quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Teatro/CRÍTICA

"Cabaré Foguete"

............................................................................
Divertida montagem no Café Pequeno


Lionel Fischer


Após passar sua infância e adolescência numa pequena cidade do interior do Paraná, onde vivenciou suas primeiras experiências lúbricas, Ana Foguetinho chega ao Rio de Janeiro e é logo assaltada. Sem muitas opções, acaba enveredando para a prostituição, atividade que exerce sem maiores problemas. E é a história da protagonista que nos é contada neste curioso cabaré, sendo a mesma iniciada quando Ana Foguetinho, na primeira cena do espetáculo, conta aos pais de seu noivo (que não são vistos) um pouco do que lhe aconteceu no passado.

Após ser exibido em 2014 na Sede das Cias, "Cabaré Foguete" acaba de iniciar nova temporada no Teatro Café Pequeno. Ivan Sugahara e Gustavo Damasceno assinam direção e dramaturgia (esta com a colaboração de Valéria Motta), estando o elenco formado por Nara Parolini (Ana Foguetinho), Rita Fischer (Apresentadora), Joel Vieira (Mestre de Cerimônias), Catarina Saibro (responsável por grande parte dos números musicais) e Thiago Ristow (marido de Ana Foguetinho). Além dos citados personagens, os atores dão vida a muitos outros, dividindo o palco com a Banda Héteras, composta por Antônio Ziviani, Breno Góes, Felipe Ridolfi e Pedro Leal David. 

Mais do que detalhar a história da protogonista, tenho a impressão de que a proposta fundamental do texto é enfatizar não apenas o papel fundamental que o sexo representa em nossas vidas, mas também a possibilidade de usufruirmos, sem nenhuma culpa, uma série de sensações que normalmente preferimos ocultar. Neste sentido, e embora o humor seja a tônica, é possível que a premissa básica dos dramaturgos tenha sido a de nos propor uma séria e salutar avaliação de nossos preconceitos, sejam eles de natureza sexual ou não.

Com relação ao espetáculo, é inegável que os diretores conseguiram impor à cena uma dinâmica sem dúvida muito divertida, exibindo soluções não raro muito criativas. Ainda assim, acredito que o espetáculo poderia ter um tempo de duração menor - algumas cenas se alongam em demasia, em especial o prólogo, e talvez algumas canções não precisassem ser cantadas inteiras. No tocante ao elenco, todos os intérpretes valorizam com humor e sensibilidade os muitos personagens que interpretam, evidenciando talento e grande versatilidade.

Na equipe técnica, considero de grande profissionalismo as contribuições de todos os profissionais envolvidos nesta curiosa e divertida empreitada teatral - Banda Héteras, Kelly Siqueira (direção de movimento), André Sanches (cenografia), Tarsila Takahashi (figurinos) e Ricardo Grings (iluminação).

CABARÉ FOGUETE - Texto e direção de Ivan Sugahara e Gustavo Damasceno. Com Catarina Saibro, Joel Vieira, Nara Parolini, Rita Fischer e Thiago Ristow. Teatro Café Pequeno. Sexta a domingo, 20h.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário