terça-feira, 6 de agosto de 2013

William Butler Yeats
13/06/1865, Dublin, Irlanda
28/01/1939, Menton, França

          W.B.Yeats (como costuma ser designado) foi um dos grandes nomes da literatura de língua inglesa. Ganhou o prêmio Nobel de Literatura de 1923, afirmando o comitê que "sua poesia sempre inspirada, que através de uma forma de alto nível artístico dá expressão ao espírito de toda uma nação."

          Em 1889 fundou, juntamente com a escritora Isabella Augusta Gregorym, uma das incentivadoras do grupo teatral irlandês Renascimento Celta, o Irish Literary Theater de Dublin, transformado em 1903 na Irish National Theatre Society. Esta companhia, grande impulsionadora do teatro nacional irlandês, encenou especialmente peças de Yeats e de John Millington Synge.

          A obra de Yeats compõe-se de poesia lírica de caráter simbolista e de diversas peças de teatro, inspiradas essencialmente na mitologia celta. Algumas das suas obras mais significativas são "Cathleen ni Houlihan" (1902), "On Baile's Strand" (1904) e "Deirdre" (1907).

          Seus mais célebres poemas são "A Coat" (Um Manto), do livro "Responsabilities" (1914); e "Leda e o Cisne", de "Uma Visão" (1925), também recolhido em "The Tower" (1928). "A Coat", original e despojado, pode ser visto como o manifesto da maturidade da poesia de Yeats, um movimento de recusa às imitações, ao contrário dos seus primeiros livros, permeados de alusões a mitos irlandeses.

          "Leda e o Cisne" mostra as grandes qualidades da poesia de Yeats. Não se refere ao erotismo da cena mas a um painel histórico. Da união de Leda com Zeus transformado em ave, Leda pôs um ou dois ovos, dos quais nasceram duas irmãs, casadas com dois príncipes gregos. Uma delas foi Helena, cujo rapto originou a guerra de Tróia, e a outra foi Clitemnestra, que, com a ajuda do amante, assassinou o marido. Ou seja, duas mulheres que emolduram a guerra narrada na primeira epopéia homérica.

          Em 1887, em Londres, Yeats inscreveu-se numa "Sociedade Teosófica" e dedicou-se a estudar os escritos de William Blake e de Madame Blavastsky , além de alquímicos, rosacruzes, cabalistas, a Sociedade Hermética de Dublin, a Ordem da Aurora Dourada. Em 1917, casou-se com Georgie Hyde-Lees, que, um dia, se descobriu médium e passou a psicografar.

            Foi com os rabiscos produzidos por ela que Yeats compôs "Uma Visão", um tratado esotérico cheio de gráficos e descrições dos 28 tipos possíveis de personalidade (26 humanas e duas sobrenaturais), de cuja matemática ele tirou versos e imagens, cumprindo aquilo que os espíritos disseram através da sua mulher: "Nós viemos trazer-
lhe metáforas para a sua poesia".
____________________
Extraído de UOL Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário