terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Cineasta Ana Carolina é homenageada na
13ª Mostra do Filme Livre
Filmes de Ana Carolina serão exibidos e a homenageada participará de debate nos CCBBs do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília
 A cineasta paulistana Ana Carolina será a homenageada deste ano na 13ª edição da Mostra do Filme Livre - MFL, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (12 de março a 4 de abril),Brasília (9 a 27 de abril ) e São Paulo (14 de maio a 8 de junho).
Com quase 40 anos de carreira e proveniente do cinema documentário, Ana Carolina é reconhecida por ser uma das cineastas mais potentes e originais do Brasil. Uma artista subversiva, movida a paixão pelo cinema independente, que segundo ela sempre esteve em primeiro plano. Não abro mão de trabalhar meus filmes de forma independente, com equipe e atores que sejam meus amigos.” Comentou a cineasta.
 Ana Carolina começou sua vida profissional em São Paulo, trabalhando como fisioterapeuta.  Teve passagem pela Faculdade de Ciências Sociais e em seguida veio o cinema partindo de um gosto natural - “O Cinema é como futebol. Todo mundo gosta e acha que sabe jogar” comentou. Ela estudou na Escola Superior de Cinema São Luiz, na capital paulista. Seus primeiros filmes, realizados no final dos anos 60, foram curtas-metragens que abordavam a realidade brasileira.
 Na década de 70, dirigiu seu primeiro longa-metragem: O documentário “Getúlio Vargas”. Mas foi com a trilogia composta por Mar de Rosas (1977), Das Tripas Coração (1982) e Sonho de Valsa (1987) que a cineasta ficou conhecida. Realizados num período de 10 anos, os filmes falam sobre a luta da mulher por sua liberdade individual. “Eu convivo com a condição feminina desde que eu nasci. Meus filmes abordam primordialmente assuntos relacionados ao exercício do Poder. É sempre mais fácil perceber que a complexidade da condição feminina inclui e se revela na submissão ao Poder.” Disse a cineasta, que completa “Aí então vai perceber que eu não estou falando de mulher, estou falando de Poder”.
 Sua última produção, “A Primeira Missa”, tem estreia no Brasil prevista para março de 2014. Um longa-metragem com coprodução luso-brasileira em parceria com o produtor José Fonseca e Costa.  O filme tem a participação especial de Fernanda Montenegro, Rita Lee e Arrigo Barnabé.  A produção veio dez anos depois de “Gregório de Mattos”. Sobre a nova produção ela diz - “A minha inspiração vem da tragicomédia ácida que é o nosso cotidiano”.
Durante a Mostra do Filme Livre, Ana Carolina participará de debate após a exibição do filme “Das Tripas Coração”. Sobre a MFL e a homenagem, ela comentou: Eu acho 100% importante e necessário que exista esse tipo de mostra onde o cinema independente se manifesta. Me sinto muito honrada, feliz e com a certeza que são essas iniciativas que dão sentido ao meu trabalho.”
 Confira os dias e horários de cada debate com a cineasta Ana Carolina:
 CCBB Rio de Janeiro
Debate após a sessão do filme “Das tripas coração”, sábado, 15-03 às 18h no cinema 1 do CCBB;
 CCBB Brasília
Debate após a sessão do filme “Das tripas coração”, domingo, 13/04 às 19h45 no cinema do CCBB;
 CCBB São Paulo
Debate após a sessão do filme “Das tripas coração”, domingo, 18/05 às 19h no cinema do CCBB;
 Mais informações:
 SERVIÇO
13ª Mostra do Filme Livre – MFL 2014
 Rio de Janeiro
12 de março a 04 de abril
Centro Cultural Banco do Brasil
Local: Cinemas I e II (99 e 50 lugares)
Entrada franca

Centro Cultural Banco do Brasil – Rio de Janeiro
R. Primeiro de Março, 66 - Centro
21 3808 2020
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_rj
Brasília
09 a 27 de abril
Centro Cultural Banco do Brasil
Cinema (70 lugares)
Entrada franca - mediante retirada de senha com uma hora de antecedência

Centro Cultural Banco do Brasil - Brasília
SCES, Trecho 2, Conj. 22
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_df
facebook.com/ccbb.brasilia


São Paulo
14 de maio a 8 de junho
Centro Cultural Banco do Brasil
Cinema (70 lugares)
Entrada franca - mediante retirada de senha com uma hora de antecedência

Centro Cultural Banco do Brasil – São Paulo
R. Álvares Penteado, 112, Centro
Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô
11 3113 3651 / 11 3113 3652
www.bb.com.br/cultura
www.twitter.com/ccbb_sp
www.facebook.com/ccbbsp
 Guilherme Whitaker
Produção Audiovisual
(21) 986973200
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário