segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Teatro/CRÍTICA

                                  "Adultério"

...............................................................
Festivas traições no Gláucio Gill


Lionel Fischer


Para comemorar os 18 anos de existência da Cia. Atores de Laura, os integrantes da mesma escolheram um tema que nasceu com o homem: o adultério. Ao mesmo tempo, inspiraram-se em Pirandello para criar uma escrita em que realidade e ilusão a todo momento se confundem, para tanto estabelecendo uma estrutura narrativa que  constrói e desconstrói a cena, assim gerando no espectador uma permanente dúvida no que concerne à fronteira entre o real e o imaginário.

Dividido em 14 cenas - "Altar", "Triângulo amoroso", "O DVD", "A surra", "Açúcar ou adoçante", "Aula de piano", Casal gay", "Dois policiais", Mamãe chegou", Amante virtual", Monólogo na secretária eletrônica", Jantar romântico", "O ensaio" e "Outro triângulo amoroso" - o texto de autoria do grupo chega à cena (Teatro Gláucio Gill) com dramaturgia final e direção assinadas por Daniel Herz e elenco formado por Ana Paula Secco, Anderson Mello, Leandro Castilho, Marcio Fonseca, Paulo Hamilton e Verônica Reis.

"Dezoito anos não são dezoito dias", diria alguém dotado  de acaciana perspicácia. Mas realmente não são. Então, nada mais natural que uma data tão festiva, que traz implícita uma espécie de rito de passagem para a maioridade, fosse comemorada em grande estilo. E é o que ocorre com esse espetáculo tão pertinente quanto divertido.

O texto de Herz aborda, sempre lançando mão de um humor crítico, uma série de situações amorosas em que a traição se materializa. Ao mesmo tempo, como já foi dito, brinca com a platéia num permanente jogo de ilusão e realidade, valendo-se de marcações tão imprevistas quanto criativas. Assim sendo, o resultado só poderia ser um espetáculo delicioso, à altura de um grupo de fundamental importância para o teatro carioca.

Com relação ao elenco, todos os profissionais que estão em cena - em sua maioria, ainda bem jovens - exibem atuações irretocáveis, entregando-se com competência, paixão e extrema alegria à tarefa de dar vida a múltiplos personagens. Para quem os viu, como eu, iniciar suas trajetórias artísticas mal saídos da adolescência, é com imenso prazer que constato seu ininterrupto amadurecimento, o que me faz desejar que sigam em frente sempre com a mesma determinação e seriedade até aqui exibidas.

Na equipe técnica, destaco com o mesmo entusiasmo os trabalhos de todos os profissionais envolvidos nesta mais do que oportuna e festiva empreitada teatral - Aurélio de Simoni (iluminação), Patrícia Muniz (figurinos), Fernando Mello da Costa e Rostand de Albuquerque (cenografia), Lucas Marcier (trilha sonora), Mauricio Grecco (programação visual), Marcia Rubin (direção de movimento) e Evelyn Dziter - esta última inaugura uma nova categoria, sem dúvida imprescindível: a de consultora psicanalítica!

ADULTÉRIO - Texto e direção de Daniel Herz. Com a Cia. Atores de Laura. Teatro Glaucio Gill. Sábado e domingo, 21h. Segunda, 20h.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário