quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Comédie-Française: 
uma tradição teatral sempre em renovação

Excelência artística, sua história secular e sua trupe unida sob o lema "Simul e singulis (todo e cada um em particular) dão renome mundial à Comédie-Française. Somente no teatro estatal da França localizado no coração de Paris.

Muitas vezes, erroneamente, atribuímos a criação da Comédie-Française (Comédia Francesa) a Molière. No entanto, Jean-Baptiste Poquelin já havia morrido há sete anos, quando, em 1680, Luís XIV impõe às trupes de comédia com sede em Paris que trabalhem juntas. O objetivo era aproveitar o monopólio da representação em francês.

Poucos meses depois, os atores do Hôtel de Bourgogne e do Hotel Guénégaud (trupe Molière liderada pelo seu ex-filho espiritual Charles, disse Jack La Grange) fizeram sua primeira apresentação junto. A Colmeia, um símbolo da criatividade abundante da Comédie-Française, nasceu!

Instalada na rue de Richelieu desde 1799, a Comédie-Française desde então adicionou outros dois lugares: o Théâtre du Vieux Colombier (300 lugares inaugurados em 1993) e o Studio Théâtre (136 lugares inaugurados no interior do Carrousel du Louvre em 1996). Duas estruturas de programas independentes, mas sempre complementares estão na programação da sala Richelieu.

Dirigida desde 2006 por Muriel Mayette, a Comédie-Française conta com 397 profissionais permanentes, inclusive 57 atores. Ha atores societários (pertencem à Sociedade de Atores Franceses) dentre os quais os mais conhecidos são Denis PodalydèsLaurent Stocker e Guillaume Gallienne. Mas também há atores, a maioria moradores, que são do Conservatoire.

Antes de mais nada, o teatro de criação, a Comédie-Française,  também tem a missão de conservação e recuperação de repertório. Um repertório onde Molière ocupa um lugar privilegiado como qualquer outro; desde o nascimento da Comédie-Française, suas obras foram representadas quase 34 mil vezes! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário