segunda-feira, 5 de março de 2012

O CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES já está recebendo currículos para os treinamentos que começam em abril. O projeto, voltado para o treinamento continuado de atores profissionais, está oferecendo duas oportunidades de treinamento.


RECICLAGEM DE INTERPRETAÇÃO – treinamento bimestral para atores reunindo 3 diretores convidados: Jefferson Miranda, Daniel Herz e Vinicius Arneiro. O treinamento terá aulas práticas e será conduzido por 3 semanas por cada diretor e, ao final, será possível participar de uma “Jam de atores”, a Noite Aberta do Centro de Reciclagem, que é um espaço reservado para os atores apresentarem trabalhos.


De 09 de abril a 18 de junho – SEGUNDAS das 19h às 22h


Local: Teatro da Pequena Cruzada – Av Borges de Medeiros, 4866 (portão grande) Lagoa – ao lado do Posto Ipiranga da saída do Rebouças.


PROGRAMAÇÃO:


09 a 23 de abril – aulas com JEFFERSON MIRANDA


30 de abril, 07 e 14 de maio – aulas com DANIEL HERZ


21, 28 de maio e 04 de junho – aulas com VINICIUS ARNEIRO


11 de maio – ensaio Noite Aberta


18 de maio – Realização da Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores


VALOR: 590 à vista ou 2 X 340 reais


RECICLAGEM FÍSICA – treinamento físico para atores reunindo 6 professores convidados: Cláudia Mele, Daniel Herz, Luciana Bicalho, Alexandre Mello, Cristina Fagundes e Daniel Leuback. O treinamento utilizará diferentes técnicas de treinamento físico para atores e será ministrado por diversos professores que se revezarão ao longo de 8 semanas, ao final das quais haverá a oportunidade de apresentação de trabalhos com foco na expressão física durante a Noite Aberta do Centro de Reciclagem.


SUZUKI, VIEWPOINTS, COMPOSIÇÃO, QUALIDADES DO MOVIMENTO E LABAN


De 11 de abril a 13 de junho – QUARTAS das 20h às 23h


Local: Botafogo, rua Visconde de Caravelas, 25.


PROGRAMAÇÃO:


De 11 a 25 de abril – aulas de Suzuki e Viewpoints I com Cristina Fagundes e Daniel Leuback e de Composição com Alexandre Mello.


02 de maio – aula de Qualidades do Movimento na Cena I com Daniel Herz


09 a 23 de maio – aulas de Suzuki e Viewpoints II com Cláudia Mele e de Laban com Luciana Bicalho.


30 de maio – aulas de Qualidades do Movimento na Cena II com Daniel Herz


06 de junho – ensaio Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores


13 de junho – Realização da Noite Aberta do Centro de Reciclagem de Atores


VALOR: 570 à vista ou 2 X 330 reais


          No Centro de Reciclagem de Atores, além das aulas práticas, os atores contam com uma Noite Aberta bimestral, onde podem mostrar trabalhos – solos, esquetes, performances - a produtores de elenco e classe, um Clipping Semanal com informações sobre testes, editais e mercado de trabalho, além de descontos para peças de teatro. O preenchimento das vagas será realizado via seleção de currículo.


            Para participar os atores devem possuir registro profissional. Interessados em participar devem enviar currículo para reciclagemdeatores@gmail.com colocando no assunto: RECICLAGEM DE INTERPRETAÇÃO ou RECICLAGEM FÍSICA.


Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com


SOBRE O CORPO DOCENTE DESSE BIMESTRE NO CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:



DANIEL HERZ


          Daniel Herz é ator, diretor teatral, autor, diretor artístico da Companhia de Teatro Atores de Laura, e diretor o Teatro Miguel Falabella. Seu primeiro trabalho como ator profissional foi em “Doente imaginário”, de Molière, em 1984. Desde então atuou em diversas montagens como: “Graffite coração”, de Bernardo Horta; “Nossa senhora das flores”, de Jean Genet; “A geração Trianon”, de Anamaria Nunes; “Perigo de vida”, de Regina Miranda; “O rei Arthur e os cavaleiros da távola redonda”, de Celso Lemos; “A cada vez que se conta dele”, de Bruno Lara Rezende; “O jovem Torless”, de Robert Musil, entre outras. Como diretor, além dos espetáculos da Companhia de Teatro Atores de Laura, dirigiu “Os esplêndidos” de Jean Genet, “Zastrozzi”, de George Walker – em parceria com Selton Mello e “Geraldo Pereira, um escurinho brasileiro” de Ricardo Hoffteiter. Mais recentemente dirigiu Otelo da Mangueira, de Gustavo Gasparani. Desde 1988 dá aulas de teatro na Casa de Cultura Laura Alvim. Desde 1992 dirige a Companhia de Teatro Atores de Laura. Em 2000 a Companhia de Teatro Atores de Laura foi convidada para administrar o Teatro Miguel Falabella sob a direção de Daniel Herz. Recebeu inúmeros prêmios, entre eles: 2000

- Prêmio Coca-Cola de Teatro nas categorias melhor espetáculo infantil e melhor produção. Espetáculo “A flauta mágica”.


2002 – Prêmio Qualidade BR de melhor direção e de melhor espetáculo. Espetáculo “As artimanhas de Scapino”.


2002 – Indicado ao Prêmio Shell de melhor direção. Espetáculo “O conto do inverno”.


2004 – Indicado para o Prêmio Qualidade BR de melhor direção e de melhor espetáculo. Espetáculo “O conto do inverno”.


2007 – Indicado para o Prêmio Qualidade BR de melhor direção no Espetáculo “Ensaios de mulheres”.


2010 - Indicado para o Prêmio Zilka Salaberry de melhor direção no espetáculo “O Barbeiro de Ervilha”.


2011 – Indicado no Prêmio Shell de melhor direção. Espetáculo “Adultério”.


2011 – Prêmio Afroreggae de melhor direção pelo espetáculo “O Filho eterno”.


JEFFERSON MIRANDA


          Diretor da ciateatroautônomo, com a qual vem realizando diversos projetos desde 1989, tais como “série21.”, “-nu de mim mesmo”, “e agora nada é mais uma coisa só”, “deve haver algum sentido em mim que basta” (3 indicações ao Prêmio Shell), “uma coisa que não tem nome (e que se perdeu)"; e doutorando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além dos trabalhos com a ciateatroautônomo, tem ministrado residências artísticas, cursos e oficinas, realizado montagens de final de curso de formação de atores, e dirigido tantos outros trabalhos na área teatral, como “Criados em Cativeiro”, “Você Precisa Saber de Mim”, “O Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo”.


VINICIUS ARNEIRO


          Vinicius Arneiro é diretor e ator. Formado pela Escola de Teatro Martins Penna no Rio de Janeiro, em 2006. Em outubro de 2007 estreou no Espaço Sesc – RJ o espetáculo Cachorro! de Jô Bilac, primeiro espetáculo do Teatro Independente, Cia. da qual é fundador e diretor artístico, espetáculo pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell 2007 de Melhor Direção. Em 2008 dirigiu junto com Marcelo Vale “Os Vermes”, espetáculo que integrou a mostra comemorativa dos 20 anos da Cia. dos Atores realizada no Arena do Espaço SESC. Rebú, texto de Jô Bilac, indicado ao APCA 2010, é a segunda produção do Teatro Independente, estreou em outubro de 2009 e esteve na Mostra Oficial do Festival de Curitiba 2010, realizando em seguida temporada dupla: SESC Consolação - SP e Teatro Gláucio Gil - RJ (Espetáculo de abertura da Ocupação Câmbio). Rebú foi eleito neste período como um dos três melhores espetáculos em cartaz na capital paulistana, segundo a revistaVeja São Paulo, tendo também destaque na revista Bravo, entre outras. Em 2011 a Cia. Teatro Independente esteve em turnê nacional com seus dois espetáculos num percurso de 20 estados, através do projeto Palco Giratório. Atualmente, o diretor está ensaiando a peça "Não sobre rouxinóis" de Tennessee Williams, montagem inédita no Brasil, onde assina a direção junto a João Fonseca. Estreia prevista para Abril/2012


CRISTINA FAGUNDES

          Atriz, autora e diretora. Estudou nas principais escolas de teatro do Rio de Janeiro e trabalhou em mais de 20 peças de teatro e em 2 novelas. Trabalhou também com produção cultural na Funarte durante 2 anos, implantando o Estação Teatral Funarte que levou 15 oficinas teatrais para 3 regiões diferentes do Brasil. Tem perfil versátil e costuma exercer diversas funções em seus projetos, que costumam envolver muitos artistas. Atualmente é Diretora Artística do Teatro Maria Clara Machado, Diretora Geral, atriz e autora no coletivo Clube da Cena, autora da peça Igual a Você, com direção de Ernesto Piccolo e atuação de Camila Morgado e Coordenadora do Centro de Reciclagem de Atores. Formada em Comunicação Social pela PUC-RJ e em Interpretação Teatral na UNI-RIO (incompleto), bailarina contemporânea, formada pela Faculdade e Escola Angel Vianna, Cristina acabou de concluir treinamento intensivo de 100 horas em Suzuki e Viewpoints em Nova York, na Siti Company, Companhia dirigida por Anne Bogart responsável pela sistematização do Viewpoints ao lado de Mary Overlie.


DANIEL LEUBACK


          Formado em Artes Cênicas – Interpretação pela UNIRIO, pós- graduado em Artes e Educação pela UCAM e atualmente cursando pós-graduação em Preparação Corporal para Atores pela Faculdade Angel Vianna e o último período de Cinema e Audiovisual pela UFF. Sua formação inclui cursos com SITI Company (EUA), Cia dos Atores, José Celso Martinez Corrêa, Júlio Adrião, Denise Stutz, entre outros. Entre os trabalhos mais recentes estão: “Titus” de Shakespeare (o qual dirigiu e atuou); “Tudo bem quando termina bem” (a partir de oficinas que ministrou no Galpão Gamboa) e o infantil “Só Voa Quem Tenta” contemplado pelo FATE 2011. Realizou também a direção do longa-metragem “Eu Fausto” (em co-produção com UNIRIO); e diversos curta-metragens. Outras atividades incluem dublagem; acrobacia aérea, e ministrar aulas de circo, teatro e cinema.


LUCIANA BICALHO


          Pós Graduada em Terapia através do Movimento: corpo e subjetivação, Licenciada em Dança Contemporânea pela Faculdade Angel Vianna e formada pelo Método Ivaldo Bertazzo. Luciana iniciou seu trabalho como bailarina co-fundadora da Cia Atores-Bailarinos do Rio de Janeiro, sob direção de Regina Miranda, com quem iniciou seus estudos em 1979, e desde então aprofunda sua pesquisa e trabalho, tendo como base o Sistema Laban de Análise do Movimento e os Bartenieff Fundamentals. Como professora de Dança Contemporânea baseado no Sistema Laban, ministrou aulas no Curso Técnico de Formação para Bailarinos Contemporâneos na Faculdade Angel Vianna, de 1983 até 2008. No mesmo local, desenvolveu a disciplina, Análise do Movimento, no Curso de Pós-Graduação “Estéticas do Movimento: estudos em dança, videodança e multimídia”. Integra o corpo docente da Pós-Graduação Latu Sensu para “Preparador Corporal nas Artes Cênicas”, e da Pós Graduação “Sistema Laban/ Bartenieff”. Professora de Corpo e Movimento do Curso de Formação Profissional de Atores da CAL (Casa de Artes de Laranjeiras), desde 1994. Tem estado à frente como coreógrafa e preparadora corporal de várias montagens na CAL, em parceria com diretores como: Renato Icaraí, Celina Sodré, Celina Bebiano, Dudu Sandroni, David Herman, Antônio de Bonnis, Paulo Afonso de Lima, Ticiana Studart entre outros. Com alunos formandos da Escola Angel Vianna dirigiu e coreografou diversos espetáculos. Sob a direção de Afonso Drumond, em 2008 concebeu a direção de movimento da peça “Anjo Malaquias”, com Afonso Drumond e Fabrício Polido, roteiro de Afonso e Eloi Calage e direção de Delson Antunes, indicado ao Prêmio Shell por melhor roteiro adaptado. Desde 2002, tem coordenado trabalhos pedagógicos artísticos, em projetos sociais. Manteve durante cinco anos parceria com a Cia Ética de Teatro e Dança, direção de Carmen Luz, atuando como professora do Sistema Laban de Análise do Movimento e coordenadora pedagógica do Projeto Encantar no Morro do Andaraí. Em 2009, publicou o artigo “Angel Vianna – uma escola de vida” no livro “Angel Vianna – Sistema, método ou técnica?”, organização Suzana Saldanha, publicação FUNARTE.
Em 2010, esteve à frente como orientadora da pesquisa de movimento baseada no Sistema Laban do espetáculo “Três Mulheres e um Café – uma conferência dançada com o pensamento em Pina Bauch.”, direção de Thereza Rocha, com Maria Alice Poppe, Ricardo Duque e Thereza Rocha, em cartaz no Espaço SESC de Copacabana. Ainda em 2010, colaborou na montagem coreográfica da peça “Pedras nos Bolsos”, texto de Marie Jones, direção de David Herman, com Luís Furlaneto e Paulo Trajano, estando em cartaz no Teatro Poeira, indicada como uma das melhores peças de 2010, pelo jornal, O Globo. No mesmo ano com convite da Secretaria Estadual de Cultura, fez parte do júri para Seleção Pública de Projetos nas áreas de Artes Cênicas e Música, para o Circuito Estadual das Artes.
Em 2011 ministrou o Curso Análise do Movimento I, no Curso Técnico em Dança – Turma III, realizado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC), em parceria com o SENAC e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará. (SECULT) Como artista independente ministra aulas em cursos livres, reciclagem para profissionais, trabalha como preparadora corporal, direção de movimento e coreógrafa em montagens voltadas para as artes cênicas.


CLÁUDIA MELE


          Professora de Corpo e Movimento no curso de formação de ator da CAL e professora de Técnica Teatral no curso de formação em dança da Escola Angel Vianna. Ministra a disciplina Viewpoints no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas na Faculdade Angel Vianna. Participou do curso de inverno 2010 de Viewpoints e Suzuki, em Nova York, com a SITI Company, companhia de Anne Bogart. É Mestranda em Artes Cênicas pela UNIRIO, graduada em Licenciatura em Dança e pós graduada em Formação de Preparador Corporal nas Artes Cênicas pela Faculdade Angel Vianna. Atriz, diretora, autora e preparadora corporal, participou de mais de quarenta espetáculos teatrais, onde se destacam: Floresta Amazônica em Sonho de Uma Noite de Verão, de W. Shakespeare, dir. Werner Herzog (1992), Doidas Folias, de Ana Maria Nunes, dir. de Paloma Riani e Cristina Bitencourt, representando o Brasil na Biennale Theatre Jeunes Publics em Lyon, França (1996), Papagueno (prêmio Mambembe de melhor atriz 1997) e Pianíssimo (monólogo em que recebeu a indicação de melhor atriz para o Prêmio Coca-Cola - 1999 a 2004) ambos de Tim Rescala, dir. de Lucia Coelho, dentre outros. Escreveu, dirigiu, coreografou, produziu e atuou nos espetáculos Breves histórias por trás do véu (2005 a 2007) e AGORA! (2009 e 2010). Roteirizou e dirigiu o curta-metragem Antes de Dormir e roteirizou as séries de TV Blind Trip (2008), Quase Anônimos (2009) e Minha Praia (2011) todas pelo canal Multishow. Em abril estréia peça de sua autoria, Antes que você me toque, dirigida por Ivan Sugahara.


ALEXANDRE MELLO


          Ator, diretor e especializado na preparação de atores para o aprofundamento de personagens a partir da ação física. Desenvolve uma dinâmica própria de trabalho há vinte anos e atua como professor de interpretação na UniverCidade desde 1994. Fundou em 2005 o Grupo Ateliê Usina e organizou o livro Vestindo Nelson pela Editora Francisco Alves. Participa com ativador do Art Cena _Play de 2011 na Caixa. Como diretor realizou também: O Rinoceronte de E.Ionesco – Espaço Cultural Sergio Porto e Espaço III do Teatro Villa-Lobos- 1997/98. A Paisagem Daqui é Outra – Itaú Cultural- São Paulo e X Panorama de Dança, Espaço Cultural Sergio Porto- (Escolhido entre os Dez Melhores do Ano de 2001 pela Crítica de O Globo)-com Cia. Márcia Rubin. Vassah de Máximo Gorki- Teatro Villa-Lobos, Teatro São Pedro (POA), Caxias do Sul, Teatro Sergio Cardoso (SP) 2000/01, Who´s gonna kill me?, performance no RioCena –Teatro Carlos Gomes- 2002, Vestido de Noiva de Nelson Rodrigues no Teatro do SESI Junho/julho de 2003. Insulto público de Peter Handke em novembro/2005 no Teatro da UniverCidade e em 2006 no CCBB-Teatro II. Teorema, co-direção da Cia de Dança Márcia Rubin, CCBB. Canção de Mim Mesmo de Walt Whitman – Espaço SESC em outubro de 2006; em 2007 – Canção de Mim Mesmo – a proposição – SESC Avenida Paulista – agosto e setembro; Quatro Pessoas de Mário de Andrade – Espaço SESC – maio de 2008. Solano e Rios de José Sanchis Sinisterra – Espaço SESC – Sala Multiuso – março de 2011 e CCJF em cartaz até setembro de 2011 e Galpão Gamboa. Atualmente prepara QUEBRAOSSOS de Julia Spadaccini. Como ator fez: Édipo Rei; Oréstia; Prometheus e As Troianas. Com o Grupo Mergulho no Trágico foram premiados com o Mambembe 1989 e o Shell 1990. Fez Ñaque de Sanchis Sinisterra – Turnê em Portugal- direção de Moncho Rodrigues – 1992; Family Voices de Harold Pinter – Teatro II do CCBB- direção: Silvia Paselo- 1995; Perdida nos Apalaches de Sanchis Sinisterra – Casa da Gávea- Direção: Sanchis Sinisterra-1997; Acteon de Virgílio Piñera – EntrèScenen Teatret- Aarhus, Dinamarca- direção: Miyoko Kataoka- 1998. Atuou em Capital Federal –CCBB no Rio e em Na Geladeira no Espaço SESC em 2003 e circuito SESC-RJ, em turnê. HAMELIN de Juan Mayorga com direção de André Paes Leme CCBB Rio e São Paulo e Teatro Gláucio Gill. Apresentou-se ainda em Fortaleza, Salvador, Manaus, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria, Nova Iguaçu, Teresópolis, etc. MIRA! em parceria com Oscar Saraiva em junho/2010 na arena do Espaço SESC.


SOBRE O CENTRO DE RECICLAGEM DE ATORES:


           O Centro de Reciclagem de Atores começou a funcionar em maio de 2010 com a missão de treinar, reciclar e manter aquecidos atores profissionais que estão exercendo seu ofício em diversas frentes, como cinema, TV e teatro. Em 2 anos de funcionamento o CRA reuniu cerca de 300 atores profissionais, que tiveram encontros/aulas com cerca de 30 professores diferentes, gerando trocas artísticas e movimentando a classe. Entre os ministrantes do Centro de Reciclagem, sempre grandes profissionais como Domingos de Oliveira, Amir Haddad, Daniel Herz, Christiane Jatahy, Marcio Libar, Hamilton Vaz Pereira, Jefferson Miranda, Ivan Sugahara, entre outros. Neste terceiro ano de funcionamento o CRA cresceu e vai passar a oferecer também uma reciclagem física, como forma de suprir a demanda por treinamento físico que existe no Rio de Janeiro. O projeto agora passará a acontecer em 2 campus: Lagoa (Reciclagem de Interpretação) e Botafogo (Reciclagem Física).
Coordenando o CRA, a Diretora Geral do coletivo artístico Clube da Cena e uma das Diretoras Artísticas do Teatro Maria Clara Machado – Planetário, Cristina Fagundes.


Aguardamos seu currículo.


Mais informações: 9666-9954 ou reciclagemdeatores@gmail.com


___________________













Nenhum comentário:

Postar um comentário