sexta-feira, 25 de novembro de 2016

FESTIVAL DE TEATRO DO RIO CHEGA A SUA 20º EDIÇÃO E HOMENAGEIA JOSÉ CELSO MARTINEZ, LÍDER DO TEATRO OFICINA. ESTE ANO, SERÃO DISTRIBUÍDOS MAIS DE 50 MIL REAIS EM PRÊMIOS. 
De 01 a 17 de dezembro, com apresentações gratuitas na Sala Baden Powell, Cidade das Artes, Cinelândia, Madureira, Praça Mauá e Paquetá.

Um dos eventos teatrais mais antigos do Rio de Janeiro, o Festival de Teatro do Rio, tornou-se referência para classe, estudantes e público em geral. Nesta edição, o objetivo é realizar um evento com o maior alcance de público de sua história, com uma programação de qualidade, estímulo à linguagem teatral e intercâmbio. Em sua 20ª edição, o Festival terá duração de 16 dias e contará com a participação de diversos grupos do país, apresentando espetáculo consagrados, como “Estamira”, Mercedes, Amor, Te e “Em um lugar chamado lugar nenhum, entre outros. 

Serão duas semanas de apresentações gratuitas de peças, esquetes, debates, oficinas e atividades teatrais, com expectativa de receber pessoas das Zonas Centro, Sul, Norte e Oeste da cidade. O evento oferece a toda sociedade um panorama do que há de melhor na nova cena teatral.

O HOMENAGEADO

Em 2016, o Festival irá homenagear José Celso Martinez, grande ícone do teatro brasileiro. Diretor, autor e ator, destacado encenador da década de 1960, inquieto e irreverente, líder do Teatro Oficina, uma das companhias mais conectadas com o seu tempo. Uma das pessoas mais importantes ligadas ao teatro, seu trabalho é visto com antropogáfico. Por experimentar formas ousadas de se realizar uma peça teatral, Zé Celso já se viu entre críticas sensacionalistas. 

Construiu um dos mais originais percursos dos palcos brasileiros. É, provavelmente, a personalidade criativa mais forte do teatro brasileiro. Foi, em todo o caso, o encenador mais aberto a ideias ousadas e sempre renovadas, capaz de realizar, a partir delas, espetáculos surpreendentes, generosos, provocantes, excepcionalmente inventivosAtualmente, Zé Celso, como é conhecido, se intercala entre cinema e teatro.

A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Entre os prestigiados em edições anteriores estão: Domingos de Oliveira, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Maria Clara Machado, Milton Gonçalves, Nathália Timberg, Paulo José, Renata Sorrah, Laura Cardoso, Tônia Carrero e Sérgio Britto, além do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e do Retiro dos Artistas.


MOSTRAS COMPETITIVAS

Para compor as Mostras Competitivas, foram selecionados, 9 trabalhos de cenas longas, peças com no mínimo 45 minutos, e 16 cenas curtas, além de esquetes com no máximo 17 minutos. Os espetáculos serão apresentados na Cidade das Artes e avaliados por um corpo de cinco jurados, além do voto popular. As obras serão indicadas e premiadas nas categorias (para cenas longas e curtas, cada):

           Melhor Espetáculo Teatral
           Melhor Espetáculo Teatral pelo Júri Popular
           Melhor Texto
           Melhor Direção
           Melhor Ator
           Melhor Atriz
           Visualidade (cenário, luz e figurino)

O Festival de Teatro do Rio é o único evento do gênero realizado há mais de 17 anos na cidade. Sua relevância cultural está diretamente ligada à sua vocação de valorizar pequenas companhias e grupos teatrais, desenvolver, fomentar e difundir as artes cênicas no Brasil, a partir da promoção do intercâmbio entre artistas, produtores,
diretores, estudantes e intelectuais.

O Festival também proporciona o desenvolvimento de ideias, a partir do contato, da resposta e do debate com o público. 

São oportunidades excelentes de exercício e experimentação, que podem indicar caminhos futuros de espetáculos e linguagens transformadores.

O evento dá a oportunidade a pequenos grupos teatrais de se apresentarem em espaços consagrados do teatro carioca submetendo-se ao julgamento de profissionais de destaque neste campo artístico. As oficinas e o projeto educativo de formação de público dão acesso democrático ao teatro, incentivando as novas gerações a pensar o teatro contemporâneo, seja como espectadores, seja como artistas no palco.

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL

01/12 à 04/12
Mostra Cenas Curtas, na Sala Municipal Baden Powell, às 19h
Endereço: Av. Nossa Sra. de Copacabana, 360 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ

05, 06, 12 e 13/12 – Mostra de Rua
05/12 - Cinelândia - Praça Floriano - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20031-050
06/12 - Madureira - R. Parque Madureira, S/N - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, (Entrada portão 1, próximo ao shopping Madureira)
12/12 - Praça Mauá - Praça Mauá, 1 - Centro, Rio de Janeiro, RJ.
13/12 - Paquetá - Escola Municipal Pedro Bruno R. Padre Juvenal - Paquetá, Rio de Janeiro - RJ

07 à 11/12 e 14 à 17/12 – Mostra Espetáculos
Fundação Cidade das Artes, às 20h - Endereço: Av das Américas 5.300, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ

05,06,07/12 – Mesas
Endereço: Av. Pasteur, 458 - Urca, Rio de Janeiro - RJ, 22290-240

Nenhum comentário:

Postar um comentário