segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Teatro/CRÍTICA

"40 anos esta noite"

.................................................................
Imperdível espetáculo no Ipanema


Lionel Fischer



"A comédia dramática LGBTI+ discute questões relativas à sexualidade, relações parentais, gênero e preconceito através do encontro de dois casais homoafetivos na noite de comemoração pelos 40 anos de Gabriela. Morando junto com sua namorada, Clarice, ela convida o amigo de infância Bernardo e seu namorado João para uma discreta celebração, e surpreende a todos com o convite para que Bernardo se torne o pai do filho que as duas estão tentando ter, sem sucesso, através da inseminação artificial".

Extraído do release que me foi enviado, o trecho acima sintetiza o enredo e as principais questões abordadas em "40 anos esta noite", ideia original de Gisela de Castro, texto e argumento de Felipe Cabral. Em cartaz no Teatro Ipanema, a montagem leva a assinatura de Bruce Gomlevsky, estando o elenco formado por Felipe Cabral (João), Gabriel Albuquerque (Bernardo), Gisela de Castro (Gabriela ) e Karina Ramil (Clarice).  

Como se sabe, toda vez que uma mulher se sente ameaçada por seu marido pode recorrer à Justiça solicitando Medidas Protetivas. Em 2018, e levando-se em conta apenas os dados aferidos em 19 dos 27 tribunais de Justiça do país, foram registrados 318.258 pedidos solicitando esse tipo de proteção. Isso corresponde a uma medida concedida a cada dois minutos. Mas o Brasil não detêm somente este abjeto recorde: também somos a nação que mais mata homossexuais e trans, por razões que talvez nem Freud conseguisse explicar.

Ainda assim, e independentemente das forças obscuras que estão no poder, as mulheres estão reagindo, assim como homossexuais, lésbicas e trans. E dentre as muitas vertentes destas reações, uma delas vem ganhando cada vez mais corpo: o legítimo direito de casais homoafetivos, de ambos os sexos, de não apenas legitimarem sua relação, mas também de poderem ter filhos, seja através de adoção (no caso dos homens, ainda que o mesmo se aplique às mulheres), seja através de inseminação artificial - há também o caso, como a peça sugere, de uma das parceiras engravidar diretamente de um amigo, fruto de uma relação sexual efetiva.  

Dentre as muitas questões levantadas pelo presente texto, uma delas me parece essencial: a urgência de se rever o ancestral, preconceituoso e ultrapassado conceito de família. Senão, vejamos: o que vem a ser uma família? Esta pressupõe uma relação estável entre duas pessoas e o desejo de terem filhos. Mas por que só os casais heterossexuais teriam esse direito? A partir de que premissas pode-se concluir que casais homoafetivos não estariam capacitados a criar seus filhos de forma equivalente aos heterossexuais? 

Ninguém desconhece o fato de que muitos homofóbicos sustentam que mais tarde, e inevitavelmente, as crianças haveriam de enfrentar muitos problemas. Trata-se, evidentemente, de grotesca falácia, posto que são incontáveis os casos de crianças nascidas em lares "normais" e que mais tarde se tornam pessoas execráveis - salvo engano de minha parte, a esmagadora maioria de nossos abjetos políticos nasceram e cresceram em lares "normais" e no entanto...

Partindo de excelente argumento, Felipe Cabral escreveu um texto brilhante, contendo personagens otimamente estruturados, diálogos da mais alta teatralidade e levantando questões urgentes e inadiáveis. E para a felicidade dos que amam o bom teatro, "40 anos esta noite" recebeu impecável versão cênica de Bruce Gomlevsky, que teve a sapiência de renunciar a dispensáveis mirabolâncias formais e apostou todas as suas fichas na potência do texto e no talento dos intérpretes. 

Valendo-se de marcações simples, mas jamais desprovidas de expressividade, o encenador consegue valorizar todos os conteúdos em jogo e extrair irrepreensíveis atuações do elenco - neste particular, não hesito em afirmar que Felipe Cabral, Gabriel Albuquerque, Gisela de Castro e Karina Ramil exibem aqui as melhores performances de suas carreiras. Desejo, portanto, que os sempre caprichosos deuses do teatro permitam que este imperdível espetáculo cumpra longa e bela trajetória. 

Na equipe técnica, parabenizo com o mesmo entusiasmo as preciosas colaborações de Fernando Mello da Costa (cenário), Carol Lobato (figurino), Felício Mafra (iluminação), Kleiton Ramil (trilha sonora) e Verônica Machado (preparação vocal).

40 ANOS ESTA NOITE - Ideia original de Gisela de Castro. Texto e argumento de Felipe Cabral. Direção de Bruce Gomlevsky. Com Felipe Cabral, Gabriel Albuquerque, Gisela de Castro e Karina Ramil. Teatro Ipanema. Sábado, 21h. Domingo e segunda, 20h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário