

Para você, que teme ousar...

Lionel Fischer


O pequeno artigo que se segue tem por objetivo incentivar os profissionais das artes cênicas ( e, em especial, os atores) a jamais se permitirem o sério risco de se tornarem parasitas de suas próprias conquistas (desde que elas tenham existido, evidentemente), contentando-se em repetir fórmulas que "deram certo".

Extraído de O estrangeiro que dansa - livro que retrata a trajetória do Grupo Odin de 1972 a 1977, publicado na França em 1977 - o fragmento abaixo leva a assinatura de Eugênio Barba, fundador e diretor do grupo até hoje.

Você perde sangue, mas se você se recusa a permanecer estendido numa maca, você vai além, você transpõe a fronteira que leva a uma espécie de terra de ninguém. Atrás de você se estende o território do teatro, diante de você, uma outra fronteira. Você ignora para qual território ela te conduz. Você avança prudentemente, mas com obstinação. Às vezes teus passos te conduzem para trás, na direção da fronteira do teatro, e os sábios e os professores sorriem, aliviados. Às vezes você parece a ponto de desaparecer no horizonte e teu destino parece incompreensível. Quem é você, afinal? Um solitário que desaparece no deserto ou alguém que, avançando, e mesmo que eventualmente se perdendo, chega a traçar uma pista?

E agora uma singela opinião minha: se você não se arrisca a traçar uma pista, não se dispõe a criar uma marca própria e pouco faz além de se deleitar com sua compulsão à repetição, então você me perdôe, mas você não é um ator. É um burocrata do palco.

2 comentários:

  1. É, concordo com você. Não sou ator, sou músico, e acho que essa forma de pensar também vale pra minha área...

    Quanto a responder aos comentários, algumas pessoas respondem comentando no seu próprio blog, o que eu não gosto de fazer no meu, pois você está contando com que a pessoa volte para o mesmo post que ela já leu para ver a sua resposta.
    A maneira mais usual é responder comentando no post mais recente do blog da outra pessoa. Ou caso ela não tenha blog, pode ser por email também, caso este esteja disponível. (Se tratando de comentários, não existe um "reply" como na caixa de email, responder comentários é realmente algo menos prático, haha!)
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi Lionel. SOu o MArcelo Aouila, produtor da peça "A Secretária do presidente", em cartaz no Teatro Cândido Mendes, terças e quartas 21h. Gostaria muito de te convidar para nos assisitir, mas nao sei por onde enviar um convite formal. Meu email é o marcelo@aouila.com.br ou o aouila@uol.com.br
    O site da peça é http://zenobbia.blogspot.com
    Tomara que voce possa nos assistir.
    Abraços!

    ResponderExcluir