sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CAMPANHA: VEM PARA O TEATRO, VEM!

        Há mais de 10 anos a APTR, zela pelos interesses coletivos, morais, culturais e materiais dos que exercem a produção teatral no Brasil, além de promover a representação dos produtores de espetáculos de artes cênicas perante órgãos públicos e privados, visando garantir, divulgar e incentivar o exercício da produção teatral e em especial para desenvolver a arte, a formação e a ampliação do público teatral.
O movimento VEM PARA O TEATRO, VEM! nasceu porque há na produção cultural carioca uma imensa pluralidade de gêneros, estilos artísticos e de modos de produção; o público carioca está aberto e receptivo a esta diversidade, mas percebemos que a cultura teatral, enquanto entretenimento, não está na lista de prioridades do cidadão carioca.
         Como destacar as qualidades únicas da produção teatral carioca? Como colocar o teatro carioca no seu lugar de merecimento ao lado de outras maravilhas da cidade do Rio de Janeiro? Diante de tantas belezas geográficas, nossa cidade tem uma vocação natural para o turismo ecológico e para os esportes de maneira geral. No entanto, também é notória a importância de diversos artistas e espetáculos que são nascidos ou acolhidos pelo Rio de Janeiro e que fazem ressoar sua arte daqui para os palcos de todo Brasil. Como aliar esta importância?  Como mostrar ao turista (e ao próprio carioca) que o Rio de Janeiro é o lugar ideal para se divertir na praia, nos estádios de futebol e, também, no teatro?
         E tomando como base as constantes e recentes reivindicações do cidadão carioca no tocante a educação de qualidade: como mostrar ao cidadão (incluindo, em especial, os professores) o poder transformador do teatro e a necessidade de termos a cultura como prioridade para o nosso enriquecimento cultural e para a prática da cidadania?

         Mediados por essas questões, sob o viés de suas próprias experiências, nossos convidados irão explanar suas percepções sobre a produção teatral profissional atual, revisitando antigos caminhos e revelando novos horizontes que poderão nos ajudar a compreender o momento atual da produção teatral e, claro, indicar novos rumos do teatro e de seu público.

        A Associação dos Produtores de Teatro – RJ – APTR - convida a todos para o lançamento da CAMPANHA VEM PARA O TEATRO, VEM!


Data: 03 de setembro de 2013
Local: Teatro do Leblon – Sala Tônia Carrero - Rua Conde Bernadotte, 26 | Leblon - Rio de Janeiro - RJ.
Horário: 10H Coffee Break 11H início
Mesa: aguardando confirmações, será formada por: 1 indicado do jornal O GLOBO, 1 indicado da TV GLOBO, 2 atores/produtores, 1 autor/produtor e o Presidente da APTR Eduardo Barata
Mediador: Andrea Alves (colegiado da APTR)


Informações:

producao@aptr.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário