terça-feira, 22 de maio de 2012

Nelson Rodrigues inventou o óbvio

Arnaldo Jabor


          Os cem anos de Nelson Rodrigues estão sendo celebrados por muita gente que o criticou em vida e hoje o glorifica. Tanto as depreciações quanto alguns louvores são descabidos. Ele não era nem pornográfico nem um escritor aspirando à condição de estátua. Nelson adorava elogios, mas odiava os "medalhões".

          Nelson Rodrigues é importante como inventor de linguagem. A importância de sua obra está onde ela parece "não ter" importância. Onde ela é menos "profunda" - ali é que se encontra uma qualidade rara. Era fácil (e justo) considerar "gênios" homens como Guimarães Rosa ou Graciliano Ramos, mas Nelson nunca coube nos pressupostos canônicos. Sua obra é um armazém, um botequim geral, uma quitanda de Brasil.

          Formado nas delegacias sórdidas, vendo cadáveres de negros "plásticos e ornamentais", metido no cotidiano marrom do jornal do pai, Nelson flagrou verdades imortais que estavam ali, no meio da rua, na nossa cara, e que ninguém via.

          Uma vez ele me disse: "Se Deus perguntar para mim se eu fiz alguma coisa que preste na vida, eu responderei a Deus: 'Sim, Senhor, eu inventei o óbvio!'".

          Filho do jornalismo policial, Nelson desconstruía o pedantismo tão comum entre nossos escritores.

          Uma vez ele me disse ao telefone que o "problema da literatura nacional é que nenhum escritor sabe bater um escanteio": ensolarada imagem esportiva para definir literatos folgados. Até hoje, muita gente não entendeu que sua grandeza está justamente na observação dos delírios do cotidiano.

          A faxina que Nelson fez no teatro e depois na prosa é semelhante à que João Cabral fez na poesia. Nelson baniu as metáforas a pontapés "como ratazanas grávidas" e criou antimetáforas feitas de banalidades condensadas. "A poesia está nos fatos", como escreveu Oswald de Andrade no "Pau Brasil". Pois é, Nelson também odiava metáforas gosmentas. Sua iamegns não aspiravam ao "sublime". Exemplos:

"O torcedor rubro-negro sangra como um César apunhalado"

"A mulher dava gargalhadas de bruxa de disco infantil"

"Seu ódio era tanto que ele dava arrancos de cachorro atropelado"

"A bola seguia Didi com a fidelidade de uma cadelinha ao seu dono"

"O juiz correu como um cavalinho de carrossel"

"O sujeito vive roendo a própria solidão como uma rapadura"

"Somos uns Narcisos às avessas que cuspimos na própria imagem"

"Vivemos amarrados no pé da mesa bebendo água numa cuia de queijo palmira"

"Hoje o brasileiro é inibido até para chupar um chicabon".

          Visto por ele, tudo boiava no mistério: os ovos coloridos de botequim, as falas dos "barnabés", as moscas de velório no nariz do morto. Nelson fazia a vida brasileira ficar universal, não por grandes gestos, mas pelo minimalismo suburbano que ele praticava. E o sublime aparecia na empada, na sardinha frita ou no torcedor desdentado.

          Sua obra é um desfile de tipinhos anônimos, insignificantes - nisso aparecia sua grandeza desprezada. São prostitutas bondosas, cafajestes poéticos, canalhas reluzentes, vagabundos épicos, sobrenaturais de almeida, adúlteras heroicas e veados enforcados. Ele me dizia: "O que estraga a arte é a unidade".

          Ele dava lições de arte e literatura: "Enquanto o Fluminense foi perfeito, não fez gol nenhum. A partir do momento em que deixou de ser tão Flaubert, os gols começaram a jorrar aos borbotões, pois a obra-prima no futebol e na arte tem de ser imperfeita". Existe coisa mais "contemporânea"?

          Gilberto Freyre sacou sua "superficialidade profunda", assim como André Maurois entendeu que a genialidade de Proust era "a épica das irrelevâncias". E isso é muito saudável, num país onde ninguém escreve um bilhete sem buscar a eternidade.

          Nunca deixava a literatura prevalecer sobre a magia dos fatos. Sempre um detelhe inesperado caricaturava os dramas. No meio da tragédia, vinha a gíria; no suicídio - o guaraná com formicida; no assassinato - a navalhada no botequim; na viuvez - o egoísmo; nos enterros - a piada.

          Uma vez contou-me que viu uma família esperando num hospital a notícia sobre um filho atropelado. "Morreu ou não?", afligiam-se todos, vistos pelo Nelson através do vidro do corredor. Viu o médico chegar e dizer que o menino tinha morrido. "Eu vi pelo vidro. Não ouvi um som. A família começou a se contorcer em desespero. Pai, mãe, tios gritavam e, através do vidro, pareciam dançar. Pareciam dançar um mambo. Daí, eu concluí a verdade brutal: a grande dor dança mambo".
_____________________
Parte da crônica publicada em 22/05/2012 no jornal O Globo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário