quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Teatro/CRÍTICA

"Nordestinos"

........................................................
Delicioso encontro no Sesi



Lionel Fischer



Em cena, quatro atores nordestinos que vivem e trabalham no Rio de Janeiro, o mesmo ocorrendo com o responsável pela direção. E o que fazem os tais atores? Encenam diversas histórias de nordestinos (recebidas através de cartas) que decidiram migrar do Nordeste para o Rio ou São Paulo em busca da realização de seus sonhos. 

Eis, em resumo, o contexto em que se dá "Nordestinos", em cartaz no Teatro Sesi. Walter Daguerre responde pela dramaturgia, Tuca Andrada pela direção e Alexandre Lino pelo argumento e idealização do projeto. No elenco, Alexandre Lino, Erlene Melo, Paulo Roque e Rose Germano.

Diante de um material tão rico e diversificado, Walter Daguerre conseguiu costurar as histórias selecionadas de forma a chegar a um produto final que mescla dramaturgia e jogo, já que são encenadas pequenas histórias e ao mesmo tempo o elenco estabelece uma relação direta com a plateia, afetuosamente convidada a participar de uma grande festa. 

Impregnado de humor e lirismo, "Nordestinos" recebeu ótima versão cênica de Tuca Andrada. Impondo à cena uma dinâmica ao mesmo tempo simples e sofisticada, impecável no tocante aos tempos rítmicos e sempre ressaltando a garra nordestina e sua inata alegria, o encenador exibe o mérito suplementar de haver extraído ótimas performances do elenco. Inteiramente à vontade dentro do universo retratado, Alexandre Lino, Erlene Melo, Paulo Roque e Rose Germano possibilitam à plateia um delicioso encontro com personagens plenos de humor e humanidade.

Na equipe técnica, Alexandre Elias responde por excelente direção musical, a mesma excelência presente na iluminação de Renato Machado e na cenografia e figurinos de Karlla De Luca. Cabe também destacar a ótima preparação corporal e direção de movimento de Paula Feitosa.

NORDESTINOS - Texto de Walter Daguerre. Direção de Tuca Andrada. Com Alexandre Lino, Erlene Melo, Paulo Roque e Rose Germano. Teatro Sesi. Quinta a sábado, 19h30.


Nenhum comentário:

Postar um comentário