quarta-feira, 23 de maio de 2012

LEITURA DRAMATIZADA DO TEXTO “POLACA!”, DE RENATA MIZRAHI, DIA 31 DE MAIO, NO TEATRO SERRADOR



Orientação de dramaturgia e direção de Moacir Chaves


          Autora das peças infantis Joaquim e as estrelas e Francisco e o Mundo, Renata Mizrahi apresenta texto adulto e inédito. Polaca! terá leitura dramatizada no Teatro Serrador, quinta-feira, dia 31 de maio, às 21h. A orientação do texto e a direção da leitura são do diretor Moacir Chaves, com Ana Barroso, Diego Molina, Fernando Lopes Lima, Mônica Biel, Kassandra Speltri, Edson Zille e Gabriela Estevão no elenco.


          Um jantar judaico é o pano de fundo para a discussão de diversas questões, como o preconceito nos dias atuais, as relações familiares, os conflitos de gerações e opiniões. O resultado é um texto com boa dose de humor ácido e perturbador. O texto foi escrito após um longo processo de pesquisa da autora, que teve como tema as judias polacas no Rio de Janeiro. O projeto foi realizado com o patrocínio do Governo do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura - Edital Apoio à Pesquisa e Criação Artística 2010.


          Sinopse: Uma noite, durante o jantar de uma família de origem judaica. Ao contar sobre sua nova pesquisa – as judias polacas no Rio de Janeiro –, a jovem Clara se surpreende com os preconceitos de sua avó, Esther, que não admite que esse tema seja discutido no jantar. Mas uma grande revelação durante a noite faz a avó repensar a postura que dominou toda sua vida.


          Sobre a autora: Renata Mizrahi é dramaturga e roteirista, formada em Artes Cênicas pela UNIRIO. Participou da Oficina de Autores da Rede Globo e integrou a equipe de TV da Conspiração Filmes. É fundadora da Companhia Teatro de Nós e escreve para www.dramadiario.com. Foi vencedora do Prêmio Zilka Salaberry 2010, na categoria Melhor Texto, pela peça Joaquim e as Estrelas. Ganhou a bolsa de dramaturgia da SEC RJ para escrever o projeto dramatúrgico Polaca! Foi finalista do concurso nacional de dramaturgia infantil Ana Maria Machado 2009 com “Joaquim e as Estrelas”, contemplado com patrocínio da Oi Futuro 2010.


          Escreveu também as peças Francisco e o Mundo, Cuide bem das Orquídeas, Rua dos Sonhadores, Nada que eu disser será suficiente até que o sol se ponha e 5 Atos. Em parceria com Julia Spadaccini, escreveu Um dia Anita e, com Fernando Caruso e César Amorim, Lar... Outros textos ainda inéditos de Renata são: Betty Davis e a Máquina de Coca-Cola (com Jô Bilac – estreia em agosto), Coisas que a gente não vê (estreia em outubro), Os sapos e O aviador.


SERVIÇO: Leitura dramatizada “Polaca!”


Local: Teatro Serrador


Endereço: Rua Senador Dantas, 13 - Cinelândia


Data: quinta-feira, dia 31 de maio de 2012


Horário: às 21h


ENTRADA FRANCA


Duração: 60 minutos


Classificação etária: 12 anos


Capacidade de público por sessão: 340 pessoas


Informações: (21) 2220-5033 (Teatro Serrador)











Nenhum comentário:

Postar um comentário