terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA SERÁ ENTREGUE NO DIA 6 DE MARÇO NO TEATRO GLAUCIO GILL


          O Prêmio Questão de Crítica, evento de premiação do teatro carioca que consagrará artistas e profissionais que estiveram em cartaz durante o ano de 2011, será realizado no dia 6 de março, quando a revista eletrônica comemora quatro anos de atividades no Rio de Janeiro. A festa, que será no Teatro Glaucio Gill, terá coordenação geral de Daniele Avila, direção de Felipe Vidal e dramaturgia de Felipe Barenco. A apresentação ficará a cargo de Cris Larin e Joelson Gusson.


          As categorias do Prêmio são Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Iluminação, Cenografia, Figurino, Direção Musical/Trilha sonora, Elenco, Espetáculo e Prêmio Especial. A novidade desta premiação é a categoria Elenco, inédita no Rio de Janeiro. Além disso, montagens produzidas em outras cidades também estão entre os candidatos. Assim como a Revista, o Prêmio não restringe o seu olhar para produções locais.


          Entre os atores indicados, todos têm uma carreira sólida de teatro, especialmente integrando grupos e companhias durante sua trajetória, como a Cia de Ópera Seca, do Gerald Thomas (Fabiana Gugli), Teatro da Vertigem (Sergio Siviero), Cia do Latão e Cia Brasileira de Teatro (Rodrigo Bolzan), Os Fofos Encenam (Luciana Lyra), CPT, do Antunes Filho (Lee Thalor), Atores de Laura (Charles Fricks), Teatro Oficina (Sylvia Prado), Os Fodidos Privilegiados (Dani Barros), Os Dezequilibrados (José Karini).


O projeto conta com um blog http://questaodecritica.com.br/premioqdc, onde são anunciadas notícias ligadas ao Prêmio. A comissão julgadora é formada pelos colaboradores da Questão de Crítica no Rio de Janeiro.


          A Questão de Crítica, que tem sido um espaço de reflexão, de intercâmbio de ideias e de discussão pública, é um empreendimento pioneiro na área das Artes Cênicas, e, com quatro anos de atividades, se estabeleceu de forma legítima como um forte representante do teatro brasileiro – e principalmente do Rio de Janeiro, cidade em que a revista está sediada.


LISTA DOS INDICADOS:



ESPECIAL:


Fátima Saadi e Teatro do Pequeno Gesto pela Revista Folhetim, edição especial sobre Nelson Rodrigues.


Aury Porto pelo roteiro adaptado de O idiota – uma novela teatral


Cia de Teatro Íntimo pela pesquisa do grupo no projeto 8 solos acompanhados


Evaldo Mocarzel e Ava Rocha pela criação do programa Teatro sem Fronteiras, do Canal Brasil


Maria Borba pela pesquisa e criação de Astronautas


Sidnei Cruz e equipe da Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio pelos projetos de formação de artistas e público para as Artes Cênicas


DRAMATURGIA:


Aderbal Freire Filho por Depois do filme


Felipe Rocha por Ninguém falou que seria fácil


Pedro Kosovski por Outside


Leonardo Moreira por O jardim


Clarice Falcão e Gregório Duvivier por Inbox


DIREÇÃO:


Alex Cassal e Felipe Rocha por Ninguém falou que seria fácil


Cibele Forjaz por O idiota – uma novela teatral


Marcio Abreu por Oxigênio


Leonardo Moreira por O jardim


Christiane Jatahy por Julia


Gilberto Gawronski e Warley Goulart por Ato de comunhão


ATOR:


José Karini por O retorno ao deserto


Rodrigo Bolzan por Oxigênio


Sergio Siviero por O idiota – uma novela teatral


Charles Fricks por O filho eterno


Lee Thalor por Policarpo Quaresma


Rafael Primot por Inverno da luz vermelha


ATRIZ:


Fabiana Gugli por Os 39 degraus


Luciana Lyra por Memória da cana


Sylvia Prado por O idiota – uma novela teatral


Paula Picarelli por O jardim


Carolina Virgüez por Penso ver o que escuto


Dani Barros por Estamira – Beira do Mundo


CENOGRAFIA:


Fernando Marés por Oxigênio


Marcelo Andrade e Newton Moreno por Memória da cana


Sergio Marimba por O retorno ao deserto


Jefferson Miranda e Aurora dos Campos por Você precisa saber de mim


Marisa Bentivegna e Leonardo Moreira por O jardim


Daniela Thomas por Inverno da luz vermelha


ILUMINAÇÃO:


Alessandra Domingues (casadalapa) por O idiota – uma novela teatral


Aurélio de Simoni por O retorno ao deserto


Eduardo Reyes por Memória da cana


Paulo César Medeiros por Mulheres sonharam cavalos


Tomás Ribas por Você precisa saber de mim


Maneco Quinderé por Inverno da luz vermelha


FIGURINO:


Flavio Graff por Outside


Inês Salgado por O retorno ao deserto


Leopoldo Pacheco por Memória da cana


Rosa Magalhães por Penso ver o que escuto


Ronaldo Fraga por Você precisa saber de mim


Theodoro Cochrane por O jardim


DIREÇÃO MUSICAL / TRILHA SONORA ORIGINAL:


Felipe Storino por Outside


Gabriel Schwartz por Oxigênio


Otávio Ortega por O idiota – uma novela teatral


ELENCO:


Ninguém falou que seria fácil: Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello.


O idiota – uma novela teatral: Aury Porto, Fredy Allan, Luah Guimarãez, Lúcia Romano, Luís Mármora, Sergio Siviero, Silvio Restiffe, Sylvia Prado, Vanderlei Bernardino, Otávio Ortega.


Um dia como os outros/Cozinha e dependências: Analu Prestes, Bianca Byington, Kiko Mascarenhas, Leandro Castilho, Márcio Vito, Silvia Buarque.


Mulheres sonharam cavalos: Analu Prestes/Ana Barroso, Elisa Pinheiro, Isaac Bernat, José Karini, Letícia Isnard, Saulo Rodrigues.


O jardim: Aline Filócomo, Edison Simão, Fernanda Stefanski, Luciana Paes, Mariah Amélia Farah, Paula Picarelli, Thiago Amaral.


Inverno da luz vermelha: André Frateschi, Marjorie Estiano, Rafael Primot.


ESPETÁCULO:


Ninguém falou que seria fácil, do grupo Foguetes Maravilha


O idiota – uma novela teatral, da Mundana Companhia


Oxigênio, da Companhia Brasileira de Teatro


O jardim, da Cia Hiato


Estamira – Beira do Mundo


Inverno da luz vermelha


COMISSÃO JULGADORA PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA


Daniele Avila – Coordenação Geral, membro da comissão julgadora


Idealizadora da revista, editora e crítica do Rio de Janeiro. Responsável pela direção geral do projeto. Crítica de teatro e tradutora. Mestranda em História Social da Cultura pela PUC-Rio, é bacharel em Teoria do Teatro pela UNIRIO. De 2006 a 2008, escreveu regularmente críticas de espetáculos e ensaios no blog Quero ser Susan Sontag. Em 2007, foi curadora-assistente das atividades formativas do festival Riocenacontemporanea e coordenou uma oficina para jovens críticos neste festival. Em 2008, criou a Questão de crítica – revista eletrônica de críticas e estudos teatrais, da qual é editora e onde publicou diversas críticas de espetáculos e traduções de importantes textos teóricos sobre teatro. Em 2009, traduziu a peça In On It de Daniel MacIvor, que estreou no Oi Futuro com direção de Enrique Diaz. Participou como crítica convidada da V Mostra Cena Breve Curitiba. É integrante do júri de teatro do Jornal do Brasil e do Prêmio APTR de Teatro. Em 2010, traduziu a peça Tentativas contra a vida dela, de Martin Crimp, que estreou no CCBB-DF, com direção de Felipe Vidal, e em agosto fará temporada no Rio. Atualmente, é curadora do ciclo de debates Observatório Constante, que acontece uma vez por mês no Espaço Cultural Sergio Porto, e Diretora Artística do Teatro Gláucio Gill, com Felipe Vidal, na Ocupação Complexo Duplo.


Dinah Cesare – Produtora e membro da comissão julgadora


Idealizadora da revista e crítica do Rio de Janeiro. Bacharel em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (a grade do curso contém disciplinas de história e teoria da arte e das artes cênicas, de estudos de filosofia, de estética clássica, moderna e contemporânea, de estética da recepção e de noções de psicologia). É mestranda em Artes Cênicas na UNIRIO. Em 2008, criou a Questão de Crítica - revista eletrônica de críticas e estudos teatrais. É coordenadora artística do Instituto do Ator, escola de especialização de atores, e trabalha como atriz no Studio Stanislavski, grupo dirigido por Celina Sodré.


Humberto Giancristofaro – Produtor e membro da comissão julgadora


Escritor e roteirista, é mestrando em Filosofia na UFRJ e bacharelado em Filosofia no departamento de Artes e Filosofia da Universidade Saints-Denis Paris VIII, em convênio com a UFRJ. Desde 2008 tem bolsa de Iniciação Científica do CNPQ orientado pelo o Prof. Roberto Machado na área de Filosofia da Arte. Trabalha como pesquisador e roteirista para o cartunista Ziraldo, é responsável pela confecção de materiais paradidáticos, almanaques e cartilhas da Turma do Menino Maluquinho entre outros personagens. É sócio-colaborador da Questão de Crítica – Revista eletrônica de críticas e estudos teatrais.


Denize Barros - Identidade visual, criação de peças gráficas e do blog do Prêmio


Diplomada em Design Industrial / Programação Visual com especialização em criatividades e processos de criação pela UFPE onde também ensinou como professore do curso de design gráfico disciplinas como: Design Experimental, Produção Gráfica, Moda, Cultura e Estilo, Linguagem Visual. Há quinze anos no mercado de design, desenvolve trabalhos nas áreas de: Assessoria em Comunicação Visual, Sistemas de Identidade, Design de Produto e Interfaces, Sinalização e Impressos. A Confraria Criativa de Design Original é um estúdio de criação coletiva especializado em comunicação visual e design gráfico. Conta com profissionais estabelecidos no mercado, com trabalhos e projetos nas mais diversas áreas. www.criareal.com.br


Daniel Schenker – membro da comissão julgadora


Daniel Schenker Wajnberg é professor de Teoria do Teatro da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL), repórter e crítico de teatro do Jornal do Commercio, colaborador na área de crítica de cinema do Jornal do Brasil e do site www.criticos.com.br, e crítico de teatro da revista Isto É – Gente. Integrou os júris da Fédération Internationale de la Presse Cinématographic nos festivais de cinema de Fribourg, Miami e Rio de Janeiro e foi membro do júri do Fate (Fundo de Apoio ao Teatro) do Rio de Janeiro. Publicou o texto Artur Azevedo: Um dramaturgo em conflito, na Revista Brasileira, publicação da Academia Brasileira de Letras nº 52, e participou de entrevistas transcritas no livro Vestindo Nelson, organizado por Alexandre Mello e Gustavo Nunes. Sob a direção de Celina Sodré, no Studio Stanislavski, atuou nas performances Evangelho segundo Nossa Senhora de Copacabana e Páscoa, baseadas, respectivamente, em A Fúria do Corpo e A Redoma de Cristal, de João Gilberto Noll e Sylvia Plath.


Dâmaris Grün – membro da comissão julgadora


Graduada em Teoria do Teatro na UNIRIO e colaboradora da revista eletrônica Questão de Crítica desde 2008, é atriz formada na Escola de Formação de Atores da UniverCidade. Participou por quatro anos do Grupo A.R.Te., sob direção de Vitor Lemos, atuando nos espetáculos Brecht na Cidade (A exceção e a Regra) e Ato Brecht ( Mahagony e Vida de Galileu). É curadora do ciclo de debates Encontro Pensamento, que acontece uma vez por mês no Teatro Gláucio Gill.


Raphael Cassou – membro da comissão julgadora


Iniciou seus estudos teatrais cursando a Escola de Formação de Atores de Teatro, Tv e Cinema da UniverCidade em 2001. Ingressou em 2005 no curso de Teoria do Teatro da UNIRIO. Em 2009 participou como aluno-pesquisador da VIII Jornada de Iniciação Científica da UNIRIO apresentando o trabalho intitulado: ”A aproximação entre a cenografia e a museologia na obra da arquiteta Lina Bo Bardi e sua contribuição para as Artes e a Arquitetura Brasileira”. Trabalhou no Festival Riocenacontemporânea como intérprete/tradutor acompanhando a Cia Forced Entertainment da Inglaterra, durante suas performances. Trabalhou na Escola SESC de Ensino Médio, órgão vinculado ao Departamento Nacional do SESC, na assessoria de Cultura. Atualmente é colaborador da revista eletrônica Questão de Crítica (www.questaodecritica.com.br)


Pedro Allonso – membro da comissão julgadora


Tem graduação em Artes Cênicas, habilitação em Teoria do Teatro pela UNIRIO. Iniciou sua carreira artística no ano de 1999 quando ingressou na Escola de Teatro da FAETEC. Como ator, realizou os seguintes trabalhos: O Inspetor Geral, texto de Nikolai Gogól, direção de Beto Bruno, no Teatro Dulcina (2000); O Rapto das Cebolinhas, de Maria Clara Machado, direção de Ivan Rodrigues Alves e Cícero Raul, no Teatro Municipal de Angra dos Reis (2002) e In Tre Sonhos, texto e direção de Undré T, no Teatro Municipal de Cabo Frio (2005). Em 2010, elaborou e apresentou a performance "Carne", baseado em romance de Júlio Ribeiro, no XIV Encontro Nacional dos Estudantes de Artes, na cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais. Foi assistente de produção executiva do espetáculo 3,14, de Alan Castelo, no Teatro 2 do SESC Tijuca (2005) e participou dos Festivais de Esquetes de Cabo Frio e de Maricá (2005). Atualmente, colabora para a revista eletrônica Questão de Crítica.


Mariana Barcelos – membro da comissão julgadora


Atriz e pesquisadora, graduanda em Teoria do Teatro pela UNIRIO. É colaboradora da revista eletrônica Questão de Crítica e do Fórum de Literatura e Teatro da UFRJ, bem como do projeto @dramaturgia, antologia digital de dramaturgia contemporânea, que será lançado em setembro de 2011 com o patrocínio da Secretaria Estadual de Cultura.



INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:


Astrolábio Comunicação - www.astrolabiocom.com.br


Bianca Senna – bianca@astrolabiocom.com.br - (21) 7928-0055

Nenhum comentário:

Postar um comentário