sábado, 9 de junho de 2018

UNIRIO – PROEXC &
SOCIEDADE PSICANALÍTICA DO RIO DE JANEIRO
APRESENTAM: FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA
Será exibido e debatido o premiado filme: UM HERÓI DO NOSSO TEMPO (Va, vis et deviens, 2005, 140 min.), dirigido e roteirizado pelo franco-romeno  RADU MIHĂILEANU, autor de obras como O CONCERTO (2009) e A FONTE DAS MULHERES (2011), ambas reconhecidas como vigorosas e instigantes.  Os temas abordados por esse diretor discutem assuntos humanistas, como repressão feminina, relação de poder, política de estado e, sobretudo, questão da identidade e sua ruptura. Em particular, nesse trabalho, o autor reflete sobre sua própria história como imigrante, que, aos 22 anos, deixa, além de sua cidade natal, Bucareste, sua família e seus amigos, exilando-se na França, evadido da opressiva ditadura de Nicolae Ceausescu (1965 a 1989).
A trama aborda a Operação Moisés - uma ação americano-israelense de 1984 - que levou judeus refugiados da Etiópia (os Falashas), para Israel, focalizando a jornada epopeica  de Salomão, um cristão negro que vive em um campo de refugiados no Sudão, que,  com apenas 9 anos e incentivado pela própria mãe, finge ser judeu e órfão para poder ter melhores chances de vida. Lá, é adotado por uma família sefardita, de origem francesa. Todavia, a adaptação à nova realidade não é fácil, obrigando-o a usar os mais variados recursos para justificar a mentira, inclusive, rompendo com sua identidade africana.
Filme reconhecido em festivais internacionais, obteve diversas premiações: Melhor filme: Grande Prêmio do Júri, Grande Prêmio do Público e Prêmio do Júri Ecumênico.  No Festival de Copenhague recebeu os troféus de melhor filme e melhor roteiro, além das indicações ao César: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original e Melhor Trilha Sonora.
Assim, na última sexta-feira do mês, dia 29 de junho, às 18 h, na Sala Vera Janacópulos da UNIRIO, analisaremos e discutiremos a película em seus múltiplos aspectos e prismas diversos. Como sempre, aguardamos todos vocês para mais um debate e contamos com a divulgação aos amigos e aos interessados no viés cultural e psicanalítico.
Um grande abraço de Ana Lúcia de Castro e Neilton Silva.
SERVIÇO:
DATA: 29 DE JUNHO DE 2018.
HORÁRIO: FILME: 18 h; ANÁLISE E DEBATE: 20 h às 22 h.
LOCAL: SALA VERA JANACÓPULOS – UNIRIO
ENDEREÇO: AV. PASTEUR, 296.
ANÁLISE CULTURAL: PROF. DRA. ANA LÚCIA DE CASTRO
ANÁLISE PSICANALÍTICA: DR. NEILTON SILVA
ENTRADA FRANCA - INFORMAÇÕES: forumpsicinema@gmail.com
NOTA: Quem se interessar em adquirir o livro: Fórum de Psicanálise e Cinema: 20 filmes analisados, de autoria de Ana Lúcia de Castro e Neilton Dias da Silva, ele se encontra à venda nos dias do FÓRUM ou através da editora Letra Capital:www.letracapital.com.br.
HISTÓRICO: O FÓRUM DE PSICANÁLISE E CINEMA FOI CRIADO EM 1997, COMO UM PROJETO CIENTÍFICO DA ASSOCIAÇÃO PSICANALÍTICA RIO 3, PELO ENTÃO PRESIDENTE, DR. WALDEMAR ZUSMAN, E PELO DIRETOR DO INSTITUTO, DR. NEILTON DIAS DA SILVA. DESDE 2004 PASSOU A CONTAR COM A PARTICIPAÇÃO DA MUSEÓLOGA E PROFESSORA DA UNIRIO, DRA ANA LÚCIA DE CASTRO, RESPONSÁVEL PELAS ANÁLISES CULTURAIS DOS FILMES. CELEBRAMOS OS 12 ANOS DO FÓRUM E A PARCERIA DA SPRJ COM A UNIRIO PARA SEDIAR O PROJETO MENSALMENTE, SEMPRE MUITO CONCORRIDO.

__,_._,___





Nenhum comentário:

Postar um comentário