Teatro/ CRÍTICA
"Respira"
..............................................................
Sensível e original montagem
Lionel Fischer
"É sobre viver, buscar o ar, olhar em volta, seguir adiante, se manter vivo, em movimento, trocar de pele. É sobre abrir os caminhos, ocupar os espaços e tomar a alegria de volta". Este trecho, extraído do ótimo release que me foi enviado pelo assessor de imprensa Ney Motta, sintetiza as premissas essenciais do presente espetáculo, "Respira", em cartaz na Arena do Sesc Copacabana. Tendo como material dramatúrgico o poema "Jardins", de Ericson Pires, a montagem leva a assinatura de Renato Rocha, estando o elenco formado pelos artistas criadores / Performers Camila Doring, Carol Dunham, Carol Pucu, Claudia Wer, Dani Barbosa, Daniel Bouzas, Eduardo Ibraim, Gabrielle Novello, Maria Cândida Portugal, Miguel Kalahary, Nina Rodrigues, Raquel Polistchuck, Renan Fidalgo, Tatyane Meyer e Thaisa Santoth.
O presente trabalho não se insere nos padrões convencionais de dramaturgia, posto que não prioriza o conflito entre os personagens. Até porque estes inexistem aqui. Na realidade, estamos diante de estados coletivos que se materializam em três blocos. No primeiro, o que predomina é a sensação de desemparo, sufocamento, como se o ato de respirar demandasse exaustivo esforço. No segundo, é visível a tentativa de transcender o estado anterior, e então o ritmo se acelera e todos os intérpretes (assim como a plateia) são estimulados a respirar - este segmento tem como mola propulsora, ao que me parece, o citado poema "Jardins", proferido com furor por uma atriz. Finalmente, uma vez ultrapassadas a angústia e a não aceitação da mesma, tudo se converte em uma grande festa, estimulada por deliciosa e diversificada trilha sonora, da qual a plateia participa com total entusiasmo.
Dentre os muitos méritos desta montagem, cabe destacar a expressividade das marcações, a alternância de tempos rítmicos e o elaborado universo gestual desenhado com grande sensibilidade por Valéria Martins e executado de forma primorosa pelo elenco. Este, por sinal, contracena de forma visceral em todos os momentos, o que só é possível quando a mútua confiança é irrestrita, assim como a crença absoluta na validade do projeto. A todos, portanto, parabenizo com o mesmo entusiasmo.
Na equipe técnica, considero irrepreensíveis as colaborações de todos os profissionais envolvidos neste mais do que oportuno projeto - Daniel Castanheira (Instalação sonora), Valéria Martins (Direção de movimento), Renato Machado (Iluminação), Renato Rocha (Direção de arte), Claudia Wer (Produção de objetos artísticos), Breno Buswell (Vídeos), Rico Villarouca (Direção técnica do audiovisual), Valéria Martins (Colaboração artística), Marcio Vito (Colaboração textual), Carolina Virguëz (Participação textos em off) e O Aramista (Máscaras eletroluminescentes).
RESPIRA - Direção de Renato Rocha. Com o Núcleo de Artes Integradas (NAI). Arena Sesc Copacabana. Quinta a domingo às 19h.