terça-feira, 21 de julho de 2009

Educação Dramática

Por que você ensina meu filho a fazer teatro?, perguntou um dos pais. "Eu não quero que ele vá para o palco".
"Mas, nem eu quero".
"Então, por que você não lhe ensina algo importante, como matemática ou redação?"

Há alguns anos, este tipo de oposição à Educação Dramática, por parte dos pais, era considerável. Existe ainda hoje, mas não se compara ao que foi vinte anos atrás. Está fundamentada em impressões errôneas.

Em primeiro lugar, a idéia de que forçando a criança a fazer contas e a redigir estamos provendo sua educação. Temos de convencer os pais de que matemática e redação são melhor assimiladas quando a criança deseja fazê-lo; se conseguirmos obter a mesma vitalidade de que a criança dispõe em seus momentos de recreação e canalizá-la para suas lições, teremos a base de uma verdadeira e permanente educação.

Em segundo lugar, a idéia de que a Educação Dramática é um "treinamento para o palco". Não o é. Em essência, Educação Dramática é a criança jogando dramaticamente. Ocorre quando os garotos estão brincando na rua de "mocinho e bandido", ou quando uma menina conversa com suas bonecas enquanto as veste.

Com crianças de 6 anos de idade, a professora toca um tamborim e lhes pergunta o que esse som as faz recordar: trens, talvez - então, somos todos trens, movendo-nos juntos, imitando seus movimentos e ruídos.

Às crianças de 12 anos podemos pedir que inventem seu próprio jogo (improvisar), concentrando-se no clímax; estaremos ainda mantendo os elementos do jogo dramático, mas agora canalizando-os para o uso criativo da forma.

Com os de 14 anos, talvez, estaremos trabalhando no palco (ou não necessariamente), mas, em essência, estaremos ainda pedindo à criança para jogar dramaticamente. Quando o "teatro" aparece, ocore acidentalmente. Portanto, devemos fazer distinção entre os termos:

Teatro - representar perante uma platéia.

Jogo - atividade a que nos dedicamos simplesmente porque a desfrutamos.

Jogo Dramático - jogo que contém personificação e/ou identificação.

Jogo de Regra - formalização do jogo em modelos com regras.

A Educação Dramática está baseada no jogo dramático que é adotado em uma escola visando favorecer o desenvolvimentoi da criança.

Mas, como, precisamente, o "teatro" entra nesse esquema? A maioria das crianças necessita do "teatro" para o seu natural jogo de faz-de-conta. O professor permite que isso aconteça como e quando a criança o solicite. Não estamos, porém, deliberada e metodicamente introduzindo a criança na técnica do palco. Isso pode acontecer com adultos - não com crianças. À medida que os estudantes se desenvolvem, o "teatro" entra cada vez mais na Educação Dramática, até que, uma vez no Colégio ou na Universidade, o "teatro" se tenha mesclado com o jogo dramático. Podemos, portanto, distinguir os seguintes estágios da Educação Dramática:

Primário (5 - 11 anos): jogo dramático

Secundário (11-18 anos): jogo dramático combinado com "teatro".

Terciário (18+ anos): "teatro" baseado no jogo dramático.

Estas divisões são muito aproximadas e variam consideravelmente de criança para criança. Mas, essencialmente, COMEÇAMOS COM A CRIANÇA. Não principiamos com a idéia de para onde esta forma de educação nos está conduzindo porque, se o fizéssemos, estaríamos impondo nossas idéias à criança; preferivelmente, começamos com cada criança individualmente, vendo-a trabalhar dramaticamente e tentando conduzi-la gradativamente - no seu próprio passo e no seu próprio tempo.

A diferença entre essas duas abordagens pode ser observada na atitude com relação ao "teatro": na primeira, a criança é instruída em técnica teatral, dicção, movimentação de cena, e assim por diante, de acordo com um programa específico - estes elementos são ensinados em idades e graus de aptidão específicos, considerados "adequados" por um adulto; na segunda, a criança joga dramaticamente e é introduzida em habilidades técnicas específicas, como e quando necessitá-las para seu próprio desenvolvimento pessoal.

Em uma situação escolar, devemos dintinguir entre os dois principais componentes da Educação Dramática:

1. Método Dramático - utilização do jogo dramático na aprendizagem de várias disciplinas (experiência e conhecimento de história, geografia, matemática etc.)

2. Teatro como tal - jogo dramático com fim em si mesmo, voltado apenas para o desenvolvimento pessoal da criança, e como disciplina independente no currículo; e aqui encontramos os vários elementos da matéria:

Improvisação - teatro criativo
Movimento criativo.
Discurso criativo
Teatro - com estudantes mais velhos.

Esta maneira de encarar a educação é relativamente nova, tendo-se desenvolvido natural e paulatinamente, e está na corrente principal do pensamento moderno europeu. Suas origens, na filosofia, se remetem a Platão, Aristóteles, Rabelais e Rousseau. Fundamenta-se tanto na antropologia e psicologia sociais quanto na psicanálise e psicoterapia infantil. Origina-se, em parte, nas modernas teorias do conhecimento, nas teorias behavioristas da imitação, na psicolinguística e na psicologia do desenvolvimento de Piaget. Neste contexto, é o centro da eduação criativa moderna: dela brotam todas as artes e todos os métodos científicos se desenvolvem através dela.

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Fragmento extraído do livro Jogo, teatro & pensamento, de Richard Courtney (Editora Perspectiva, coleção Estudos/1980.

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