sábado, 20 de fevereiro de 2010

Teatro/CRÍTICA

"As conchambranças de Quaderna"


.....................................................
Textos de Suassuna em ótima versão


Lionel Fischer


Ao contrário do que costuma ocorrer, aqui estamos diante de dois textos curtos de Ariano Suassuna, ao que parece inéditos. No primeiro, a trama gira em torno do casamento de duas irmãs, no mesmo dia, que sofre múltiplos percalços porque o noivo de uma delas resolve casar com a outra. No segundo, uma mulher faz um pacto com o Diabo para que este leve para o inferno o esposo que a traíra e a amante, sendo as duas histórias costuradas pelo narrador Quaderna, principal personagem do romance de Suassuna A pedra do reino.

Eis, em resumo, os enredos de As conchambranças de Quaderna, atual cartaz do Teatro Sesc Ginástico. Inez Viana assina a direção do espetáculo, estando o elenco formado por Leonardo Brício, Dani Barros, Débora Lamm, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendel, Junior Dantas e Viviane Câmara, que dividem o palco com os músicos Thais Ferreira e Guilherme Bedran.

Como de hábito, Suassuna cria ótimos personagens, assim como tramas que, numa certa medida, nos remetem às farsas medievais, cuja estrutura repousa quase sempre na astúcia do protagonista e em sua habilidade de, após muitas confusões, resolvê-las de forma satisfatória. Além disso, cabe ressaltar a agilidade dos diálogos e a profussão de expressões tipicamente nordestinas, sempre saborosas e, no presente caso, algumas provavelmente inventadas pelo autor.

Com relação ao espetáculo, Inez Viana impõe à cena uma dinâmica vertiginosa, repleta de marcações imprevistas e divertidas, invariavelmente materializadas na cena de forma impecável pelo numeroso elenco. Este, por sinal, evidencia enorme prazer e competência na criação dos muitos personagens, além de exibir deliciosa contracena.

Neste sentido, seria um tanto injusto particularizar algum desempenho, dada a uniformidade e excelência do conjunto. Mas como eventuais injustiças fazem parte da natureza humana - e, salvo monumental engano de minha parte, pertenço à espécie humana - me é impossível não destacar as hilárias e versáteis participações de Leonardo Brício (Quaderna), Dani Barros (Comadre Perpétua e Dona Júlia Souza), Débora Lamm (Mercedes e Carmelita) e Ricardo Souzedo (Cumpadre Corsino e Doutor Juiz Rolando Sapo).

Na ficha técnica, destacamos com o mesmo entusiasmo a linda cenografia de Nello Marrese, os criativos figurinos de Flávio Souza, a expressiva iluminação de Renato Machado e a direção musical de Marcelo Alonso Neves, sem dúvida elementos de fundamental importância para o inquestionável sucesso desta mais do que oportuna e divertida empreitada teatral.

AS CONCHAMBRANÇAS DE QUADERNA - Texto de Ariano Suassuna. Direção de Inez Viana. Com Leonardo Brício, Dani Barros e outros. Teatro Sesc Ginástico. Quinta a domingo, 19h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário