quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

REVISTA ELETRÔNICA ANUNCIA INDICADOS AO 2º PRÊMIO QUESTÃO DE CRÍTICA


Premiação consagrará artistas e profissionais que estiveram em cartaz em 2012


          O 2º Prêmio Questão de Crítica, evento de premiação do teatro carioca que homenageará artistas que estiveram em cartaz durante o ano de 2012, será realizado no dia 13 de março de 2013, quando a revista eletrônica comemora cinco anos de atividades no Rio de Janeiro. A premiação deste ano será realizada na Sala Multiuso do Espaço SESC, em Copacabana.

          A comissão julgadora é formada pelos colaboradores da Questão de Crítica no Rio de Janeiro. As categorias do Prêmio são Dramaturgia, Direção, Ator, Atriz, Iluminação, Cenografia, Figurino, Direção Musical/ Trilha sonora, Elenco, Espetáculo e Prêmio Especial. A categoria Elenco, inédita no Rio de Janeiro, só tem no Prêmio Questão de Crítica e valoriza o trabalho em conjunto, mais que os desempenhos individuais. Além disso, montagens produzidas em outras cidades que fizeram temporada no Rio também podem estar entre os candidatos. Assim como a Revista, o Prêmio não restringe o seu olhar para produções locais.

LISTA DOS INDICADOS:

ESPECIAL:

2º Semestre: Diogo Liberano pela realização da Mostra Hífen de Pesquisa-Cena; Filomena Chiaradia, pela publicação dos livros “Iconografia Teatral - Acervos Fotográficos de Walter Pinto e Eugénio Salvador” e “A companhia do Teatro São José: A menina dos olhos de Paschoal Segreto” e Grupo Espanca! pela apresentação do seu repertório em residência artística no Rio de Janeiro.

1º Semestre: Joaquim Castro pelo vídeo de Matamoros; Maíra Gerstner, pela idealização do projeto “Peças em galeria” e Vandré Silveira, pela pesquisa realizada para o projeto "Farnese de Saudade”.

CENOGRAFIA:

2º Semestre: Fernando Marés por “Esta criança”; Flavio Graff por “Cara de Cavalo” e Paulo de Moraes por “A marca da água”.

1º Semestre: Adriano Guimarães, Fernando Guimarães e Ismael Monticelli por “Nada”; Aurora dos Campos, Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa por “Breu” e Vandré Silveira por “Farnese de Saudade”.

FIGURINO:

2º Semestre: Kika Lopes por “Gonzagão: A lenda” e Teca Fichinsky por “Valsa nº6”.

1º Semestre: Flavio Souza por “Os mamutes” e Marcio Aurelio, André Cortez e Lígia Pereira por “A ilusão cômica”.

ILUMINAÇÃO:

2º Semestre: Nadja Naira por "Isso te interessa?"; Renato Machado por "Cara de Cavalo" e Vitor Emanuel e Fernando Nicolau por "Capivara na luz trava".

1º Semestre: Ana Kutner por “O céu está vazio” e Tomás Ribas por “Breu”.

DIREÇÃO MUSICAL / TRILHA SONORA:

2º Semestre: Branco Melo por "Jacinta"; Felipe Storino por "Cara de Cavalo" e Tomás Gonzaga por "Valsa nº6".

1º Semestre: Marcelo Alonso Neves por Os mamutes; Fabiano Krieger e Lucas Marcier por A primeira vista e Nelson Latif, Daniel Miranda e Ricky Seabra pelos arranjos e adaptação da trilha sonora original de Phillip Glass por Koyaanisqatsi, a performance.

ATOR:

2º Semestre: Ranieri Gonzalez por "Esta criança"; Ranieri Gonzalez por Isso te interessa?" e Thiago Amaral por "Ficção".

1º Semestre: Joelson Medeiros por “O bom canário”; Lafayette Galvão por “Nada” e Claudio Gabriel por “Arte”.

ATRIZ:

2º Semestre: Ana Kfouri por "Primeiro amor"; Andrea Beltrão por "Jacinta" e Renata Sorrah por "Esta criança".

1º Semestre: Arieta Corrêa por “A volta ao lar”; Debora Lamm por “Os mamutes” e Flávia Zillo por “O bom canário”.

DIREÇÃO:

2º Semestre: Bruce Gomlevski por "O homem travesseiro"; Leonardo Moreira por "Ficção" e Marcio Abreu por "Isso te interessa?".

1º Semestre: Maria Silvia Siqueira Campos e Miwa Yanagizawa por Breu; Moacir Chaves por A negra felicidade e Diogo Liberano por Sinfonia Sonho.

DRAMATURGIA:

2º Semestre: Leonardo Moreira por "Ficção" e Pedro Kosovski por "Cara de Cavalo"

1º Semestre: Pedro Brício por “Breu”; Adriano Guimarães, Emanuel Aragão, Fernando Guimarães e elenco por “Nada” e Rafael Gomes por “Música para cortar os pulsos”.

ESPETÁCULO:

2º Semestre: "Esta criança"; "Ficção" e "Isso te interessa?".

1º Semestre: “A negra felicidade”, “Breu” e “Nada”.

ELENCO:

2º Semestre: "Isso te interessa?" - Giovana Soar, Nadja Naira, Ranieri Gonzalez e Rodrigo Ferrarini; "Esta criança" - Giovana Soar, Edson Rocha, Ranieri Gonzales e Renata Sorrah e "O líquido tátil" - Grace Passô, Gustavo Bones e Marcelo Castro.

1º Semestre: “A volta ao lar” - Arieta Corrêa, Bruce Gomlevsky, Gustavo Damasceno, Jaime Leibovitch, Sergio Guizé e Tonico Pereira; “Breu” - Andréia Horta e Kelzy Ecard e “Nada” - Adriano Garib, Camila Evangelista, Lafayette Galvão, Liliane Rovaris, Marilia Simões, Miwa Yanagizawa e Rodrigo Lélis.

SOBRE A REVISTA ELETRÔNICA

          A Questão de Crítica, que tem sido um espaço de reflexão, de intercâmbio de ideias e de discussão pública, é um empreendimento pioneiro na área das Artes Cênicas, e, com quase cinco anos de atividades, se estabeleceu de forma legítima como um forte representante do teatro brasileiro – e principalmente do Rio de Janeiro, cidade em que a revista está sediada.
_______________________



ASTROLÁBIO COMUNICAÇÃO

(55 21) 3065-1698

Bianca Senna – bianca@astrolabiocom.com.br

Sabrina Schemberg – sabrina@astrolabiocom.com.br

www.astrolabiocom.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário