segunda-feira, 21 de maio de 2012

DUDA MAIA, HENRIQUE TAVARES E MICHEL BERCOVITCH no CRA



CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES – no Teatro da Pequena Cruzada – Lagoa


          O Centro de Reciclagem de Atores, projeto voltado para a reciclagem e o treinamento continuado de atores profissionais, está oferecendo, de JULHO A SETEMBRO o seguinte workshop:


RECICLAGEM DE ATORES - treinamento para atores profissionais todas as SEGUNDAS das 19h às 22h, na Lagoa.


          O treinamento é estruturado em módulos bimestrais, com 3 diretores/professores diferentes por módulo e ainda conta com uma Noite Aberta para os atores mostrarem trabalhos – esquetes, performances, solos - a produtores de elenco e profissionais da área, totalizando 11 semanas de processo. Além disso, o curso oferece clipping semanal com informações, oportunidades de trabalho, contatos e dicas sobre o mercado de trabalho e desconto para peças.


PROGRAMAÇÃO DA RECICLAGEM DE JULHO A SETEMBRO:


De 09 a 23 de JULHO: aulas com a professora DUDA MAIA


De 30 de JULHO a 13 de AGOSTO: aulas com o diretor HENRIQUE TAVARES


De 20 de AGOSTO a 03 de SETEMBRO: aulas com o diretor MICHEL BERCOVITCH


Dia 10 de SETEMBRO: ensaio Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores


Dia 17 de SETEMBRO: Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores


          O preenchimento das vagas será realizado via seleção de currículo. Para participar os atores devem possuir registro profissional.


           O valor total da Reciclagem será de 660 reais à vista ou duas parcelas de 350 reais.


            Interessados em participar devem enviar currículo para reciclagemdeatores@gmail.com


Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com




SOBRE OS MINISTRANTES DESSE BIMESTRE NO CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:


DUDA MAIA


          Duda Maia é formada pela Escola de Dança Angel Vianna, onde lecionou dança contemporânea durante 13 anos. Foi professora de corpo da CAL – Casa das Artes de Laranjeiras de 1998 até 2008. Atualmente é professora do curso de Pós-Graduação em Preparador Corporal, da Faculdade Angel Vianna.


          Foi bailarina da Lia Rodrigues Companhia de Danças de 1992 até 1996. A partir desta data desenvolveu um trabalho de preparação corporal e direção de movimento para teatro. Foi diretora da Trupe do Passo, companhia de dança contemporânea que se inspirava na cultura popular para realizar as suas criações. Suas obras foram: Acabou-se o que era doce, Cambindas, Matulão e Marlucia, o carneiro, os limões e os peixes. Foi professora de dança e coreógrafa do Atelier Coreográfico – direção de Regina Miranda.


          Foi professora de corpo do projeto Ação da Cidadania, assinando a direção de movimento do espetáculo o Menino no Meio da Rua com direção de André Câmara.


          Participou do projeto Escola Que Vale – da Vale do Rio Doce, com a Lia Rodrigues Cia de Dança dando aulas de corpo para professores do Município, em Parauapebas – PA, em 1998.


          Trabalhou como diretora de movimento com os seguintes diretores: Karen Acioly Ricardo Kosovisk , Mauro Mendonça Filho, Aderbal Freire-Filho, Lucio Mauro Filho, Dudu Sandroni, Bruno Garcia, Michel Bercovitch,Fábio Ferreira, Guel Arraes,Marcelo Mello (Contos e Cantigas Populares - onde ganhou o Mambembe de melhor espetáculo juntamente com Marcelo Mello e Agnes Moço) André Paes Leme, João das Neves, Paulo José.


          Trabalhou como assistente de direção e diretora de movimento nas obras de João Falcão. Assinando os seguintes trabalhos: Homem Objeto, Sexo Frágil (na TV Globo), Rita, A Máquina – (filme), Jackson do Pandeiro-musical, O Pequeno Príncipe, Dhrama – indicado pelo Prêmio APTR 2008 como melhor direção de movimento - Divina Elizeth (São Paulo), Ensina-me a Viver, Mamãe Não Pode Saber. Assinou co-direção do infantil A Ver Estrelas de João Falcão. Fez a direção de movimento de Clandestinos, último espetáculo de João Falcão. Fez a direção de movimento do espetáculo Eu te Amo Mesmo Assim com supervisão de João Falcão.


          É diretora de movimento do grupo Os Surtados com as peças, Surto e O Incrível Segredo da Mulher Macaco.


          Fez o trabalho de coreografia dos números musicais do filme Billi Pig de José Eduardo Belmonte, com estreia marcada para 2012.



HENRIQUE TAVARES


          Henrique Tavares é hoje um dos mais atuantes autores e diretores cariocas. A qualidade de seu trabalho é reconhecida pelo público e pela crítica especializada. Entre seus textos mais recentes estão: “Epheitos Kolaterais - Novas Metamorfoses" (2010); “Cidade Vampira” (2005), em parceria com o escritor Fausto Fawcett; “Cine Teatro Drive-in” (2004), “Telecatch” (2002), indicado ao Prêmio Shell – Categoria Especial, além do aclamado “Barbara não lhe Adora” (2000). Também dirigiu os seguintes espetáculos: “Cowboy” (2012) de Daniela Pereira de Carvalho, “Obsessão” (2012), “Açaí e Dedos” (2010) e “A Arte de Escutar” (2008) de Carla Faour, este indicado ao Prêmio Shell de Melhor Texto; “Inquieto Coração” (2008) de Eduardo Rieche, baseado na obra de Santo Agostinho e “A Força do Destino” (2006) de Nélida Piñon, eleito pelo jornal O Globo como “Um dos Dez Melhores Espetáculos do Ano”.


          Formado em Artes Cênicas pela CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), Rio de Janeiro, Henrique estreou no teatro como autor em 1993, com o texto “De Como Tudo Quase Deu Errado”. No mesmo ano, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Mambembe nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Atriz. Participou como autor convidado do curso de dramaturgia ministrada pela Royal Court Theatre no Brasil. Também foi aluno dos autores Bosco Brasil, João Bethencourt, Lauro César Muniz, Miguel Falabella, de Judith Malina (The Living Theatre), do dramaturgo chileno Marco Antonio de La Parra e do espanhol José Sanches Sinisterra.


          Em parceria com o cineasta Douro Moura, escreveu o roteiro do curta-metragem “Mamãe Tá Na Geladeira”, premiado em 2005 nos Festivais de Cinema de Miami e Belém. Foi professor do grupo “Nós do Morro” e já ministrou aulas de dramaturgia e interpretação no SESC, na CAL, na UniverCidade e na SBAT. Atualmente, Henrique é autor da Rede Globo de Televisão, participa do coletivo de dramaturgos Drama Diário www.dramadiario.com e é roteirista da série “Vampiro Carioca” do Canal Brasil.



MICHEL BERCOVITCH


          Diretor, ator e professor de teatro, atuante em teatro, cinema e televisão. Michel é professor de teatro desde 1990, no Colégio Divina Providência, em seguida no Teatro de Bolso (1991), no Teatro Ipanema (1992-1993), no Café-Teatro Othon (1993), no Centro Laban de Artes do Movimento, e também na Oficina de Artes.

          Em 1993, dirigiu montagem experimental de Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, foi assistente de direção de Antônio Abujamra em O inferno são os outros (Huis clos), de Jean-Paul Sartre. Em 1994 estreou com Felipe Martins a co-direção de O despertar da primavera, de Frank Wedekind. Em 1995 e 96 dirigiu no projeto Prática 95 os seguintes espetáculos: O beijo no asfalto de Nelson Rodrigues, O pagador de promessas, de Dias Gomes e Sonho de uma noite de verão, de Shakespeare. Recebeu onze indicações ao Prêmio Festival de Teatro do Rio de Janeiro.Em 1996, atuou no espetáculo O jovem Törless, de Robert Musil, dirigido por Ivone Hofmann.

          Nesse mesmo ano, fundou a Companhia Prática de Teatro, e o espaço Aquário, espaço cultural. A Companhia estreou O despertar da primavera em 1996, no Teatro Ipanema. Em 1997, dirigiu Nossa cidade, de Thorton Wilder e Titus Andronicus, de Shakespeare. Em 1998, dirigiu e atuou na montagem da peça Muito barulho por nada, de Shakespeare. Em televisão, participou das novelas Perigosas Peruas e O Rei do gado, e na minissérie Chiquinha Gonzaga, da TV Globo. Também participou como ator do filme “Woman on Top”, com direção de Fina Torres e produção da Fox.

          Em 1999 dirigiu o espetáculo O zelador, de Harold Pinter, foi indicado ao Prêmio Shell de melhor diretor e ganhou o Prêmio Bravo! - Revelação 99. Em 2001, estreou Viagem ao centro da Terra, espetáculo itinerante no qual trabalhou como diretor-assistente. O espetáculo foi vencedor na categoria especial do Prêmio Shell neste ano. Colocou em cartaz no Teatro Ipanema e em seguida no Teatro Gláucio Gill, a direção e produção do espetáculo infantil As Aventuras de Tom Sawyer. O espetáculo recebeu os prêmios Maria Clara Machado de Teatro infantil de melhor adaptação, melhor atriz e melhor espetáculo.

          Em 2002 atuou no filme “Lost Zweig” , de Silvio Back e integrou o elenco de Casa de Boneca, de Ibsen, com direção de Aderbal Freire-Filho. Dirigiu a peça Reveillon, de Flávio Márcio, e o novo espetáculo infantil da Cia Prática de Teatro, A Jornada do Rei Artur. Em 2003 esteve em cartaz como ator no espetáculo Zastrozzi, de George Walker, dirigido por Daniel Herz e Selton Mello e também com a direção de O cara que dançou comigo, de Mário Bortolotto. Em 2004, dirigiu as montagens de Assim é se lhe Parece, de Luigi Pirandello e Jogos de Massacre, de Eugène Ionesco, além de participar da turnê nacional de O Zelador. Em 2005, estreiou em seu primeiro longa metragem, Cabra Cega de Toni Venturi, grande vencedor do Festival de Brasília. Filmou Desafinados, de Walter Lima Junior, no papel de Leon. Em 2005 participou do grande sucesso de Walcyr Carrasco, a novela Alma Gêmea, no papel de Ciro.

          Também em 2005 dirigiu a peça ‘ Jogos na hora da sesta”, de Roma Mahieu, que cumpriu temporada no Teatro do Leblon. Em 2006 dirigiu o espetáculo, Beijo no Asfalto, de Nélson Rodrigues na casa de Cultura Laura Alvim, e que também esteve em cartaz em São Paulo e Campinas. Em 2007, foi diretor do premiado texto de Walcyr Carrasco, Êxtase, que realizou turnê pelo país. Participou da novela Paixões Proibidas, da Rede Bandeirantes e dirigiu a peça Hedda Gabler, de Ibsen, no SESC de Copacabana. Participou do longa de Walter Lima, Desafinados, no papel de Leon. Em 2008 participou do Filme O inventor de Sonhos, dirigiu o espetáculo Boca de Cowboy.

          Em dezembro participou de Os Óculos de Pedro Antão, adaptação do conto de Machado de Assis, pela Record. Em 2009, participou do filme Uma professora bem Maluquinha, de Ziraldo e esteve em cartaz na peça Confronto, de Domingos Oliveira, Luiz Eduardo Soares e Márcia Zanelatto, adaptação do livro Elite da Tropa de Luiz Eduardo Soares. O espetáculo cumpriu temporada no SESC Copacana. Estreiou também a peça Gorda, de Neil Labute, no papel de Tony, pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de melhor ator de 2009. A peça fez sua temporada carioca no Teatro das Artes e depois em 2010 seguiu para São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira e depois realizou turnê pelo Brasil. Também em 2010 foi Marcelo Estrada na novela Escrito nas Estrelas. Também dirigiu no SESC Copacabana a peça África de Vicente Sanchez.

          Em 2011 participou da novela das sete da Rede Globo, Morde Assopra, de Walcyr Carrasco. Dirigiu e criou a dramaturgia para Todos os cachorros são azuis, de Rodrigo Souza Leão, que esteve em cartaz no Teatro do Planetário. Também em 2011, dirigiu a peça de João Falcão, Guel Arraes e Karina Falcão, O grande amor da minha vida. Em 2012, participou do longa Engenho de Dentro, de Roberto Berliner, e dirigiu os espetáculos Meu ex imaginário, de Regiana Antonini e Um sonho pra dois, de Rafael Primot.



SOBRE O CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:


          O Centro de Reciclagem de Atores começou a funcionar em maio de 2010 com a missão de treinar, reciclar e manter aquecidos atores profissionais que estão exercendo seu ofício em diversas frentes, como cinema, TV e teatro.


          Em 2 anos de funcionamento o CRA reuniu no Teatro Maria Clara Machado cerca de 300 atores profissionais, que tiveram encontros/aulas com cerca de 30 professores diferentes, gerando trocas artísticas e movimentando a classe. Entre os ministrantes do Centro de Reciclagem, sempre grandes profissionais como Domingos de Oliveira, Amir Haddad, Daniel Herz, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros.


          Neste terceiro ano de funcionamento o CRA cresceu e passou a acontecer no Teatro da Pequena Cruzada, na Avenida Epitássio Pessoa 4866, Lagoa.


          Coordenando o CRA, a diretora geral do Coletivo Clube da Cena, Cristina Fagundes.


Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com














Nenhum comentário:

Postar um comentário